Executando verificação de segurança...
2

Vibe coding eu vejo como "vibre coding".

Você pega uma moeda, lança no poço do ChatGPT, faz um desejo e "vibra" para que o "coding" faça exatamente o que pediu.

Mas isso é moda. Se concentre na base e em entender como as coisas funcionam.

O conselho que eu posso lhe dar é: absorva tudo o quanto possa agora. Estudar fica mais difícil com o passar do tempo. E eu adoro estudar, sou muito curioso - mas com família é um desafio.

E começa a pegar uns freelas pequenos. Conhecimento sem aplicação prática não resolve nada. Coloca no Tesouro, compra terreno, etc.

Um outro conselho: estude muito inglês, se ainda não está fazendo está a perder tempo.

E mantenha essa sua "energia social", mesmo que temporariamente. Sou anti-social, mas tive que aprender a "disfarçar".

O mundo é global e pequeno hoje em dia principalmente. E coisas boas e ruins existem em qualquer lugar.

O mais importante é você fazer o que gosta que o resultado vem depois.

Carregando publicação patrocinada...
1

Agradeço muito pelos coselhos!!!

Sobre o vibe conding eu tenho um exemplo, mas ele é meio estranho...
Se você perguntar pra um vendedor de entorpecentes os malefícios do produto que ele vende, ele simplesmente vai tentar te persuadir que não existe ou que não há tantos problemas naquilo. A mesma coisa acontece quando o Sama, Jesen Huang, Elon Musk fala sobre ia em público. Se vibe codar vosse a solução, startups (ou até big techs) já estariam aderindo isso por poder ser menos custoso. É claro que algumas tentaram surfar na onda, mas perceberam que é um tsunami e vazaram fora (a maioria com tempo e dinheiro perdido).


Graças a Deus eu moro no estado de Goiás, e aqui temos um curso de inglês gratuito que o estado fornece para os alunos (se não me engano apenas de colégio estaduais) do 1-3 ano do ensino médio (GoEnglish), graças a ele evoluí bastante na escrita e um pouco na fala.


Na questão de energia social, eu sempre foi um cara muito sociável, saio pra jogar um vôlei/futebol quase sempre, tenho 5 amigos verdadeiros (aqueles que posso contar, sei porque já precisei e eles me ajudaram), conheço eles a mais ou menos 5 anos. Sempre gostei muito de mostrar o que aprendi pra mais pessoas, vai que alguém também se interessa.


Eu estou enfrentando muitas dificuldades em achar freelas, e um dos motivos que identifiquei é falta de portfólio. Eu passei muito tempo estudando e praticando sem desenvolver apps que "provam" minha competência. No exato momento estou desenvolvendo o meu app de chat com um agente de ia para estudos (logo-logo faço um post sobre) e quando concluir vou entrar de cabeça no desenvolvimento do meu potifólio (já tenho o protótipo dele no figma).

2

Para freela tenta amigos e parentes que tenham algum negocio, vai ser bem mais fácil do que alguém de fato de contratar sem mostrar experiência. Depois desse, você terá mais chances para serviços com "estranhos". Parabéns e boa sorte!