Executando verificação de segurança...
1

Aí vai muito da realidade de cada um, não dá pra generalizar.

Eu só consegui uma vaga na área depois que concluí um curso Técnico de Informática pelo menos. Sem isso eu acho que jamais conseguiria. Fiz uma transição de carreira para a área de Qualidade (QA) em Teste de Software, depois de passar 10 anos como servidor público concursado como administrativo.

Já parei 3 cursos superiores que tentei anteriormente, alguns por vontade própria, outros por forças externas.

Mesmo sabendo que consegui essa transição de carreira sem ensino superior, considero importante uma formação.

Atualmente estou cursando Tecnólogo Análise e Desenvolvimento de Sistemas no SENAC, é a quarta faculdade que eu inicio(espero não parar dessa vez, e acredito que não vou, porque o curso é bom, é muito barato, eu estou gostando, e analisando meu contexto atual, não há motivos para não estudar, tudo está a favor no momento, lembrando que já estou nos meus 36 de idade, mas nunca é tarde.)

O grande problema no nosso país é a falta de qualidade no ensino e os absurdos valores cobrados pelos cursos. Te cobram mensalidades absurdas e te entregam um material pobre, com uma didática e dinâmica fracas, que desmotivam o aluno aos poucos. E aí para aqueles que vem de uma situação financeira mais complicada, é a receita pronta para abandonar o curso, porque a vida nos cobra outras prioridades.

Eu abandonei um curso da UFRGS recentemente, que deveria ser uma das universidades federais mais conceituadas do Brasil, pública, de graça, difícil de entrar, mas no segundo semestre eu já estava com nojo dos processos deles, materiais obsoletos, temas inúteis etc. Eu ficaria 5 anos estudando para me formar professor, num curso ruim. Abandonei. Para muitos essa seria a oportunidade da vida, mas eu enxergo diferente, prefiro valorizar meu tempo de vida e focar em algo que eu enxergue algum valor em estar estudando, numa instituição que me respeite como aluno.

Enfim, dev sem superior acha vaga sim, mas é raro. Superior, apesar do que comentei anteriormente, ainda é um "ticket" para alcançar melhores salários. Não é regra, mas é de grande ajuda para crescermos profissionalmente e aumentarmos nosso networking.