Como construir em público ( mesmo sem um público )
✨ Cenário perfeito de muitos devs:
Você é empregado. Estudou ha algum tempo pra conseguir seu trabalho dos sonhos.
Trabalha de casa e tem o maior conforto.
E provavelmente ta melhor que boa parte dos seus amigos.
Com um pouco menos de estresse, ganhando bem, tempo de qualidade com a familia, viaja algumas vezes no ano, mora em um lugar legal..
Se sabe falar ingles e trabalha pra gringa entao, puts.. Provavelmente você faz mais dinheiro mensalmente que muita empresa aqui no Brasil.
E o melhor de tudo, sem dor de cabeça. Sem cliente chato. Sem se preocupar com o mês seguinte, faturamento, pagar funcionário, estoque, provedor, marketing, design, nada disso.
Você só tem que fazer o seu e esperar o pix no final do mês.
Então por que arriscar tudo pra construir algo? E pior, por que fazer isso em público?
Você não precisa. Tem que ser maluco pra empreender no Brasil depois de todo esse contexto que te dei.
Mas, se clicou no artigo mesmo após ler o título e se ainda está lendo até aqui, você é no mínimo um maluco curioso.
Eu mesmo já tentei empreender 12 vezes. Falhei miseravelmente na maioria delas.
Até que a primeira a ganhar 1.000 usuários se destacou nesse mar de falhas que tive.
O ano era 2023 e eu fiz o meu primeiro projeto open-source e construído 100% em público:
Pix me a coffee.
Uma cópia descarada do “Buy me a coffee” da gringa mas com o pix no meio.
Fiz um post no Twitter falando sobre a nova ideia que eu estava colocando em prática.
https://x.com/daniellimae/status/1720444006683824439
Perceba que o post não tem nada “uau”.
Seu produto e post inicialmente deve ser uma frase acompanhada de um link.
Depois disso, vi que a galera gostou e fui evoluindo os posts.
Postei uma imagem do produto. ( https://x.com/daniellimae/status/1722009234366214377 )
Depois postei um vídeo ( sem meu rosto ), com uma musica de fundo, mostrando como usar o projeto. ( https://x.com/daniellimae/status/1720474532622860517 )
E assim foi indo. Sempre respondendo e me importando com uma só coisa: gerar conexão.
E aqui que entra o pulo do gato.
Tudo o que voce vai fazer, vai ser primordialmente pra essa finalidade.
Gerar conexões reais e conhecer gente nova.
O que muitos chamam de networking, mas no final das contas isso é só “ser humano”.
Alguém usou seu produto?
- Posta.
Alguém xingou seu produto? - Da holofote e diz que vai melhorar;
- Ou melhor ainda, sobe um video falando que ja melhorou, agradecendo o feedback.
Comemore as pequenas conquistas.
Cada novos 20 usuários já é motivo pra você agradecer e vibrar em público.
No final de tudo, o pix me a coffee fracassou como produto.
Pois um produto que nao tem meios de receita está fadado ao fracasso.
E eu aprendi e errei isso em público.
MAS, ele teve um sucesso tremendo pois eu consegui conhecer meu sócio atual ( Chris ), fazer conexões novas dentro de uma bolha e principalmente:
Destravei o meu build in public potencializando minha marca pessoal.
Fiz isso mais algumas vezes. Alertpix, Voz pra video..
E hoje faço com a Abacatepay.
Mas o mais importante de todos, estamos começando um movimento novo aqui no Brasil, que você pode fazer parte.
Basta ser um pouco maluco, ter uma ideia e principalmente:
Faze-la em público.
Como começar?
Comece com um post.
Uma frase, um link e no final colocar “Algum feedback?”
Essa parte do feedback é importante. As pessoas gostam de dar opinião nas coisas alheias.
Você pode fazer isso no twitter, linkedin ou reddit.
Eu fiz isso pelo twitter e linkedin. Se quiser, pode me usar como rede de apoio e me marcar em seu post. Vou ficar muito feliz em compartilhar sua ideia / ação.
