Eu até gosto desses títulos mais provocativos quanado o texto mostra o oposto. Por exemplo minha palestra mais famosa chama-se "A péssima prática de seguir boas práticas". Mas começa complicar quando o texto corrobora com o título falso.
Mas vamos dizer que ele é verdadeiro, você precisa apresentar mais informações com mais força para que as pessoas aceitem como verdade algo que é sabido que é mentira até então.
O entendimento geral de quem estuda o assunto, inclusive doutores em educação de computação, ou seja, que eles passam a vida dedicadas para achar um meio de educar as pessoas na computação de um jeito mais fácil porque é difícil.
Claro que é fácil decorar receitas de bolo. Isso vale para qualquer área . Aliás a palestra que eu citei combate justamente as receitas de bolo. Mas programar de verdade, montar uma solução informática consistente e sem grandes buracos no seu funcionamento, não é nada fácil.
Um detalhe importante que vou falar antes de ler todo o texto original. Existe uma geração nova que acha que sabe um meio melhor o que o que milhares de pessoas por décadas e séculos estudaram o melhor jeito. Não sei se será o caso, vou continuar lendo o texto.
Concordo que fazer 47 cursos no Youtube não é estudar (embora dependa dos 47, em parte). é difícil, mas teoricamente poderia, vou considerar a prática.
Já vou adiantando ainda sem ler tudo que a bolha dev br do Reddit é uma das piores coisas que já apareceram na internet. Mal serve pra se divertir. Quase tudo que sai de lá é maluquice de pessoas que só querem aparecer, tumultuar e se divertir. Tem exceção também, claro. Seria legal ter colocado o link.
Desde o início do texto já entendemos que a maioria das pessoas lá tem a base muito craca e provavelmente problemas de ordem mental em diversos níveis. Nenhuma novidade no Reddit e boa parte da internet. Nem me excluo. O problema universitário é a falta de base e nem vou entrar na questão aqui, já que o fiz diversas vezes.
Pesquisas mostram que a maioria das técnicas de estudo usadas por estudantes universitários são completamente ineficazes. E no mundo da programação, a coisa fica ainda pior.
Legal, eu estou precisando fazer uns textos com um peso maior e estou precisando justamente saber sobre isso, tem como você, e passar essas pesquisas gerais e da computação? Estou buscando o contrário também. E tem.
Concordo com você que o jeito que a maioria das pessoas aprende é errado, especialmente as que aprendem por vídeo, ainda mais se for quase aleatório. E aumenta a pressão quando é de vídeos de pessoas que não sabem do que estão falando, nao sabem ensinar, e/ou é um influencer, ou seja, o cara tá lá só pra ter a sua atenção, ele sabe a técnica para isso, não a técnica para ensinar computação.
Já começa me preocupar em que vai direto em falar que deve aprender a tecnologia X, seja ela qual for, desse ou daquele jeito, e que esse ou aquele é o certo. Se a base de comunicação e e expressão. matemática, ciências e mesmo a computação (reforço para quem não entendem, estou falando da base), esquece o jeito já éerrado. Pode parecer que funciona, tudo que vier de acordo com a receita de bolo que aprendeu vai ar certo e se tiver um monte de problema de segurança, performance, usabilidade, manutibilidade, entre várias outras coisas que eu não vou citar agora, e é quase certo, a não ser por muita sorte ou por uma habilidade próprio quase especial que a pessoa vai aprender apenas enganar na programação.
Pelo que entendi você está propondo esquecer a teoria e ir pra prática. Isso não funciona na música salvo para alguns gênios. Não funciona na programação salvo os casos que eu já falei. Sairá alguma resultado, mas será ruim de alguma forma. Músico toca qualquer coisa, quem toca por partitura é decorador de notas. a Comparação com programação é quase a mesma.
Reforço que dá para enganar assim, mas não em todos os lugares. Você não terá espaço em orquestra, uma boa banda, ou uma empresa que leva a programação a sério. Por isso as pessoas estão desistindo, estão ensinando-a decorar receitas de bolo e não ser programador.
Mais ainda, algumas pessoas falta a base antes da universidade. Não é que precisa ser um gênio ou ter nascido com o gene da programação, mas sem essa base boa, vai ficar difícil de repente começar fazer tudo certo.
Estudar é importante, muito, forte, de forma completa. E qualquer pessoa que exclua a teoria ou a prática do estudo já está fazendo muito errado e nunca vi (podem me mostrar) algum estudo que diz que pode ignorar uma delas. Vou destacar que por alguma maluquice algumas pessoas acham que prática é algo extra ao estudo e não parte integrante. Se a pessoa faz isso com a teoria não quero nem perder meu tempo.
