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Como cobrar a hospedagem e domínio de sites dos meus clientes?

Fala pessoal, tudo certo?

Sou dev JavaScript e Python, e uso essas linguagens para desenvolver meus projetos.
Até então eu fazia a parte de desenvolvimento, mas não o deploy. Sei montar um servidor
básico e fazer a aplicação subir para produção, mas sei zero sobre a parte comercial.

Estou com alguns projetos engatilhados, mas estou na dúvida sobre como posso fazer a
cobrança do domínio e da hospedagem dos meus clientes.

Um exemplo hipotético. Caso eu queira usar uma instância de VM no Google Cloud, o meu cliente faria o seu cadastro no Google, com seus dados de cartão de crédito etc, e eu apenas faria a configuração do servidor e faria o deploy da aplicação. O que vocês acham?

Como normalmente vocês procedem na hora de colocar a aplicação no ar e fazer a cobrança do domínio e da hospedagem? Devemos embutir algum desses custos já no orçamento do projeto?

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Oi Guilherme!

Sou desenvolvedor há mais de 10 anos, não tive muitos clientes freelancers, mas tenho amigos que têm.

Para integração com palavras que pagam mediante uso, sempre ajudamos os clientes a fazer cadastro, colocar seu próprio cartão de crédito e fazemos previsão de quanto ele será cobrado, explicando a variável do custo.

Já paga domínio e hospedagem, o que vejo são dois casos distintos, dependendo da quantidade de clientes que você tem ou almeja ter.

1- Caso você planeje ter muitos clientes e queira manter uma renda mensal
Sugiro ter uma hospedagem legal e cobrar um valor mensal do seu cliente, para que você mesmo mantenha a hospedagem e domínios funcionando, além da manutenção do site, dando a garantia ao seu cliente do site se manter online e com as atualizações mínimas de segurança.

Nesse caso, você soma os valores do domínio e hospedagem anual, divide por 12 e soma um valor a mais para que você dê manutenção.

Faça um contrato de 12 meses dizendo o que está incluso, que ambos podem cancelar mediante aviso de 30 dias, e que caso cliente passe X dias sem pagar a mensalidade, o site sairá do ar, assim como perderá a base de dados da hospedagem e domínio não será renovado.

2- Caso não queira ter um compromisso posterior à entrega do site
Caso também não queira manter cliente ou não pense em ter vários clientes, pois o modelo anterior só vai lhe gerar um lucro legal com vários clientes.

Então seria melhor instruir para que cliente cadastre-se no registro.br e em algum provedor de hospedagem (hostgator, hostinger, etc.) e o deixe ciente dos custos.

Espero ter ajudado.

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Normalmente eu cobro um valor anual para sites com baixo tráfego (pois tenho servidores para isso na hostgator) e um valor mensal para sites com alto tráfego (os quem tem como demanda VPS só para aquele site) já o domínio cada cliente compra o seu e eu não cobro a configuração.

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Já fui freelancer por um bom tempo, oq mais deu certo pra mim foi cobrar o pacote completo.
Ou seja eu já calculo o host e dominio, e tudo fica por minha conta. Caso o cliente queira fazer por fora, eu ainda cobro um adicional, porque normalmente eu terei que ajudar o mesmo na a configurar algo ou a contratar um host/dominio. E sempre faça um contrato, pode ser um bem simples, mas que seja assinado pelo cliente constando que ele concordou com os custos e uma multa caso o mesmo queira cancelar o o projeto, normalmente eu mesmo nunca cobrei essa multa, mas é bom ter. E caso o mesmo deixe de pagar, tire o site do ar, não tenha dó, existem muitos clientes que se aproveitam e enrrolam o pagamento mas desfrutam o beneficio, é uma pratica cruel, mas infelismente muito comum no nosso país.

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No teu caso tu fica cuidando de tudo e o cliente só "vê que o sistema está funcionando?". Tipo, tu cria um conta só pra gerenciar tudo, ou pra cada projeto tu cria uma conta diferente?

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Hoje eu cuido de poucos clientes, porque decidir trabalhar pj. Ai tenho uma conta só que cuido de tudo. Inclusive voce pode fechar uma revenda de host, lembro que fiz isso um tempo pela hostgator. Ai eu cuidava de todos os sites de um painel só.

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Boa tarde, Guilherme!

É o seguinte...

