A medicina nem sempre é ciencia exata na minha opinião. Ciencia exata constroi uma casa que não cai, uma maquina que vai funcionar por X horas.
A medicina usa probabilidade e estatística para tentar acertar diagnosticos. Uma febre baixa e coriza pode ser uma gripezinha, o medico vai atirar no mais provável. Se tiver algo oculto atras daquilo, aquele tilenol e nimesulida que ele receitou podem ir na contramão.
Quando se trata de psiquiatria a coisa é ainda pior. Eu vivi isso infelizmente acompanhando o tratamento do meu pai.
Cada psiquiatra dava um diagnóstico diferente. O "erro" aumenta pois o psiquiatra depende da definição dos sintomas que diferentes de uma febre, não podem ser medidos de forma exata, e sim dependem a percepção do próprio paciente, que por sua vez tem essa percepção distorcida pelo próprio problema. Uma pessoa ansiosa tende a amplificar ou minimizar seus sintomas. Enfim, é uma loucura viver isso, e ver que tem sim muito médico irresponsável, e muito empirismo nessa área da medicina.
Outra coisa maluca é você ter filhos e depender de medicos. Certa vez minha filha teve uma virose que vomitava demais, e precisamos ir a um pronto socorro. O medico receitou tanto soro, e esqueceu de receitar glicose. Minha filha ficou super inchada de tanto soro, e a glicose dela caiu perigosamente, resultado da irresponsabilidade do médico, que nem sequer pisou na enfermaria por uma noite toda.
Não é facil. Existem medicos excelentes, existem áreas da médicina que são mais "exatas", mas concordo que muitas, contam muito com a sorte