Executando verificação de segurança...
1

Poderia dar a referência de onde você viu que 85% dos estudos em saúde não são verdadeiros ?
E também que tipo de estudo seriam esses ?

Só curiosidade mesmo. Grato.

1

Eu não tenho aqui, faz tempo que vi em algum lugar, mas foi de alguém que trabalha com isso. Isso é válido para os de saúde, e é estimativa de pessoas que trabalham na área, não tem um dado oficial que diz isso. E se atente que isso não é falsificação, é que são feitos em bases fracas, tanto que eles não são publicados nas instituições mais renomadas da área. Faz parte do método científico que muitas coisas falharão. Boa parte dos estudos desmentem outros em algum ponto. É assim que funciona, se chega em uma "verdade" sempre questionando tudo. E os de saúde são bastante suscetíveis a erros, provavelmente só perdendo para os de pseudociência. São raros os estudos que apresentam provas incontestes. Lembrando que se publicam milhões de estudos por ano. A questão toda é: estudo não prova nada, eles ajudam entender algo, mostra que algumas pessoas concluiram algo, mas não tome como verdade absoluta, eles tendem ser mais confiáveis que achismos, mas podem errar também. Estou até contradizendo o que eu falei: tem estudos, mas só por causa disso não é garantia do que foi dito lá, não confie em tudo.

1

Entendi, como você jogou um percentual, pensei que você poderia ter algum estudo específico sobre isso. Aí fiquei curioso para ver quais os critérios da pesquisa para definir o que seria um artigo "errado/falso".

Me ligo que é de se esperar que haja falhas e erros em estudos científicos, porém o percentual me deixou intrigado com o método, visto que definir um artigo "errado/falso" a rigor seria bastante complexo (Afinal não dá pra sair reproduzindo tudo rsrs).

Valeu a resposta.

1

É um número que eu vi profisssionais de saúde usarem. Se eles erraram, é com eles. Pode acontecer. Em física o percetual deve ser muito menor. Em computação... huuumm :D

Estritamente falando, o falso é aquele que outro estudo mostra que é.

E se for olhar todos os estudos, deve ser isso mesmo. Provavelmente a maioria dos estudos refutam os anteriores pelo menos em partes. Alguns confirmam e dão mais solidez, ainda que não de 100%.