Sou Desenvolvedor de Sites, utilizo o Wordpress e Elementor. Ao prospectar o cliente, uma das objeções que já tiro antes de fechar o site é a de Hospedagem e Domínio. Já indico a ele uma hospedagem e explico passo a passo como ele fará a contratação, tanto da hospedagem como do domínio. As configurações quem faz sou eu, mas a contratação é de total responsabilidade do cliente. Isso evita problemas futuros, já que eu estou sendo contratado apenas para desenvolver e não ser dono daquele projeto.

Seria bom também você gravar um vídeo ensinando como se faz a contratação, ou passar o link de um vídeo para seu cliente.

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Opa, tudo bem?

No meu caso tenho poucos projetos como freelance, e são clientes bem pequenos... Aí eu pego o plano que preciso na Hostgator ou Hostinger e mando o boleto direto para o cliente paga. Boleto de domínio também. Caso precisar renovar para outro ano, faço a mesma coisa. Eu sei que não é a melhor forma, e estou querendo mudar e começar a seguir a dica dos amigos ali encima :), mas compartilhando que é uma forma válida e funciona. A vantagem é que compro na minha conta, então tenho acesso de um lugar só, e caso o cliente não pague a renovação, simplesmente cancelo o plano contratado e ok.
Fora isso cobro um valor de manutenção do site / sistema mensal.
Espero ter contribuído um pouquinho :)

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Fala jovem, "minha técnica" é a seguite:

Já na primeira reunião com o cliente, faço questão pegar cada fatia do que será desenvolvido e explicar a responsabidade de cada umas das partes com essa fatia.

Por exemplo, a parte visual ... " vc já tem uma identidade visual? Preciso criar?Banners? icones personalizados? e por ai vai.... Vc tem um designer? otimo, me passa o contato que troco figurinha com ele, passando os formatos e tamanhos que vou utilizar...Não tem? entçao deixa que eu faço(sou designer tbm) ou acho alguém que faça pra vc, depois te passo o valor do orçamento (pelo menos 3 sempre).

Voltando ao gancho da hospedagem e domínio, sempre escolho pelo menos 3, que mais atendem aos requisitos do cliente, baseados em facilidade de uso (nem sempre é um geek de 30 anos que será seu cliente, ou terá conhecimento para mexer em uma plataforma diferente), preço e formato de planos.

Porque?

  1. Eu sempre faço o próprio cliente comprar a hospedagem e domínio, evita a dor de cabeça de vc ficar atrelado ao cliente para sempre!

  2. Sempre explico nos mínimos detalhes e encaminho por email tbm, todas as especificações de cada provedor e suas diferenças, e o porque ele escolheu X provedor (sim, faço ele escolher e confirmar no contrato final com a assinatura dele).

  3. Se o site ficar fora do ar por falta de pagamento, não é problema teu

  4. Quando lidamos com pessoas mais velhas, elas gostam de explicações detalhadas, bater um papo, e nessa, eu informo todos os pontos necessários pra tirar o projeto do papel, qual é a minha parte, qual a parte do cliente, qual o momento que eu dependo de informações dele para seguir em frente, qual o momento que ele depende de mim e tals.

Agora a cereja, QUANTO COBRAR?

Olha, eu não cobro absolutamente nada na hospedagem e dominio, o que faço, que vocês ja devem ter percebido, é gerar valor da complexidade do restante do trabalho, no desenvolvimento em si do trabalho, nas configurações, no conhecimento necessario para se fazer qualquer uma das etapas do trabalho, e tenho dito ótimos resultados com isso, sendo meus orçamentos considerados "baratos" diante da complexidade do trabalho rsrs sacou?
Tento trabalhar com a percepção do valor.

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Claro que cada caso é um caso, mas o ideal para você e o cliente seria cobrar uma taxa mensal em que os custos de hospedagem estariam inclusos e junto com isso, uma pequena taxa de manutenção: você cuidaria para que tudo seja atualizado e sempre esteja funcionando ok.

O cliente paga a mensalidade e tem a tranquilidade de que tudo vai continuar funcionando. Geralmente os clientes são bem leigos e vão preferir deixar na mão de alguém que sabe do que ficar administrando algo que eles não conhecem. Você também ganha uma pequena renda mensal e pode ser uma boa, principalmente se tiver vários clientes e as tarefas de manutenção forem parecidas, você pode até automatizar essas tarefas e ter bem pouco trabalho, mesmo com muitos clientes.

Caso o cliente queira cuidar de tudo, você dá as instruções e tudo ok também.