Executando verificação de segurança...
1

Você tem dificuldades em estudar?

Olá seres humanos dessa nossa querida comunidade tudo bem?
Estou aqui nessa thread para perguntar quando você está estudando algo quais suas principais dificuldades?
Você consegue criar um planejamento do seu estudo ? Se sim consegue segui-lo? Costuma fazer revisões? Fazer exercicios sobre determinado tópico?

Agradeço quem puder responder.

Carregando publicação patrocinada...
2

Eu tenho bastante. Não nasci privilegiado com uma boa capacidade natural para isso. Aí compenso com muito esforço e dedicação. O comprometimento em atingir o melhor resultado possível me ajuda a seguir em frente.

Hoje eu consigo seguir um pouco a intuição, mas só porque já tenho muita experiência. Antes eu planejava mais, mesmo informalmente. Reviso muito, mas deveria fazer mais. Exercício até faço, mas em geral criado por mim mesmo, nada proposto por terceiros, mas novamente, porque eu estou em outro momento da carreira.

Se a pessoa tem dificuldades precisa de ajuda profissional. Seja o motivo que for. Um bom profissional fará um bom diagnóstico e prognóstico. Pode ser algo simples de resolver, ou algo que nem tem solução.

Faz sentido para você?

Espero ter ajudado.


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente. Para saber quando, me segue nas suas plataformas preferidas. Quase não as uso, não terá infindas notificações (links aqui).

1

Faz sentido sim, principalmente se for neurodivergente é importante fazer terapia. Quanto tu revisa faz com alguma ferramenta ou com papel e caneta?

1
1

Depois de anos batendo cabeça eu aceitei que a única forma real de aprender de verdade é fazendo/exercitando. ABSOLUTAMENTE qualquer habilidade.
Eu gosto de livros para aprender coisas novas, vídeos geralmente me deixam entediado muito fácil. Mas eu me prendo pouco nas teorias pesadas no começo e meto a cara logo para fazer algo, conforme vou precisando do conhecimento eu vou voltando e aprendendo e assim vai.

Em relação a plano, eu tento seguir uma rotina e me forço a ela seguir ela. Por causa do hiperfoco eu me perco muito em assuntos diversos e mudo de interesse facilmente, por isso preciso me forçar a uma rotina.

1

Obrigado pela resposta, consegue me explicar mais como você define sua rotina de estudos? se você define algum plano rascunhado em algum lugar?
Se me permitir a pergunta você é neurodivergente? te pergunto por que meu filho é e tem essa dificuldade.

2

Eu tento mais ou menos 1:30 a 2h por dia. Eu trabalho então único momento do dia que eu fico bem livre mesmo é de noite. Mas vou detalhar para vc.
A propósito sou sim, estou no espectro autista(TEA) e tenho ansiedade(TAG).

Eu acabo de trabalhar as 5 da tarde. Nesse período procuro ficar longe de qualquer tela para evitar a exustão, já que estou bem cansado após 8h de trabalho. Nessa hora eu ouço um podcast ou vou tocar algo no violao/guitarra.
Lá pelas 18h eu vou para o computador ou academia. Nesse período até as 20h eu janto e faço coisas divertidas no computador, no meu caso na maioria das vezes é jogar dota2 ou outro jogo.
20h meu telefone desperta e é hora de "estudar", a partir daqui eu começo a estudar o assunto que eu tenho interesse no momento (atualmente é android pq quero fazer testes de segurança nele).
Na maioria das vezes eu consigo estudar, mas nesse período eu deixo o flow me levar, mesmo que gaste sei lá 1h configurando uma VM eu conto como algo positivo pois eu estava aprendendo algo técnico relacionado a minha área de interesse, mas as vezes eu estudo 20 min e vou jogar de novo pq é um dia que não rende nada.
Lá pelas 22h eu vou deitar e ler um livro ou assistir algo na TV e dormir.

acho que é isso hahahha, espero ter ajudado

1

Legal, obrigado pelo teu relato. Entendi o seu processo agora.
Meu filho tem TEA também ainda é considerado tipo 2 mas, ta em reavaliação e acho que vai ser reclassificado pro tipo 1, além de desconfiar que ele também tem TDHA mas, só os terapeutas para diagnosticarem.
Pra mim como pai ta sendo um desafio até por que ele não era verbal até uns 2 meses atrás e a uns 5 meses ele está sem escola por que não tem vagas aqui onde estamos morando.
E pra mim que não sou um pedagogo o maior desafio é entender ele e conseguir ensinar as atividades básicas da vida como se vestir e tirar roupa, usar banheiro pedir algo e etc. (ele é ainda uma criança foi diagnosticado com 2 anos e hoje tem 4).

