Indie Hacking & Build In Public - Erros, Acertos, Aprendizados
Faço indie hacking & build in public há 10 anos, então resolvi compilar resumidamente e compartilhar algumas dicas que aprendi com meus erros e acertos.
Conecte-se: Junte-se a pessoas com mesmos objetivos. Isso parece óbvio mas para mim não foi. Quando comecei indie hacking em 2014 eu não sabia que era possível (ou existia, e que tinha um nome). Se eu tivesse me conectado com outros indies eu teria errado menos e aprendido mais.
Não delete projetos: Eu deletei e tirei do ar muitos projetos alguns deles custavam $0. Eu não devia ter feito isso. Isso me ajudaria construir/ter mais autoridade, e potenciais fontes de renda passiva, no futuro.
Build in Public: Construir em público ajuda a aumentar credibilidade/autoridade, construir sua própria marca, loop de feedback rápido, mas compartilhe sabiamente as informações.
Não pense muito: Faça o simples, itere rapidamente, evite ficar paralisado pensando o que pode dar errado.
Uma única feature: Lance seu projeto com uma única feature. Isso facilita tirar uma ideia do papel e colocar no ar. Pronto! agora temos um ponto de partida para evoluir o produto.
Loop de feedback curto: Lançou seu produto? Colocou uma nova feature no ar? Legal. Agora faça o próximo loop de iteração. Colete feedback e coloque no ar.
Monetização D-0: Defina e lance um modelo de monetização desde o dia 0. Quanto antes perceber se as pessoas estão dispostas a pagar, e começar a receber pelo produto, melhor.
Marketing D-0: De todas as atividades na criação de um produto, marketing é o mais difícil (para mim). Diferente do código que conseguimos ver resultado imediato, marketing envolve outras questões (posicionamento, comunicação, canal de distribuição, etc), o quanto antes identificarmos, como e o que fazer de forma acertiva, melhor.
Stack: Use uma estack que permite o desenvolvimento ser flexível, veloz e robusto. Permita fazer o que precisa ser feito de forma rápida e eficaz. Se manja php não tenha vergonha de usar porque não é hypado, ou javascript porque todos estão usando typescript.
Analytics: Avalie as métricas relavantes para o produto, no meu caso eu considero receita (as pessoas estão pagando?), retenção (as pessoas usam mais de uma vez? quantas vezes por dia/semana?), engajamento (as pessoas estão fazendo no app o que deveriam fazer?), aquisição (meu marketing está funcionando?).
Não se preocupe se o google/facebook ou outra empresa lançar algo similar, no longo prazo eles abandonam +90% dos projetos que começam. Considere que ser um indie ou solopreneur uma vantagem, você não tem a burocracia de uma empresa e pode agir muito mais rápido, onde eles levam meses nós fazemos em minutos.
Atualmente eu tenho 10 apps publicados incluindo o tabenews no twitter que rankeia e tweeta os top 3 posts do dia.
Tenham um ótimo dia.
-Fausto