Faz um tempo que estou fora do Brasil, mas sempre houve testes com vários passos só pensar na nossa querida e odiada Gupi com os formulários intermináveis.
Pro bem ou pro mal processos tendem a ser longos, quanto a testes técnicos realmente as vezes há empresas que pedem que você resolva um problema de Dijkstra pra fazer CRUD simples sem nenhuma regra.
O que não quer dizer que você não precise estudar estrutura de dados e algorimos acredito que é algo muito importante na formação da universidade e se tornar um programador melhor. Porém isso é feito simplesmente pra ao invés de avaliar 15 candidatos avalie 1 ou 2.
Quanto a salários sempre vai ter a empresa picareta e a empresa boa, assim como seu que sou freelancer, vai ter cliente que quer me pagar 3k pra fazer um ERP e ainda quer me aplicar uma multa de 100 reais por bug encontrado e vai ter a empresa que vai me pagar 30 doláres a hora pra criar um sistema.
Então assim vai ter vagas que não são realistas pra Jr ou estagiário e vão ter vagas boas e justas, o negócio é que precisa pesquisar e ter critério, quando eu comecei, era assim tinha vaga de 800 reais PJ tipo estagiário e tinha vaga de R$2000,00 estagiário pelo CIEE bonitinho.
Como falei nesse vídeo mandei 100 CVs pro meu primeiro estágio como desenvolvedor e depois pra conseguir uma vaga de Jr/Trainee foram 200 CVs.
Acredito que o ponto é que na pandemia, pareceu que era fácil conseguir uma vaga de trabalho com um salário legal. A realidade é que no começo de carreira é bem díficil e conforme for evoluindo vai conseguindo salários melhores.
Espero ter ajudado.