2

O melhor conselho que posso te dar é: preste atenção e ouça seu filho.
Nós não gostamos de mudanças subtas e gostamos de seguir uma rotina. Repara no que seu filho gosta de fazer e vai "jogando" em torno disso, evitar frustar ele é uma ótima maneira de evitar crises.

Todo autista é muito diferente mas uma coisa que todos temos em comum é: valorize nosso espaço ele é muito importante e se existe algo que seu filho faz para se sentir "seguro" (por ex eu gosto de ouvir música completamente sozinho com meus fones que isolam som quando não estou me sentindo bem) respeite isso ao máximo.

1

vlw pelo conselho, vou lembrar disso =D
Esse é um dos muitos desafios que tenho no dia-a-dia é sempre bom ouvir algo de quem vive isso.

0
1

Olá, amigo. Então meu maior problema e creio que da maioria seja a procrastinação e falta de foco, estou lutando para acabar com isso. Esse é um problema muito sério, faz a pessoa perder muito tempo e deixando de aprender cedo e mais rápido as coisas.

1

Obrigado pela resposta, você tenta eliminar as distrações que você já identificou? Você já tem definido o que vc vai estudar quando senta pra estudar?

1

Tenho muita, meu primeiro contato com programação foi com C# em 2016 num curso técnico do Senai, não levamos tão adiante, mas me arrependo de não ter ido mais a frente, voltei a estudar final do ano passado com Java, mas fiquei um bom tempo parado e voltei a 3 meses, acho que o meu maior gargalo é querer entender tudo que foi passado em vez de tentar seguir adiante e entender melhor lá pra frente, isso acaba consumindo muito do meu tempo.

Mas bom já faz 2 semanas que eu resolvi começar a fazer projetos próprios, e acho que se eu tivesse começado assim desde o começo, logo após aprender a lógica, eu teria corrido muito mais rápido, tu vai fazendo pesquisando, refatorando, estou aprendendo muito mais rápido do que estava quando basicamenet fazia um ctrl+c ctrl+v de cursos por ai da internet.

1

me identifiquei bastante no seu comentário. Passo por essa situação onde tento absorver o conteúdo de algum curso, acabao não absorvendo conforme esperava e no fundo parece que gera certa frustração.

Mas já passei por situações que num material vi algo semelhante ao que vi em outra plataforma e acabo juntando as duas informações e tenho mais sucesso ao entender tal coisa.

Seu comentário me ajudou a entender ainda mais que não adianta tentarmos entender de imediato as coisas, até pq na área de tecnologia estamos sempre aprendendo algo novo.
Keep learning!

1
2

Tento salvar o ponto onde eu não consegui entender muito bem o que foi passado, por exemplo tenho usado o keep para anotar, (ex:. "reforçar hooks") tbm utilizo o Pocket, para salvar links.

No caso do pocket terminando ou no ato do estudo ja jogo o link direto para salvar no app e você pode ler ou assistir o que foi salvo depois. É sempre bom procurar ver o conteúdo de duas fontes diferentes caso não tenha entendido muito bem na primeira fonte, funciona pra mim e talvez possa ser positivo para você também.

O Keep tbm tem a funcção para salvar links e você pode colocar suas notas, se não conhece os dois dê uma olhada, são ferramentas muito boas para auxiliar no estudo. Só cuidado com o acumulo de materiais salvos pra não acabar acumulando tudo e não revisar nada.

Espero ter ajudado.

