Executando verificação de segurança...
19

TabNews: A diferença entre "Relevantes" e "Recentes"

Turma, como vocês estão?

Eu vim aqui para escrever que fico muito feliz que o TabNews é um lugar que aceita que seja falado "mal" sobre ele, dentro dele mesmo. É importante isso acontecer, pois já aconteceu no passado e as coisas sempre melhoram 🤝 Nem que seja para esclarecer algumas coisas, e que eu acredito que seja o caso de algumas publicações recentes.

Então lendo algumas discussões que aconteceram, me peguei pensando se a maioria aqui dos usuários do TabNews sabem a real função da aba Relevantes versus a fução aba Recentes e queria fazer um rápido resumo para alinhar todo mundo:

Aba Relevantes

A Home do TabNews provavelmente nunca irá utilizar um algoritmo de ranqueamento local ao que é do interesse do usuário, pois isso a maioria das outras redes sociais já fazem, mas esta decisão foi tomada principalmente porque muitas vezes "o que você quer ver", não é "o que você precisa ver".

Então a aba Relevantes serve para tentar destacar o que a comunidade está sinalizando que é importante conferir de forma global, seja através de qualificações positivas, seja discutindo bastante dentro de uma mesma publicação.

Há efeitos colaterais na estratégia de usar um algoritmo de ranqueamento global (assim como tudo tem um efeito colateral) e nada impede ser desenvolvido uma outra aba com uma estratégia mais tradicional de rede social e que analise o histórico de acesso do usuário.

De qualquer forma, a aba Relevantes é a que deve ser mais protegida pelos usuários aqui do TabNews e mais lapidada pela comunidade open source que está trabalhando lá no repositório, especificamente nesta query que define o que aparece na Home.

Então se a Home serve para destacar de forma global as publicações mais Relevantes... para que serve a aba Recentes?

Aba Recentes

A aba Recentes serve para todo o resto. Não é nesta aba que você acessa para garantidamente encontrar publicações de valor concreto ou com qualquer tipo de destaque, pois não há como saber se algo possui este valor sem antes passar por um local que aceite qualquer tipo de publicação. Na verdade, a única forma seria tirar o poder da comunidade de fazer esta seleção, ou influenciar o que aparece de alguma forma (com moderadores/editores selecionando manualmente as coisas), o que eu acho uma escolha ruim, pelo menos neste estágio do projeto (lembre-se que o TabNews não fez seu aniversário de 1 ano desde seu lançamento oficial).

"Então a aba Recentes é uma seção faroeste onde pode ser publicado qualquer coisa?"... ótima pergunta, e não necessariamente é um faroeste, primeiro porque as publicações devem respeitar os Termos de Uso e segundo porque o estado de espírito da comunidade (que muda ao longo do tempo), irá positivar ou negativar as publicações para justamente proteger o que aparece na aba Relevantes.

No ponto do "estado de espírito da comunidade", é natural que conteúdos para pessoas que estão iniciando sempre sejam mais populares, a não ser que a comunidade escolha que não deva ser mais assim. Agora, se você esperar por isso, talvez você irá se frustrar, pois o economics ao redor de conteúdos mais avançados é super complicado e com baixa liquidez não só de consumo, mas de produção também e isso é algo que se retroalimenta negativamente. Você precisa de muito tempo e muita gente para virar este jogo numa comunidade. Então dado a isso, gostaria de relembrar que não faz 1 ano que o TabNews foi oficialmente lançado (ele foi lançado neste vídeo dia 21 de Novembro de 2022) e tem muito chão pela frente, literalmente anos e anos pela frente.

Conclusão e Próximos Passos

Talvez se você esteja acompanhando o RSS do TabNews querendo apenas ser informado dos itens mais Relevantes, seja uma experiência frustrante, pois ele só lista os itens da aba Recentes. Então nesse caso seria legal a comunidade open source ajudar a programar o endereço https://www.tabnews.com.br/relevantes/rss ao invés apenas do https://www.tabnews.com.br/recentes/rss.

