Executando verificação de segurança...
22

🙋🏽 ❓Como saber se é o momento de perguntar

Cleiton, o estagiário da mecânica, está com a ardua tarefa de trocar um pneu.
Após olhar muito para o celta ( e do celta olhar pra ele ), viu que não tinha ideia de como fazer essa tarefa, então ele se pergunta:

👉 Sera que é o momento de perguntar uma duvida técnica ao meu superior ou se ainda devo tentar um pouco mais?

Está é uma pergunta muito comum, principalmente quando está no começo da carreira, seja em tecnologia ou qualquer outra área.

Mas será que não é bom ser um pouco independente? Fazer as coisas sozinho, tentar umas 300x antes de perguntar ...

Não. O seu foco, principalmente em times de tecnologia, deve ser na entrega e otimização de tempo.

O fato é: você tem uma tarefa, e precisa cumpri-la o mais rápido e bem feito possível, para que seu time possa caminhar e assim agregar valor ao produto. O foco deve ser a resolução do problema. Se você não sabe como fazer, deve SIM perguntar.

Mas não se limite, perguntar não é simplesmente parar o trabalho do seu superior e pra te ajudar a resolver seus problemas. Você pode perguntar e adquirir informação de diversas fontes / formas :

Pergunte ao google:

Como trocar um pneu de um celta Google search.

Pergunte ao ChatGPT :

Como trocar um pneu de um celta GPT search.


Perguntar é mais do que perguntar para outra pessoa, você deveria fazer perguntas para si mesmo, faça perguntas para o google, para o chatgpt.

Tudo isso é perguntar, pesquisar é ✨ perguntar ✨

Quando devo abordar meu time / superior então ?

Você pergunta para outra pessoa quando nem você sozinho, nem outras pesquisas automatizadas deram certo.

Isso mostra 3 possíveis pontos: 1. você não sabe o que perguntar, 2. voce não sabe como pesquisar ou 3. não existe esse conheicmento de forma pública .

Então pergunta para alguém que tem esse conhecimento de forma privada, se você nem sabe o que perguntar, significa que está bem perdido, então use uma pessoa ou o chatgpt para te ajudar a chegar na pergunta certa.

Prompt engineer nada mais é do que saber fazer boas perguntas

COMO devo abordar meu time / superior então ?

Há diferentes maneiras de perguntar :

❌ Na DM :

Fala Fulano, como faz X, Y e Z?

✅ Em um canal público onde todos da engenharia possam ver:

Estou trabalhando nessa feature [ link para o contexto ] onde o comportamento esperado e Y, eu tentei essas abordagens [ link para as abordagens ], porém ainda não obtive sucesso.
Dado a importância dessa tarefa, como posso resolver?

Voce pode realizar algumas perguntas sozinhos, 5 Porquês (5 Whys): Técnica de análise e Solução de Problemas,

E já chegar com essas perguntas básicas e pesquisas respondidas em mãos vai fazer seu time querer te ajudar, pois se não geralmente você já sabe o que vai receber de volta de pergunta em uma empresa de tecnologia:

leu a doc? procurou no codebase? pesquisou no goole? tem issue aberta ? chat gpt ?

No caso do Cleiton, nosso estagiário mecânico, o chefe perguntaria :

leu o manual do carro ? deu um google ? viu o passo a passo que o Arnaldo escreveu sobre isso há 10 anos ?

Aquele que pergunta, pode ser um tolo por cinco minutos. Aquele que deixa de perguntar, será um tolo para o resto da vida.

Considerações finais

Esse artigo foi inspirado em uma discussão no discord/comunidade sseraphini server

Agradecimentos ao José Thomaz, Danilo Assis, Sibelius Seraphini, Akinn e Julio Merisio.

Espero que esse post seja útil !
Para algum feedback ou mais conteúdo, me siga no twitter ou github

3

Isso mostra 3 possíveis pontos: 1. você não sabe o que perguntar, 2. voce não sabe como pesquisar ou 3. não existe esse conheicmento de forma pública...

Acredito que os pontos 1 e 2 são os que mais acontecem, geralmente há conteúdo a não ser que seja algo muito específico.

Uma dica também é tentar pesquisar usando inglês no Google, muitas vezes é até mais fácil achar a resposta.

2

As vezes, enquanto eu formulo a pergunta (ou momentos depois de publicá-la) eu descubro a resposta. A escrita/rascunho é o passo mais importante pra organizar os pensamentos.

