Executando verificação de segurança...
-3

PROGRAMAÇÃO MORREU? Elon Musk e Jensen Huang dizem que SIM (E VOCÊ DEVERIA OUVIR).

Sim, é isso que você leu. Os dois "caras" do ramo de tecnologia disseram que é melhor você pular fora desse negócio de ser programador e ir estudar regrinha de 3 ou aprender a converter kelvin para graus celsius. kkkk

Tabom, chega de brincadeiras. Elon Musk e Jesen Huang (dois feras do ramo de tech) afirmaram que com o avanço da maldita ia (eu amo ela) é melhor nós jovens começar a aprender matemática ou física. De acordo com eles o futuro na qual as ia's conseguem realizar tasks de programação está mais próximo do que parece. Pra quem não tenta de fato aplicar IA em tasks ou não sabe como realmente uma ia funciona (eu sei porque o Akita me ensinou no flow podcast) tudo isso que eles disseram parece ser um fato. Mas será que um computador que encontrou padrões em códigos publicados na web (maioria é "código ruim", como os meus) vai realmente substituir um programador bom? Espera, por mais que esses cara são os bichão vamos analisar os produtos que cada um vende. Elon Musk, dono da xAI (empresa de ia), Tesla (empresa de carros, muito conhecida pela sua ia que "dirige sozinha" e etc); Jensen Huang, dono da Nvidia (empresa de produz e vende gpu, componente crucial para treinamento e para rodar grandes modelos de ia). Será que esse pessoal não quer apenas te vender os produtos deles com esse papinho de "IA programa melhor que você e por isso ela vai te substituir"?

O que podemos fazer é só esperar, mas não esperar pensando "Nem vou estudar programação mais, porque talvez a ia vai me substituir no futuro." e sim pensando "Eu vou aproveitar que elas não fazem o que eu faço pra aprimorar o que sei e aprender mais pra que ela nunca me alcancem."

Se você pretende ser programador, não ligue para esses tipos de comentários, apenas se esforce, estude e pratique! Esses bilionários ou milionários na maioria das vezes querem apenas aumentar o próprio patrimônio em vez de te ajudar.

(Texto escrito por um adolescente de 16 anos com R$0,52 na conta bancária)


Redes sociais/contato:

Email
Instagram
X (Twitter)
YouTube
Footer

Carregando publicação patrocinada...
6

Embora eu não tenha negativado eu acho que entendo os negativos que recebeu. Vou especular, claro, não posso falar pela cabeça das pessoas.

Embora seja feira como uma pergunta, e boa, já é sabido por todo programador minimamente antenado que eles só falam o que ajudam eles a venderem seus produtos. Não tem novidade no que está falando.

A dica final é boa mas genérica, fala o óbvio e juntando com postagens anteriores que seguem essa linha, provavelmente acham que suas postagens não são relevantes, parece que você está fazendo apenas o mesmo que eles, falando algo para aparecer, quem sabe ganhar algo (nem estou considerando que está fazendo isso, mas pode dar essa sensação em algumas pessoas). Tente trazer um conteúdo melhor e vi que já trouxe.

È legal você criar conteúdo, mas tente achar um jeito que seja mais relevante. Com 16 anos, tente perguntar mais (não de forma retórica) do que responder. Procure as melhores perguntas que achar que você vê que não estão fazendo por aí.

Vou te elogia por não usar a IA de forma direta (pelo menos não parece) e mostrar um pouco sobre você para as pessoas avaliarem que é o conteúdo de pessoa sem experiência. Isso importa muito e quase ninguém faz.

Vou ser pedante um pouco com relação ao Akita que eu gosto muito e considero ele meu amigo mesmo que a gene mal teve contatos. Ele, como não podia ser diferente, admite que não entende nada de IA. Ele sabe algo muito superficial, ele não é referência no assunto. Só que as pessoas que estavam indo em podcasts pra falar de IA eram tão ruins, que o Akita pareceu um gênio do assunto. Ele sabe de IA muito mais o que provavelmente qualquer um que está lendo aqui e eu mesmo. Hoje ele sabe mais do que alguns meses atrás e sabe como a IA está hoje que é diferente de meses atrás. Quase qualquer coisa que você fala de IA não dura muito por completo em 6 meses. Quero dizer que a participação do Flow dele foi das piores que ele já fez, por algumas razões que não vou citar, mas ainda assim é muito boa e pema do Flow que gosto tanto.