E se você está integrando seu sistema pela API do TabNews, não se esqueça de usar os filtros de forma adequada para consumir a estragégia correta de conteúdo, por exemplo:

No mais, mandatoriamente o projeto precisa passar por anos e anos de lapidação até atingir um ponto maduro, e vai atingir 💪

2

Bons esclarecimentos.

Ontem mesmo me peguei pensando nessas questões e reclamações, e lembrei que essa questão (conteudo popular vs conteúdo qualificado) é um dilema de qualquer veiculo de midia.

Veja a televisão, por exemplo. Emissoras (que são os publicadores) sempre vão optar por um conteúdo mais raso, por ele ser mais popular e render mais audiência e, consequentemente mais dinheiro.

Isso é um problema, porque no fim, como todos sabemos, a televisão (não so no BR, mas no mundo todo), acaba sendo inundada de conteúdo raso. Quem quer assisir um "filme iraniano", vai ter que se contentar com o blockbuster americano, quem quer assitir um concerto de música clássica, vai ter que se conformar com um festival de musica pop, quem quer consumir um bom comentário jornalistico vai ter que se conformar com os jornalísticos de fim de tarde...

E essa lógica é verdadeira na indústria fonográfica, na literatura, no youtube... Em todo lugar. E não seria diferente aqui no tabnews.

A lógica do tabnews é sem igual no quesito proteger a comunidade de conteúdo toxico. To na internet desde 2003 e nunca vi nada igual. Mas acho que não é tão facil proteger a comunidade da réplica de conteúdo raso, pois o público é como uma pirâmide, onde na base está a maior parte do público, que tem um nivel raso de conhecimento, e no topo está uma minoria capaz de produzir e consumir um conteúdo mais elaborado.

3

A lógica do tabnews é sem igual no quesito proteger a comunidade de conteúdo toxico. To na internet desde 2003 e nunca vi nada igual.

Show! Acredito que atingimos uma estabilidade nisso de forma surpreendentemente rápida se for pensar. Não digo que não existam publicações tóxicas, mas de longe é a maioria, de longe mesmo.

Mas acho que não é tão facil proteger a comunidade da réplica de conteúdo raso, pois o público é como uma pirâmide, onde na base está a maior parte do público, que tem um nivem raso de conhecimento, e no topo está uma minoria capaz de produzir e consumir um conteúdo mais elaborado.

Esse é o economics que eu comentei e é natural que seja assim. Ninguém nasce no topo desta pirâmide que você descreveu, e ninguém vai nascer. Talvez a única alternativa que temos para começar a balancear esta pirâmide é criar "conteúdos intermediários", aqueles que não são tão básicos, mas também não são tão avançados... são conteúdos que tentam puxar a pessoa para cima.

1
2

Bem informativo este post. Obrigado!
Inclusive, até então eu nem havia me tocado que existia uma API do tabnews. Que massa! já vou bolar um projetinho em cima disso para aprender melhor PHP e testar a api do tabnews. VLW!!

1

Infelizmente a liberdade vem com suas consequências.

Às vezes fico um pouco entediado quando vejo as pessoas postando sempre as mesmas coisas, como por exemplo: "Por que o ecossistema do JavaScript é tão caótico?" ou então "Como começar a estudar X tecnologia?"

Publicações como essas aparecem quase que diariamente e acabam deixando o Tabnews um pouco cansativo às vezes (na minha opinião).

Mas acho que estamos no caminho certo!

3

Cabe fazer sua parte negativando para que não ganhe relevância.
As pessoas começaram a perceber o que é relevante para a comunidade e seguiram um modelo/nível de qualide nos artigos.

1

acredito que isso aconteça pelo fato de ainda ter poucas pessoas aqui e algumas ainda não entenderam muito bem o conceito do que é o TabNews, mas acredito que conforme for chegando mais pessoas podemos dizer que "a coisa vai tomando forma"

1

Concordo contigo!

Esse tipo de atitude em "bando" acontece por ainda ter pouca interação dentro do Tabnews.

Ao meu ver, até na questão de "criar boas discussões" para tornar algo relevante tem sido algo novo pra mim, que pouco a pouco venho fazendo aqui na comunidade.

