Colocar "o molho" nos seus projetos ajuda a não desistir deles?
Eu tô construindo uma aplicação de gestão e recomendação de leituras por I.A pra solucionar um problema meu. Eu sou aquele tipo de pessoa que começa um projeto, escreve 4000 linhas de código no automático e, no dia seguinte, nem lembra mais que o projeto existe.
Mas, com esse projeto tá sendo diferente. Eu fiz deploy na vercel praticamente só com o create next-app
e o README
, só pra simular na minha cabeça a ideia de que "ta pronto" agora é só manter.
E cara, tá funcionando bem! Mas, o que eu sinto que faz mais diferença, é adicionar o molho no projeto. O que eu quero dizer com isso? Alguns podem não vão gostar da resposta.
Não sei. Você tem que descobrir.
No meu caso, o molho foi o seguinte:
Como meu deploy já tava feito, eu criei uma página de "Em Desenvolvimento" que, em produção, qualquer rota acessada redireciona pra ela. E ela tava assim:
Bacana, mas o tempo foi passando e eu fui enjoando dessa página. Foi aí que eu pensei:
Pô, eu to usando as milestones do github pra documentar o progresso do desenvolvimento. A página "em desenvolvimento" faria mais sentido se ela realmente mostrasse o desenvolvimento. E pra melhorar, o Github tem uma API que me devolve as milestones!
É isso! Pra mim, é ai que tá o molho, meu chapa! A partir daí, foi basicamente eu alterar a página e conectar com a API do Github. De quebra, eu ainda fiz uma outra aba que mostra o histórico de commits.
E qual é o meu ponto no fim das contas?
Quando você tem esse carinho pelo seu projeto, quando você adiciona esses detalhes simples e caprichosos, fica difícil você desistir do projeto. Ao meu ver, é meio que uma motivação auto-sustentável.
Essa é minha reflexão. Obrigado pra você que leu até aqui.
Caso queira acompanhar o progresso do app e me xingar, caso eu desista, tô documentando tudo lá no X
Fonte: https://leiaai.vercel.app/