2

Particularmente concordo com muitos pontos desse post.

Fui instruído desde cedo a pesquisar. Mais importante do que ter o conhecimento, é saber com maestria a como OBTER este conhecimento, é o velho ditado: Não dê o peixe, ensine a pescar e obter o seu próprio peixe.

Claro, sempre faça uma boa análise no cenário o qual está envolvido, vise o seu objetivo e tente traçar uma rota antes de qualquer coisa (voltei a jogar Portal 2 recentemente e acho que esse pensamento veio a calhar nesse caso).

Se você realmente não tem a menor ideia de como trocar o pneu de um carro (não se preocupe, você não é o único e não há por quê se preocupar com isso), parta para a pesquisa na internet. Busque vídeos no YouTube, tutoriais no WikiHow, ou busque por quem tem a mesma dúvida em stacks da vida, sério, existe uma stack exclusivamente sobre mecânica:

https://mechanics.stackexchange.com/

Se mesmo assim não conseguir e essa busca começar a tomar mais tempo do que o necessário, aí sim peça ajuda a seu superior ou mentor, afinal, na maior parte das vezes ele está ali para te auxiliar também.

Uma dica que dou, mas que só deve ser usada quando a tarefa não possui pressa e tem muito tempo para ser realizada é a de deixar ela de lado por um tempo e fazer outras tarefas diferentes, limpando sua mente para poder retornar a ela depois. Quando me deparo com um problema muito complicado e perco muito tempo nele, geralmente eu abandono ele de lado e vou adiantar outras coisas, volto horas depois ali com a mente livre e resolvo em questão de poucos minutos. Sua saúde mental está sempre muito envolvida com tudo o que faz.

Enfim, pesquisem, perguntem, sozinho o conhecimento não vem.

A única coisa que vou condenar nesse post é o uso do ChatGPT para tirar dúvidas. Ele não é uma pessoa, ele é um bot que assim como você: irá entrar no Google, pesquisar, e devolver algumas respostas, quer estas estejam certas ou erradas. Use, mas não confie 100% nele, busque junto também e veja se as informações batem, pois como todos sabemos, softwares também falham.

2
1
2

Que massa! O meu momento de perguntar (no meu caso, às comunidades, pois eu não estou trabalhando ainda), pedindo ajuda aos mais experientes, era normalmente depois de um dia tentando com todas as forças fazer aquilo dar certo, e às vezes, passava mais do que um só dia tentando.

Porém eu tenho visto que muitas vezes, a gente simplesmente não consegue fazer as tarefas necessárias pois não temos maturidade de ler um artigo gigantesco do passo a passo, ler a documentação até encontrar algo que ajuda de como fazer aquela atividade. Sempre quando pesquisamos na internet, procuramos pela solução e não pelo aprendizado.

Enfim, esse tópico é incrível! Top demais, @daniellimae!!

2

Obrigado !!! É isso ai, enquanto não tem um time, pergunte nas comunidades e faça uma pergunta bem elaborada, com alternativas ! Tenho certeza que receberá mais resposta assim <3

1

Eu estou tentando entrar no mercado e saber como me comportar dentro de um time é muito útil, obrigado pelo artigo!

1

Eu pergunto mesmo to nem ai. "Voce nao sabe oq esse protocolo faz?" eu: sei não, faz oque? coloquei no google e não entendi nada.
Prefiro ser bobo por alguns segundos do que ser a vida toda.
No começo a gente pergunta muito, consulta muito, questiona muito, depois as dúvidas vão diminuindo graduativamente.

1

Um dos motivos que não durei no meu primeiro emprego junior foi esse. Estagiei numa empresa mal gerenciada onde era ensinado que 'devemos procurar sozinhos o máximo possivel, evitar 'atrapalhar' os outros funcionários'. Mesmo quando na daily eu passava 4 dias falando que estava na mesma tarefa ninguem se importava em perguntar qual era o problema ou se ela era realmente longa.

Quando fui para outra empresa, moldado dessa forma, passava as dailys falando pouco ou quase nada e eles tiveram a impressão que eu seria o programador isolado que não se comunica com o time.

Hoje, depois de um curso de softskills e metodos ágeis sou uma matraca. Faço questão de que meu trabalho não seja fantasma e nas dailys mesmo alguem do time se dispõe a ajudar e em 10 minutos o problema se resolve.

1
1