No entanto, normalmente, aqui no Tabnews, encontram-se muitos novatos no mundo da programação, e acredito que isso reflete na quantidade de postagens seguindo padrões de questionamentos que, "pode ser cansativo", como disse lesnock:

Às vezes fico um pouco entediado quando vejo as pessoas postando sempre as mesmas coisas, como por exemplo: "Por que o ecossistema do JavaScript é tão caótico?" ou então "Como começar a estudar X tecnologia?"

Mas, para mudar isso, a gente precisa fazer nossa parte de usuário aqui dentro e responder/positivar/negativar as postagens. E se queremos manter a comunidade ativa, precisamos apresentá-la para novas pessoas e amigos!

Bem, ao final de tudo isso, acredito que poderia existir algum guia fixo de "Como usar o Tabnews" mais facilmente. Outra ideia, seria um guia para novatos no mundo da programação, ou uma nova página da mesma forma que temos as abas de Recentes e Relevantes, porém com título algo parecido como Iniciantes ou Novatos para que as postagens desse tipo fossem para lá.

Porém, essas são apenas algumas ideias. Acredito que com o tempo as coisas irão tomando forma!

1

O difícil é que o a comunidade não vai chegar a um consenso. Ela vai chegar a um "merge" de opiniões sobre o que é relevante.
Eu por exemplo irrelevante mesmo temas que tem valor para área como "O Principio KISS".
Porque isso se encontra em qualquer lugar com conteúdo decente sobre programação.
E eu não gostaria que a aba relevantes se tornasse tópicos de cursos de programação:

  • O princípio KISS
  • SOLID
  • Técnicas de Clean Code

E etc
Isso tem de monte por aí. Vejo muita gente querendo produzir artigos como um copia e cola de algum lugar qualquer pra cá para encher linguiça e conseguir uns upvotes.

1

Aproveitando a oportunidade sem cair no oportunismo, talvez seria conceitualmente mais proveitoso para interpretação de todos alterar o nome de Relevante para Tendências.
Afinal se o algoritmo está classificando a relevância por métricas, o objetivo final então seria entregar a Tendência do post de ser relevante a todos.

1

Bom ponto meu caro! Apesar sua descrição sobre a função ser ótima, na minha opinião acredito que abre margem para confusão, pois a palavra "tendência" é ambígua, por contemplar tanto uma tendência "de alta" ou "de baixa" 🤝

1
1
1

Podemos fazer o papel de moderadores, principalmente no momento de criar uma postagem. Se as pessoas filtrarem primeiro o que vão postar, saber se já não tem dezenas de postagens abordando o mesmo tema ou se mesmo repetindo o tema, é um conteudo novo? Vai agregar alguma coisa? Isso com certeza aumentaria o nivel das postagens e das informações contidas nela!

1

Show! Eu não vejo problema em conteúdo duplicado quando ele acontece de forma orgânica. Já falei isso em outra oportunidade aqui no TabNews que um mesmo conteúdo (um exato mesmo conteúdo até), mas publicado em tempos diferentes, vão gerar respostas diferentes.

Fora que geralmente um conteúdo não é exatamente igual ao outro e variações no título ou corpo poderão desencadear toda uma ramificação diferente de discussão. Então eu acho uma pena uma publicação que trata do tema X inibir que seja criado uma outra publicação com o exato mesmo tema X, mas com um título ou ângulo diferente. Isso porque a primeira publicação pode não ter chamado atenção, mas a segunda tenha, e ver a primeira barrando a segunda é uma pena. Não sei se ficou confuso minha explicação.

O que não pode acontecer é duplicidade forçada e não natural de um conteúdo, só na esperança de uma hora ele emplacar. Isso deveria ser colocado no nosso ToS, mas quando vi isso acontecendo, a própria comunidade já deu um jeito de negativar e inibir o comportamento, inclusive evitando de ir para o Relevantes, a turma é muito massa 😍 💪

1

um mesmo conteúdo (um exato mesmo conteúdo até), mas publicado em tempos diferentes, vão gerar respostas diferentes.

