Precisamos ter site/blog, podcasts e mídias-sociais como muitos estão fazendo?
Essa é uma pergunta que venho me questionando nos últimos anos, principalmente após a pandemia.
Com centenas de layoffs em tech e dificuldades nas contratações, tenho visto muitos colegas da área mergulhando em novos mares: sites, postagens no LinkedIn, participações em podcasts, canais no Youtube e etc.
Vamos fazer alguns questionamentos e ensaios sobre o tema:
1. "Com quem iremos nos comunicar? Quais são os nossos públicos alvos?" 🧑💻
Como nossa área é muito técnica (e os conteúdos seriam igualmente técnicos), nosso site/blog seria muito nichado, restrito a um público infinitezimalmente pequeno.
Isso pode desmotivar a vontade de falar sobre o tema, já que pouquíssimas pessoas acessariam/entenderiam o conteúdo.
2. Quero ter um site/blog para ser relevante e reconhecido! ✨
Aqui tem um divisor em Y no caminho a ser trilhado:
↖️↗️
- de um lado tem um público muito pequeno e técnico
- do outro lado um público enorme que só sabe o básico do básico.
Neste cenário (grande público), precisaríamos mudar nosso foco e vocabulário, para atingir pessoas que não são técnicas. Mas ao mesmo tempo, prender a atenção dessas pessoas, e fazer com que elas nos vejam como um profissional que sabe o que está falando!
Para isso, precisaríamos entrar um pouquinho no campo dos influencers. Ou seja, pegar um tema que seja relevante no momento (ex: IA, ChatGPT, MCP, No-Code), e fazer a ponte entre técnicos/não-técnicos.
3. Nossa área nos ensinou/incentivou a sermos didáticos? 📖
Nenhuma grade curricular de exatas, seja em Ciência da Computação/Engenharia e afins, tem aulas de como ser didático, como falar com o público, como interagir com as dúvidas gerais.
Isso é uma barreira enorme que todos nós temos, até mesmo dentro da área. Quem nunca teve um professor que era acadêmico exímio, mas as aulas/provas eram quase impossíveis de serem entendidas? Quem nunca teve um colega de trabalho que sabia muito, mas não conseguia transmitir o conhecimento? Atire a primeira pedra 🪨
Conclusão‽ 👀
Em tudo na vida precisamos de motivo para fazer algo. Se os motivos são fracos ou poucos, dificilmente nos moveremos nesta ou naquela direção.
Essa pergunta tem se tornado mais relevante agora, que nossa área enfrenta uma crise histórica de falta de vagas e diminuição de salários. 💸
- Será que é por isso que: muitos estão mexendo os pauzinhos para serem mais relevantes, e aparecerem com mais frequência nos feeds das mídias sociais‽
- Será que é por isso que: tem mais devs Youtubers agora, do que nunca visto antes‽
- Será que é por isso que: tenho visto meus colegas engajando e publicando muitos conteúdos recentemente?
Deixo-vos uma frase de reflexão, que ouvi de um amigo esses dias (sobre o LinkedIn estar cheio de engajamento tech):
"O importante não é sobre o que postar, o importante é apenas postar."
Fonte: https://diogotozzi.com