Executando verificação de segurança...
1

Estou escrevendo um livro para programadores frontend

Fala, pessoal! Trabalho com programação há 11 anos e, esse ano, decidi tirar do papel um projeto que sempre tive vontade de fazer: escrever um livro que realmente mexa com a cabeça dos profissionais criativos da nossa área.

Passei a madrugada pensando em tudo que quero colocar nesse livro. Não quero algo simples ou superficial, que pareça mais uma revista do que um material de verdade. A ideia é criar algo de alto nível, tanto na parte visual quanto no conteúdo.

E aí me bateu uma dúvida: o que um frontend realmente gostaria de ler? O que alguém que trabalha com a parte visual da tecnologia tem curiosidade de aprender, descobrir, desvendar?

Por isso estou aqui. Me conta: o que você gostaria de ver em um livro feito pra você?

Carregando publicação patrocinada...
2

Apesar de não ser trabalhar mais com Front-end, eu gostaria de um livro cujo explicasse mais sobre cache, e outros elementos não relacionados a UI. Existe uma crença que eu mesmo acreditei também que Front-end é centralizar Div. Mas poucos sabem que vai mais além do que isso. Gerenciar cache, lidar com cookies, padronização de rotas, chamadas efetivas a endpoints. Até um banco de dados do lado do cliente, dependendo da complexidade do projeto com o IDB. Lidar com SessionStorage e coisas que vão além de UI.

2

Hj em dia, escrever livro diretamente focado na tecnologia é um tiro no pé, pois as tecnologias mudam tão rápido q ficará desatualizado rápido.

Então se fosse pensar sobre o q leria, teria q ser algo focado no design. Não sei se isso vai direto no seu conhecimento, pois é algo bem fora do desenvolvimento, mas o q daria pra incluir é como criar um design system mais adaptativo, ou algo relacionado a accessibilidade, responsividade e como adaptar as novas tecnologias q ainda são raros ser comentados como relógios touch (tela super pequena), óculos com realidade virtual e outras formas menos comuns.

Ah, eu sou dev mobile, mas eu tenho esses tipos de desafios, e como essas coisas q citei são comuns em ambas stacks, são assuntos q são importantes q podem ser discutidos. Mas é o q disse, não tem mto haver com programação em si e sim com conceitos de design.