Não sei até que ponto isso é bom. Eu prefiro que as respostas ficassem concentradas no mesmo post, em vez de ter trocentos posts espalhados com o mesmo assunto. Isso é uma das coisas que me fez detestar o Quora, por exemplo, vc tem que ficar lendo várias perguntas iguais até achar uma resposta boa. Se estivesse tudo no mesmo lugar (principalmente quando são perguntas idênticas), facilitaria muito.

Mas o funcionamento atual do site acaba fazendo com que esses posts sumam (em outro post o Felipe Barso até defendeu que só os posts irrelevantes vão para o limbo, mas eu discordo, se fosse tão irrelevante, o assunto não voltaria à tona). Se tivesse alguma maneira de evidenciar que esse conteúdo já existe, evitaria tanta duplicação (talvez a barra de busca ajude a diminuir esse problema, veremos).

a primeira publicação pode não ter chamado atenção, mas a segunda tenha

Isso só aconteceu porque a primeira foi para o limbo. Se ela não sumisse, ou fosse mais fácil achar (por exemplo, antes de publicar, o sistema poderia procurar e sugerir posts similares), talvez a segunda nem fosse criada. E se houve interesse na segunda, é porque o assunto é relevante, por isso discordo da afirmação de que só coisas irrelevantes vão para o limbo.

Não me entenda mal, eu até acho que algum nível de duplicação é aceitável. Mas atualmente está ficando insuportável ver praticamente todo dia pelo menos um post sobre "Estou estagnado", "Faculdade vale a pena?" e "Melhor linguagem de back ou front", entre outros assuntos recorrentes. Na prática, a maioria acaba gerando respostas piores, ou simplesmente contendo links para posts anteriores sobre o mesmo assunto.

3

Mas o funcionamento atual do site acaba fazendo com que esses posts sumam (em outro post o Felipe Barso até defendeu que só os posts irrelevantes vão para o limbo, mas eu discordo, se fosse tão irrelevante, o assunto não voltaria à tona).

Opa Hugo, eu jamais falei que assuntos irrelevantes vão para o limbo. Eu sempre falei de publicações específicas, nunca de assuntos, então não faz sentido me contrapor com a frase "se fosse tão irrelevante, o assunto não voltaria à tona". Penso que todo assunto pode ser relevante para alguém. Será que me expressei mal em algum momento anterior?

Por clareza, quando eu digo que as publicações relevantes não somem, eu não estou falando da página de relevantes. Se a gente for definir que "sumir" é não estar na primeira página de relevantes, então eu vou concordar e até torcer para que todas as publicações que eu já li "sumam" e que novas "apareçam".

Achei que eu sempre tinha deixado claro que falava sobre os acessos que continuam ocorrendo às publicações relevantes mesmo após saírem da lista de relevantes, mas talvez eu não tenha sido claro como pensei.

Eu sempre estava dizendo que as publicações relevantes continuam recebendo acessos de quem pesquisa pelo assunto em mecanismos de busca, pois o TabNews tem bom SEO. Na média dos últimos 3 meses, publicações do TabNews aparecem na posição 17 nos resultados. Note que isso é a média, então publicações que o robô classifica como mais relevantes, aparecem em posições bem melhores que isso, e continuam recebendo acessos por tempo indeterminado.

Publicações Duplicadas

E não vejo relação entre nada do que foi dito acima com publicações repetidas sobre um mesmo assunto. Para mim a relação é praticamente desprezível. Nem mesmo uma publicação presente na primeira página de relevantes evita que sejam criadas novas publicações sobre o assunto. Imagino que seja até um incentivo em alguns poucos casos.

Quem não quer criar publicações duplicadas sempre teve meios de pesquisar, mas quem só quer publicar algo, vem aqui e publica sem pesquisar, e isso não deveria ser um problema. Não vale a pena lutar contra isso.

Imagino que sejam raros os casos de alguém que publicou algo duplicado só porque pesquisou e não encontrou uma publicação parecida que já existia. Deve ser muito mais comum quem publica algo duplicado propositalmente porque viu que publicações sobre determinado assunto rendem mais TabCoins.

