5 dicas valiosas para estudantes desesperados
Você já sentiu desespero por ter tanta coisa para estudar? Ou simplesmente estuda, estuda e estuda e sente que nenhum conteúdo está sendo absorvido? É, também já me senti assim.
Um pouco sobre como tudo começou
Há 7 anos atrás eu era atendente de telemarketing e e queria me tornar um desenvolvedor Front-End.
Pesquisando por aí, descobri por meio de blogs e gente influente da área, o livro “O poder do hábito” (leitura que indico fortemente!). Abdiquei de algumas horas de estudo para ler o livro. E então descobri métodos muito interessantes de como se criar hábitos.
De segunda a sexta acordava às 4h da manhã para estudar, entrava no trabalho às 8h, de lá eu ia pra faculdade e chegava em casa 00h. Fora os incontáveis finais de semana que passei estudando.
Era uma loucura.
O indício do problema
Estudei muito, muito mesmo, mas sentia que não estava aprendendo (mesmo aplicando os estudos em projetos pessoais). Recebi 9 respostas negativas em entrevistas de emprego, então veio o desânimo e o esgotamento mental.
Fiquei cerca de 2 meses sem estudar nada. Sem abrir um livro para estudar, sem escrever uma linha de código e nem mesmo abrir um blog sobre programação.
Quando coloquei a cara nos estudos de novo, vi alguns artigos de como alcançar objetivos nos estudos sem ficar louco, sobre métodos de estudos como, por exemplo, a técnica do Pomodoro. Mas mesmo me organizando melhor, eu não sentia que estava aprendendo de verdade.
Foi ai que encontrei uma palestra chamada “Aprendendo inteligência” e um livro do mesmo nome do Professor Pierluigi Piazzi.
A diferença do aluno para o estudante
Depois de ver a palestra e também ler o livro, descobri algo interessante: eu estava sendo um aluno dos cursos que fazia e não um estudante. Muitos de nós temos o hábito de ir fazendo (copiando) o que o instrutor do curso, vídeo-aula etc, vai fazendo e isso é um risco ao aprendizado de verdade, pois muitas das vezes no outro dia já esquecemos o conteúdo passado.
Então algumas dicas que posso te dar sobre como estudar melhor são:
-
Não digite quando for anotar algo. Sempre escreva anotações, nomes, lembretes a mão. Ou seja, o velho método da caneta e papel. Estudos comprovam que o aprendizado é mais eficaz quando escrito a mão.
-
Reveja suas anotações antes de dormir, pois o cérebro escolhe o que irá armazenar em sua memória durante o sono.
-
Tire dúvidas, todas elas! Sempre que possível, pergunte sobre o assunto relacionado a sua dúvida. Pesquise, anote, debata.
-
Faça resumos sobre o que você está aprendendo. Aprendemos melhor quando temos que expor nossas ideias.
-
Estude pouco, mas estude consistentemente, estude todos os dias.
TL;DR
Seja mais ativo quando estiver estudando, faça resumos, mapas mentais, escreva a mão, tire dúvidas e crie o hábito de estudar. Estude pouco, mas estude melhor e com consistência.
links úteis:
Aprendendo inteligência (livro);
Aprendendo inteligência (palestra);
O poder do hábito;
Fontes:
The pen is mightier than the keyboard (estudo em inglês);
Escrita à mão ajuda a fixar mais dados (blog do CPV);
Escrever à mão é importante para o cérebro (Estadão);