1

Obrigado pela resposta, agradeço com compartilhar o seu método :D
Eu particularmente estou usando Zettelkasten espero no futuro juntar mais conhecimento para compartilhar de forma mais assertiva, mas gostei do teu método, no meu caso se não for um vídeo eu acabo pegando parte do texto que eu acho relevante e transformo em uma nota de literatura.

1

O uso desses apps que citei são exatamente para você tomar nota, gerar um lembrete para pesquisar determinado assunto depois, como eu faço salvo uma nota com uma palavra chave para eu tomar melhor conhecimento depois pq na como sabemos é bastante informção e para não deixar uma ou outra coisa passar despercebida é melhor gerar uma nota num bloco, e é onde o Keep pode te ajudar.

Escrever, anotar, pontos chaves do conteúdo é uma coisa que nunca falha ne. O ato de escrever com papel e caneta é uma das melhores maneiras de fixar o conteúdo.

;)

1

Sim, entendi, muito bom o seu processo, como te disse é bem parecido o seu processo do meu é que meu método é um pouco mais complexo quando é referente a classificação das anotações, como uso Zettelkasten eu tenho notas fleeting, literature e permanent. Sempre começo com um fleeting e comforme vou revisando e melhorando a anotação ela evolui para uma permanent ou literature. Ai fora isso eu também consigo linkar as notas entre si e ir relacionando elas.
O lado bom é que por exemplo quando fui vez minha nota de estudos de Zettelkasten eu já poderia criar um artigo sobre o assunto (pois eu achava que não tava legal ainda essa nota), o lado ruim é que ele demora um tempo para "dar liga" pois precisa produzir muitas notas para começar a fazer sentido, fora que o processo a primeira vista parece um pouco complexo e só tem material sobre o assunto em inglês ou alemão.

1

Pois é, eu acho um pouco complexo mas com organização é bem funcional. o grande problema e onde se deve tkmar cuidado cusando os apps que citei é exatamente onde alertei você, o acúmulo de notas pode causar um problema. eu tenho uma complicação as vezes clm a atenção, acho que muitos de nós temos nao é? a ansiedade e hiperatividade é um grande problema.

1
0
1

Sim concordo nesse ponto tu ir pra frente sem entender o tópico passado geralmente faz com que tu precise voltar de novo pra entender, o que eu fiz muito no começo de carreira foi ver um curso rushado no onibus pro trabalho e depois em casa tentar aplicar o projeto proposto ou criar um mini projeto usando o que foi seguido e conforme eu tinha muita dificuldade eu ia tentando usar materiais de referencia e só voltada pra video aula se realmente nada que pesquisei deu certo.
O lado bom que aprendi muita coisa, o lado ruim é que se eu já conhecesse Zettelkasten teria registrado esses conhecimento de forma mais estruturada pra usar de referencia depois.
Mas, gostei do teu relato, pelo que entendi até segue o conteudo programático do curso, mas normalmente não fazia revisão dos conteúdos através de alguns exercicios não é?

1

Sendo sincero, fazia até, mas se eu chegasse num impecilho não procurava por mim mesmo a resposta e ia atrás da solução do professor, o que não ajuda tanto.

1

De tudo não acho isso ruim, na verdade acho bom, o ponto é que se tu precisou da solução do professor quer dizer que ainda precisa revisar um pouco mais aquele conteúdo na minha opinião.

Conteúdo excluído
2

Também procuro repitir o conteudo ao menos 2x.

Na primeira vez sempre passa algo despercebido, quando a segunda vez parece que focamos em certos pontos do conteudo que passou despercebido de alguma maneira.

1
Conteúdo excluído
1
Conteúdo excluído
1

Entendi, queria realmente entender seu método de estudo.
Agora quando a trabalhar na área tu deseja ser um programador ou tu estuda para ter o conhecimento de programação como um plus?
Caso se a primeira e tu não tem experiência profissional como programador, seria interssante fazer alguns projetos de ponta a ponta e publicar num Render/Vercel da vida para usar de portifólio.

Conteúdo excluído
1

Ai eu já discordo de você, por exemplo posso falar pra ti duas ideias que tenho e de forma direta ou indireta se relacionam com essa thread.
Eu sou uma pessoa que estuda frequentemente sobre como as pessoas aprendem além de ainda não ter ido de volta para academia para pesquisar isso, eu sempre busco material de pesquisadores da area como a Dra Barbara Oakley.

