A preocupação com a privacidade é valiosa e a maioria ignora mesmo. A problemática é complexa. Em termos individuais conseguimos nos proteger quase totalmente, com um certo esforço. Em termos coletivo, que seria mais interessante, é muito mais difícil. Empresas de qualquer porte se beneficiam do modelo, para poderem encontrar seu público de forma mais fácil, o que muitas vezes acontece de forma 'genuina'. As 'monopolistas', como google e meta, creio que nao conseguiriam funcionar da mesma forma (com youtube e whastapp gratuitos, por exemplo), ou, ao menos, teriam de aceitar perder um volume imenso de sua receita (sem a vantagem dos dados do usuário). Eu creio que seria benéfico se isso mudasse (e inclusive há muitas tentivas, como acredito ser o caso da ideia que foi pensada com a web3), mas envolve um esforço político e econômico grande, o que torna bem dificil de concretizar
Em resposta a O anonimato na internet.
1
1
O grande problema é que a população já está viciada em redes sociais.
Com o avanço das IAs, isso se torna ainda mais agressivo, pois essas inteligências associam conteúdos e mantêm os usuários cada vez mais presos nesse ciclo.
Esse comportamento favorece o crescimento e o domínio de gigantes como o Google.
Por isso, devemos incentivar o uso de plataformas que valorizem a privacidade e apoiar projetos como o TabNews, que promovem uma internet mais ética e transparente.