Eu escolhi porque eu queria ter o mínimo de trabalho com backend e pretendia subir logo. Fazer self-host eu teria que comprar esses servidores, mesmo que pequenos, configurar e ainda deixar eles ligados. Fora que a energia aqui cai toda hora então teria que colocar bateria também. No fim não seria "eternamente gratuito" teria tanto o custo de compra como o custo de manutenção, que mesmo sendo baixo não é de grátis.
Mas eu entendo seu ponto, mas para o meu caso o supabase e verceram eram mais rápidos.
sem perda de generalidade, sem aplicar restrições e delimitações quanto a escalabilidade (1 usuário vs 1000 usuários).
vamos considerar que hoje o projeto tem alguns usuários.
o sr crê que o projeto do sr demanda realmente que necessitemos de delegar infraestrutura (hardware) para a nuvem?
digamos que o sistema tem q funcionar só enquanto eu to com o computador ligado, pq sou eu qm vou usar. pq colocar na nuvem alheia?
se eu subir via docker localmente, conseguirei utilizar. porém, agora fiquei amarrado ao supabase. existe supabase self hosted, porém um prof mestre pesquisador 101% acadêmico no centésimo artigo do ano, entusiasta de self hosting pq ele tem instrução, sabendo q ele pega muitos pdf das annas e dos barcos gengen, pq ele vai se comprometer? e se são muitos, mesmo q fiscalização não exista, muitos PDFs a serem organizados talvez seja melhor q seja self hosting, pq talvez o sr não consiga oferecer armazenamento suficiente.
um prof mestre provavelmente tem hd externo, ssd externo. ele só precisa executar um install-lit.msi ou ./install-lit.sh e ser feliz, com um sqlite embarcado (não sou da seita, mas p/ este caso serve), usando filesystem msm local pq é mais organizado). é self hosted, é open source, e dá pra cobrar pelo uso, da mesma forma q muitos serviços oferecem cloud e alternativa self hosted.
não estou desmerecendo nada. estou conversando em um fórum técnico de gente técnica para gente técnica.
a Apache-2.0 license permite q eu faça modificações, eu sei. eu só não sei o pq de o sr ter colocado open source.
não importa muito o código. oq importa é juntar boas pessoas com um objetivo em comum q resolvam um problema da comunidade, da persona envolvida.
conheço muitos profs pesquisadores com qm estudei q usariam um sistema desse, e pagariam pela comodidade de usar localmente e ter uma nuvem adicional.
ainda acho q esse sistema todo, se fosse self hosted-first, consegue rodar em 1 núcleo com 2.0GHz reservado, 2MB de cache L3 compartilhado, e 1GB RAM reservado. uma IA se pedida entrega um docker-compose.yml e torna o sistema mais agnóstico e pronto para pessoas q querem algo simples, como eu.
o sr não precisa de comprar servidores, nem simples nem robustos. um pc veio consegue rodar isso, ao meu ver.
alta disponibilidade, balanceamento e escalonamento não são necessários. é um CRUD de metadados bibliográficos q pode facilitar a leitura local de arquivos. latência = irrelevante
cloud aqui é conveniência de desenvolvedor, não exigência do domínio, q nos responde como coloco algo no ar rápido com certeza, talvez não como atendo ao pesquisador real no caso de uso dele, no dia a dia dele.
a nuvem não traz ganho técnico aqui, só traz: custo, dependência, risco de lock-in, desconfiança do acadêmico.
falei td isso pq n temos apenas o comitê dos downvoters lendo. há tb os q estão aprendendo.
Não necessariamente ele fica amarrado ao Supabase, você pode hospedar praticamente em qualquer local que tenha um banco Postgres. Diferente do Firebase que te consome pro resto da vida.
Realmente foi uma comodidade e esse era o objetivo, eu normalmente trabalho com Laravel mas eu não estava afim de fazer uma API e lidar com toda a autenticação e coisas do tipo pra um projeto sem fins lucrativos.
Eu deixei open-source porque espero que as pessoas façam serviços mais bonitos, só não queria que pegassem a logo e o nome (por isso da Apache 2), de resto pode fazer uma fork e fazer uma versão self-hosted sem problema. Mas mesmo assim tu ainda teria dependências externas, já que alguns provedores de internet tem IP dinâmico e não permitem abrir portas externas, pra tu acessar o serviço de fora de sua rede local, então tu ainda precisaria de outro serviço de tunelamento como você citou.