No futuro quero viabilizar uma plataforma onde as pessoas compartilham conhecimento, minha inspiração é no livro/filme jogador número 1, onde existiam planetas e cada planeta tinha uma temática da cultura pop, minha ideia é conseguir criar planetas com temas especificos, dentro desses planetas assuntos relacionados orbitariam no sistema solar e cada pessoa que usasse a plataforma teria chance tanto de aprender quanto ensinar além de montar sua própria trilha de estudos. Falo isso para todo mundo que conheço nos ultimos 10 anos, ninguém nunca pensou em fazer algo perto disso.

Outra ideia só que muito mais contida que eu tenho é fazer é uma plataforma que a pessoa consiga fazer planos de estudo integrado com um calendário usando repetição espaçada, além disso penso que seja possível ter planos de estudo publicos caso a pessoa quera usar algum de referencia e adaptar a sua realidade, esse caso especifico eu me inspiro nos projetos do roadmap sh, lovely octopus e os guias de inglês do Nação Fluente.

Assim se alguém pegar essa ideia eu até ficaria feliz, pois teria outras pessoas validando essa tese, posso ver que as ideias tem mercado e fazer o meu produto melhor, tanto que faz uns 10 anos que falo dessa ideia para toda a minha bolha. Trabalhei uns 6 anos em startups e uma coisa que aprendi lá é que ideias não valem nada o que vale é ter o produto no ar.
Até uma das motivações dessa postagem é colher alguns feedbacks aqui da comunidade que são pessoas que estão fora para ter mais pontos de vista e está sendo bem enriquecedor.

Acredito que até num futuro não muito distante e faça novas publicações falando da minha jornada pra fazer essa segunda ideia pois quero fazer uma empresa com dados 100% publicos além de fazer um produto open source nesse sentido que se a pessoa não quiser pagar e hospedar por conta própria possa fazer isso.

Outro exemplo que compartilhar é uma ferramenta poderosa é que tenho um projeto de um e-commerce open source feito em vue e python.
https://github.com/jonatasoli/fast-ecommerce

Esse projeto no inicio teve só uma colaboradora e ela através dele conseguiu o primeiro job para o cliente que consome essa solução, agora estamos melhorando a arquitetura dele, mudando o pagador do pagarme pro stripe além de outras coisas, e criando um frontend novo em nuxt js. Até hoje só tenho um cliente usando mas, agora já tem 8 pessoas trabalhando nesse projeto muitos de forma colaborativa e qualquer um pode pegar essa ideia melhorar e aplicar para outro cliente isso só ajuda o projeto a crescer mais, ele pode nunca ser tão grande e abrangente como um Magenta mas, quanto mais gente entrar pra ajudar e fazer ele crescer e trazer novas oportunidades para ele pode virar uma ferramenta interessante mesmo que seja só um nicho muito pequeno.

Espero que esses meus exemplo te tragam uma nova luz a esse assunto, não espero te convencer a mudar seu pensamento só lhe convidar a olhar esse assunto de outra forma também =)

Conteúdo excluído
1

No seu caso você vai aplicando os códigos que vai lendo no livro? Cria algum side project? Tem algum método para manter a constancia do estudo com a leitura?

Conteúdo excluído
1

Valeu a resposta, mas deixa eu ver se entendi o seu método, tu tenta extrair os principais conceitos da sua fonte de estudos não importa qual seja, ai tenta repetir o máximo que consegue aquele conceito certo?
Ai tu cria seus próprios materiais de consultas ou códigos de exemplo e vai tentar replicar sem consultar ao decorrer do tempo, ai uma dúvida tem alguma periodicidade especifica ou vai repentindo até sentir que começou a fixar?
Outra dúvida, tu falou ai que já possui uma grande auto disciplina e senso de responsabilidade para manter seus compromissos com estudo.Assim sendo, tu já teve oportunidade de tentar motivar algum colega a manter a disciplina?

Conteúdo excluído