Eu me sinto esmagado pelo mercado
(Desculpe pela falta de pontuacao)
Ha 7 anos eu tinha dificuldades de responder a tanta oferta de trabalho, ate oportunidade de mudar pra inglaterra com sponsorship e auxilio moradia incluso eu rejeitei.
Sempre lutei pra ser um dev completo e atualizado, embora isso nunca tenha sido possivel.
Hoje, trabalhando em uma grande empresa tradicional do setor alimenticio, estou numa jornada exploratoria, sem equipe, multiplas funcoes alem do codigo e muita incerteza.
A direcao so fala em substituir pessoas com IA, e a piada pronta e quase diaria, podemos substituir a moca do RH? E o cara do financeiro?
Eu vejo diariamente representantes de empresas de CRM e ERP "inovadores com IA" passando pela minha porta em direcao a sala de reuniao. Quando vao embora, eu se quer posso saber o teor das reunioes.
Sinto que estou perdendo relevancia diariamente. Sou so eu?
Por favor, nao pense que sou acomodado. Eu uso IA diariamente, implementei uma solucao de inteligencia para o negocio com RAG e fine tunning. Tambem iniciei um saas proprio com uma das demandas deles e hoje eles usam minha plataforma sob uma assinatura mensal.
Eu sinto que jaja eles vao conseguir achar uma alternativa ao sistema principal da empresa, este pelo qual sou responsavel.
Quero opiniao de voces.