Depois disso, você pode coletar os feedbacks e fazer um novo post falando o que consertou na sua plataforma / produto.
E postar novamente, em forma de vídeo sem sua voz.
Videos
Quando se sentir confortável, você pode fazer um video falando sobre a plataforma.
Grave com um programa simples como OBS, coloque sua camera por cima da sua tela, como se voce fosse o Casimiro e o seu produto fosse um video de react.
Tem programas que deixam isso mais fácil, eu uso o Screen Studio, que inclusive também é construído em público.
Ok, agora você vai fazer cortes pelo Capcut.
Cortes as falhas, e vezes que você ficou em silencio.
Seu video tem que ser direto e curto.
No final, SEMPRE peça conselhos e feedbacks ( lembra dessa parte ).
YouTube
O estágio final é você criar um canal no YouTube e começar a postar videos sobre sua jornada e tudo que está fazendo.
Falhar, erros, acertos, conquistas… Você está documentando sua jornada.
E o melhor de tudo isso é que você só precisa ser você.
Nao precisa ficar pensando no que as pessoas vão achar, ou se está fazendo algo errado.
Afinal de contas, voce também está aprendendo.
E aqui vai uma coisa que eu descobri recentemente.
Eu demorei 9 meses fazendo videos pro YouTube pra descobrir isso.
Visualizacoes nao importam, números de inscritos nao importam.
Nenhum número de like ou algo assim importa.
Quer dizer, é até legal ter inscritos e views, mas:
A unica coisa que importa sao as conexões reais e valiosas que voce fez.
Quer um exemplo? O video mais visto do meu canal tem mais de 100.000 visualizações.
“Como eu aprenderia a programar” - Foi um video que se voce abrir os comentários vai ver historias lindas e reais de pessoas que estão todos os dias tentando algo novo.
E esse video me permitiu ter contato com uma galera que eu nao tinha há algum tempo.
É um video bom. Fico feliz que tenha ajudado uma galera.
Em contra partida, um dos meus videos menos vistos foi o que lancei semana passada.
Eu errei na thumb, errei no início e fiz o video sem pé nem cabeça.
Por "sorte" ele chamou a atenção de uma pessoa no linkedin, o Lucas Costa, founder da Briefer, que me chamou na DM marcando uma call incrível que abriu minha cabeça em milhares de horizontes que eu nunca tinha pensado antes.
Ou seja, um video pode ter milhares de views e nao te dar os resultados esperados.
Um outro video pode ter 10 views e uma dessas views serem impactadas pelo seu build in public e mudarem sua vida.
Voce nao precisa de um super público.
Toda essa parada de como fazer uma thumb, de como fazer um titulo e etc sao super importantes, pro seu trabalho chegar cada vez mais longe.
Mas agora no seu início, foque em apenas duas coisas:
1- entregar valor e construir em publico, documentando sua jornada de forma genuína e que só voce pode fazer.
2- Ter constancia nesse item 1.
Hoje, depois de 3 anos que postei meu primeiro artigo técnico.
Depois de 1 ano que fiz posts pro linkedin.
E 9 meses que eu comecei a produzir videos pra youtube.
Tive números legais, sim, mas o mais importante, as amizades e contatos que fiz pelo caminho.
Esse final ficou meio parecido com um final de velozes e furiosos.
Mas no final das contas o Dominic Toretto está certo.
E se por um acaso, o que está te impedindo de fazer e colocar seu rosto pro mundo é a vergonha de algum amigo te zoar, lembre-se:
- Um empresário bem sucedido jamais te zoaria por tentar algo novo.
- Um musico jamais te zoaria por tentar compor uma musica.
- E nossa comunidade jamais vai te zoar por começar a produzir em publico.
No final do dia, você não vai estar sem um público.
Conte comigo, você nao está sozinho, faça um post e me marca ou me manda na dm.
Eu serei seu primeiro público :)
https://x.com/daniellimae
https://instagram.com/daniellimae
https://youtube.com/@daniellimae