A programação tem muito teoria, mas muita mesmo, e das complexas, além das básicas. E em parte não é de exatas (que eu falo faz tempo, mas agora as big 5 mais algumas estão descobrindo: MIT, Stanford, Harvard, Caltech, Cornell, Berkeley, Yale, John Hopkins, Princeton, Columbia, UCLA, Carnegie Mellon, NYU, Duke, etc. descobriram). Desenvolver software tem e cada vez terá mais humanas para solucionar problemas. Então é bom estar atento a outras coisas.
Espero estar errado de achar que o texto desmerece esse povo todo e o negócio é sair fazendo como se não hou7vesse amanhã. Até porque esse seria um texto típico de Reddit e que está cada vez mais se tornando típico de Tabnews, em vez de copiarmos Wikipedia, Hacker News, Lambda The Ultimate, O conteúdo antigo do Stack Overflow, alguns subs de dev do Reddit, especialmente estrangeiros que são sérios, etc.
Não gosto dessas regras de tantos minutos fazendo tal coisa. Isso não funciona bem, mas não é uma dica idiota que vai prejudicar as pessoas.
Gosto da parte que manda a pessoa se virar, não ficar copiando nada.
Documentar o precesso do aprendizado é bom e é indicado por quem entende de estudos. As pessoas não fazem por desconhecer o processo básico de aprendizado ou ter preguiça.
Devemos dar tempo ao tempo, na hora de aprender a pressa joga contra. Aprenda, faça, refaça, se desafie, tente fazer sem qualquer ajuda, mas se precisar que seja a mínima possível, reaprenda, porque o que passou uma vez pode não ter ficado encristado no seu cérebro. Tem que entender o processo, não decorar receitas.
A técnica do Rubber Duck ou como foi chamada aqui de Teach the Wall, funciona bem, mas não é fácil, espero um dia ensinar de forma efetiva, não costuma bastar só falar para a pessoa fazer isso. E eu ando tendo umas ideais para as pessoas treinarem isso de forma real, não artificial.
Fechando as dicas, de forma geral elas são boas e eu apoio. Mas a execução certa é que vai contar. Também ando tendo ideais para resolver o problema de fazer mais um Pokedex.
Esse método não é invenção minha. O "tutorial hell" é um problema reconhecido na comunidade dev, e quem consegue escapar dele usa estratégias parecidas.
A maioria das coisas que eu falo não são minhas também, eu inventei bem pouca coisa e raramente é popular. Acho que o artigo ficará mais valioso se puder falar mais sobre essa parte. Porque ocorre, como a pessoa si disso.
A diferença entre quem "tem facilidade" pra programação e quem não tem não tá no cérebro
Falso, está bem comprovado que as pessoas são diferentes e vão ter mais facilidade em alguma coisa do que outra e muitas estão indo na programação pela moda e aquilo não serve para ela, e não servirá mais ainda quando a IA estiver melhor.
Tá no método.
Sim, o método ajuda muito, não importa quem seja, se tem facilidade ou não com algo. Ei sei que eu já disse, mas depende mais de como aplica o método do que o método em si (desde que o método seja certo).
O cara que nasceu pra coisa, teve uma base de estudo boa, que usa o método certo do jeito certo, com o material certo, será um grande programador, alvo algumas excepcionalidades. Se faltar qualquer um desses 5 itens, a sorte terá que ajudar muito para conseguir resultado semelhante. ou poderá enganar bem poor ter algum outro talento, como o de comunicação/política por exemplo. Se faltar mais de 1 deles, aí fica muito difícil, vai conseguir enganar, não mais que isso.
Programação séria é uma das coisas mais difíceis que um ser humano pode fazer. Mas factível para quem tem 2, 3 ou 4 desses itens e se esforçar mais que outros pode se dar muito bem, quem tem os 5 nem precisa tanto esforço.
É bom lembrar que o Brasil tem 92% de analfabetismo funcional, é o segundo país com pior percepção da realidade e parece estar mais acelerado que outros países em idiotização causada por redes sociais.
Essa é minha experiência com mais de 40 anos programando em sistemas diversos setorizados e enormes (talvez o maior do Brasil), ter uma rede de contatos invejável pela premiação que recebi, estudar coisas diversas, inclusive sobre a educação de computação (ter amigos que estudam especificamente isso, ou estudam outras coisas como IA desde os anos 90 na Unicamp), dando aulas em diversos momentos, vendo quem vai para frente e quem não vai e ainda ajudando muita gente a programar melhor na internet, ajudando na carreira (pouco porque é meu ponto fraco). Sei que ainda assim posso estar errado em vários pontos. Espero que traga mais gente, mais informação, mais material para que eu possa usar na formação dev gratuita que vou criar e que está mais complicada do que eu imaginava de fazer certo.
Torcendo muito para que não seja um destino imutável.
S2
Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).