A última (nesta data) dele no Inteligência Limitada foi a melhor até agora, até por isso a maioria das pessoas não vai entender 1/4 do que ele falou, eu incluso, pelo menos me partes, mas me fez começar pesquisar mais. Esperoque ele faça pelo emnos 1 por ano falando de coisas snovas (uma das coisas que gosto nele é que ele não gosta de se repetir). Eu adoraria fazer isso e estou tendo ideia para eu não me repetir, mas hoje como a internet funciona se repetir funciona melhor.

Ele fala em todo lugar o que você falou aqui, esses CEOs só abrem a boca para aumentar o valor de suas ações, conseguir nova rodada de investimentos melhor, vender melhor seu produto até onde não deveria ou conseguir outros benefícios para suas empresas ou para si mesmo.

Não que eu seja fã, mas talvez fazer um resumo de um podcast que ele participou, talvez trazendo confrontação com pessoas que pense diferente, dando sua opinião, mesmo de 16 anos se ela acrescentar algo e não seja uma repetição, ou algo parecido pode ser mais relevante. Até se usar a IA para gerar um texto de confrontação de algumas pessoas que escreveram e falaram em diversos lugares pode ser uma boa, desde que depois dela gerar o texto você vá lá e revise, quase reescrevendo tudo mantendo as mesmas informações, e depois confirmando se ela não alucinou em alguma parte.

Se eu quiser aprender IA de verdade eu vou estudar de forma estruturada ou falar com meu amigo de infância que é pós doutor em IA na Unicamp desde a década de 90.

Vi que usou uma fonte que faz a mesma coisa dos sujeitos principais da conversa. Ele publicou algo, provavelmente feito por IA, que lhe ajuda de alguma forma como CEO de uma grande empresa e prejudica como professor de uma renomada instituição de ensino (que eu já vi gente analfabeta funcional que de formou lá) já que ele não tenta concluir nada, não tenta ensinar nada. Ele só fez algo para ter engajamento. O problema é o "só". Temos que ter cuidado com tudo o que achamos na internet.

Eu termino todas as minhas palavras, entre outras coisas, como um "não acredite em tudo que as pessoas falam... inclusive esta palestra". As pessoas riem, eu explico porque e esforço para que as pessoas tenham aprendido algo mais importante do que o conteúdo principal da palestra.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).

1

Valeu demais pelo comentário detalhado, de verdade. Faz sentido o que você disse sobre eu ter ficado no óbvio e não trazer tanta novidade, nesse post eu tentei trazer mais da minha visão do que em desenvolver a análise a fundo.

Curti muito o ponto sobre fazer mais perguntas do que respostas, até porque eu tô nessa fase de aprender, testar e principalmente errar. Vou tentar trazer mais discussões com comparações, referências e contrapontos, em vez de só dar minha visão rápida.

Também anotei o que você disse sobre o Akita, e entendi melhor o seu ponto de vista. Usei ele como referência porque foi um dos primeiros que vi falando de IA de um jeito mais próximo, mas realmente não é alguém que se aprofunda nisso academicamente.

Enfim, obrigado mesmo por ter gasto esse tempo todo me dando feedback construtivo. Vou levar isso em consideração nos próximos textos e experimentar esse formato de análise com mais camadas.

1

Nós temos que separar o que pode acontecer do que eles querem que aconteça. É consenso entre os programadores experientes que a IA é só mais uma forma de automação e não vai tirar o emprego do dev de excelencia, o máximo que vai acontecer é uma filtragem daqueles menos competitivos, e esse filtro parece que é bem potente - más noticias pra aqueles que se basearam no mercado na época da pandemia.
Empresários não gostam de depender de mão de obra, eles preferem pagar caro pra um dev de elite do que pra um monte de dev inexperiente, então eles falam essas coisas justamente pra desencorajar a procura pela área - o que não é necessariamente ruim pois evita a frustração e perda de tempo.

1