O que podemos fazer quanto a isso? Talvez:

  1. Sempre sugerir ao usuário pesquisar sobre o conteúdo na tela de criar nova publicação.
  2. Pesquisar automaticamente conteúdos semelhantes ao clicar em publicar e, caso haja resultado, pedir confirmação se quer publicar mesmo assim.

Pelo histórico dos Termos, da página Sobre e dos avisos em publicações curtas, imagino que seriam só mais mensagens ignoradas. Mas mesmo assim isso deveria ser implementado quando for viável.

Ranqueamento

Se você fica incomodado com o ranqueamento repetir o destaque para certos assuntos, eu lhe entendo, pois também fico incomodado, mas aí podem ser duas situações:

  1. Os assuntos são realmente relevantes e, mesmo que já existam outras publicações parecidas, eles trazem novidades para a maioria dos usuários.
  2. Os assuntos repetidos são relevantes apenas para uma minoria dos usuários, ou até são relevantes para a maioria, mas não precisam de destaque com tanta frequência, pois não trazem novidades.

Se estivermos no caso 1, então está tudo dentro do esperado. Mesmo que a gente não tenha interesse sobre o assunto e não vá ler, já é útil saber o que a maioria está interessada. Concorda?

Já se estivermos no caso 2, temos que melhorar o sistema de qualificação de conteúdos.

No estado atual do TabNews, nada indica que estamos sempre no caso 1. Provavelmente oscilamos bastante entre os dois caso, mas o ideal é considerarmos que estamos no caso 2, e que temos que melhorar a qualificação.

E o melhorar no momento, para mim, é aumentar a quantidade de qualificações.

Pesquisa e Organização dos Conteúdos

Sem dúvidas ainda temos muito para trabalhar nisso. Precisam ser desenvolvidas formas da moderação, ou qualquer usuário, poder agir para organizar conteúdos que poderiam ser unificados ou linkados entre si de alguma forma. Talvez:

  1. Moderadores podem marcar conteúdo como duplicado.
  2. Usuários com maior relevância podem marcar conteúdo como duplicado.
  3. Qualquer usuário pode marcar o conteúdo como possivelmente duplicado. Após isso, moderadores ou usuários com maior relevância podem confirmar ou descartar a marcação.

Ao confirmar conteúdo duplicado

  1. Exlcuir
  2. Fundir
  3. Redirecionar
  4. Bloquear

Conclusão

Temos muito trabalho ainda 🤝

1

Ah, agora ficou mais claro, obrigado por esclarecer.

Então o problema é o mesmo de sempre: as pessoas não pesquisam antes de postar algo. Se pesquisassem mais, não precisariam postar de novo a mesma coisa. Não sei qual a solução ideal, pelo jeito nenhum site conseguiu resolver.

Na verdade a solução é "simples": a página de publicação não pode ser tão fácil, tem que criar mais fricção, forçar a pessoa a pesquisar e pensar sobre o que vai escrever, etc. Mas como isso gera menos engajamento (menos gente publicando, aumenta a frustração, "que site chato, só quero postar", etc), nenhum site teve coragem de implementar. No fundo, eles preferem que seja mais fácil pra mais gente postar, mesmo que gere esses problemas todos.

1

Não sei até que ponto isso é bom. Eu prefiro que as respostas ficassem concentradas no mesmo post, em vez de ter trocentos posts espalhados com o mesmo assunto.

Justo, entendo e concordo que, quando isso passa do limite, fica ruim de consumir (ao menos para quem está se dando o trabalho de filtrar as coisas no Recentes). Mas ainda confio que exista uma quantidade de repetição que seja saudável para o ecossistema e para desencadear conversas em "estados de espírito" diferentes, meio que alinhado com o início do seu último parágrafo 🤝

O TabNews ainda é muito imaturo em features relacionadas a busca e com essas features disponíveis, fica muito mais fácil conseguir controlar esses problemas apontados 💪

Em paralelo, acabei de lembrar que não respondi o seu email!!! To indo lá 🔥