Executando verificação de segurança...
1

Construindo a base de programação — de um estudante para outro

Uma das coisas mais comuns para quem começa a estudar qualquer coisa é se sentir perdido pela sobrecarga de informações. Na área tech não é muito diferente; existem inúmeras formas de se começar a estudar na área.

Pensando nisso, e como alguém que ainda está trilhando o caminho do aprendizado em programação, resolvi não escrever sobre uma "forma correta", mas compartilhar uma forma que faz sentido baseado na minha vivência e nas minhas necessidades como estudante, desde quando eu tinha zero noção de desenvolvimento até hoje, onde continuo aprendendo e evoluindo, mesmo sem alguém guiando todos os passos.

A Base: Internet

Em primeiro lugar, eu diria que é preciso aprender de forma teórica o que é a internet, sua história e alguns conceitos-chave como HTTP, WWW e como a internet trafega no mundo. São conceitos meio bobos, mas eles serão úteis, já que todo iniciante em programação vai trabalhar - queira ou não - com algo da web. Embora pareçam simples, esses conceitos são essenciais para a base de conhecimentos mais avançados que qualquer iniciante em programação inevitavelmente utilizará ao lidar com aplicações web.

Lógica de Programação

Ainda no início, o segundo passo seria aprender lógica de programação com uma linguagem ou mesmo com o Portugol. Particularmente, eu não ligo o suficiente pro Portugol ou pseudocódigo para indicar ele para alguém, mas também reconheço que no primeiro contato com código, pouco importa se você vai usar Portugol ou Fortran, contanto que, de fato, você aprenda a estrutura básica de um código, estruturas condicionais e de controle como If, Else, Switch, For, While e Do-While.

Foco na Linguagem

Depois de ter alguma noção sobre os tópicos acima (e digo isso porque frequentemente você vai voltar a exercitar esses tópicos), você começa a de fato se antenar na área. Aqui, de fato você começa a estudar alguma linguagem de forma mais profunda com cursos no YouTube, artigos do Medium, sites como W3Schools e outros. Independente da linguagem que você escolheu, se você a dominar, essencialmente, migrar para outra não é difícil; na verdade, será um processo natural.

Mão na Massa

Após algum tempo estudando a linguagem, seus padrões, suas funções e como ela se comporta, você provavelmente já está pronto para simplesmente testar em projetos reais. E entenda "pronto" como maneira de falar; nunca estaremos prontos até tentar de fato, mas também é fato que você só consegue se avaliar sinceramente colocando a mão na massa.

Dicas e Recursos

Em suma, esse seria um caminho lógico básico para quem quer começar. Existem coisas que não mencionei, como o fato de você escolher uma área específica para seguir ou não, ou o lugar onde conseguir materiais, porque na realidade, já existe uma ampla gama de material na internet para explicar sobre isso, e no dia a dia como alguém dessa área, estudar e analisar sozinho a partir de alguma base será comum.

Finalmente, algumas indicações de materiais que são úteis não só para quem começa do zero, mas até para o cara que está todo dia debugando código e cometendo os mesmos erros:

Esses materiais têm uma base que eu uso particularmente nos meus estudos com uma alta frequência, mesmo fazendo cursos e estudando numa universidade, pois são conteúdos bem estruturados, bem explicados e dão a base para que possamos avançar a partir daí.

Pra Finalizar

Concluindo com um conceito importantíssimo, não importa o quanto você sabe até o momento em que você decide que não sabe o suficiente para parar de aprender. Essa área exige que nossa mente esteja sempre sendo desafiada, então não se acomode!

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Muito obrigado pela contribuição meu amigo. Desses eu só conheço o Deschamps, mas concerteza vou dar uma olhada nos outros