Executando verificação de segurança...
3

boa noite, sr.

sim, tenho ido quase sempre de postgresql.
eu sinto que ocorrem diferentes hypes, e todos são normais.
às vezes, cada lado apenas quer ter o seu próprio lado, e tá tudo bem.

uma análise orientada a fundamentos e baseada em pré-requisitos é a mais madura decisão.

eu tinha uma tv box de 2GB de RAM já rodando armbian em um allwinner H3 (quad core @ 1.2GHz). eu a usaria para usar como servidor web de testes. por isso, simplesmente eu descartei o postgresql. não quis me preocupar com otimizações de RAM. simplesmente, o sqlite com um ORM seria o suficiente para mim. eu ainda ia rodar docker, e precisaria de cache com redis. é um projetinho, em um cenário em que recursos são críticos. eu só tinha 8GB de armazenamento NAND

para trabalhar em empresas, as quais já têm projetões os quais utilizam SGBDs intensivos em RAM de qualquer forma, considerando que muitos devs ainda vão candidatar-se a essas empresas, precisarei de ressaltar: é válido defender o uso de SGBDs nos projetinhos de aprendizados.

se eu estivesse lá em 2012, eu ainda escolheria o postgresql se eu: não soubesse como sqlite funciona; se eu não tivesse conhecimento sobre bancos de dados; se eu precisasse de outros tipos de ferramentas.

para um servidor de jogo 2D feito no rpg maker xp em 2015, faz todo sentido usar o sqlite.
se eu usasse o postgres para isso, sendo que na verdade eu usaria mysql porque esse o hype da época, eu sentiria tanta dificuldade OU ficaria tão pesados as rotinas e os serviços (meu hardware na época era fraco), que provavelmente eu redescobriria a existência do sqlite e a necessidade de usá-lo para hospedar numa VPS de 1 núcleo com 2GB de RAM com 100GB de HD (SAS? não sei se na época era).

Carregando publicação patrocinada...
1

Bem legal sua experiência
Um ponto que vi de importante é a questão de conhecimento que você falou.
Tendo o conhecimento de cada opção fica melhor escolher a melhor opção para o projeto naquele momento 👏