Executando verificação de segurança...
1

Como saber a hora de desistir do SaaS?

Digamos que você ao montar e estruturar seu SaaS, pulou alguma etapa (ou fez mal feita) e acabou desenvolvendo um SaaS sem potencial de dar certo.

O que você faria nessa situação? Em que ponto é válido desistir do seu sistema implementado pra ir pra cima de outra ideia?

Um dos caras com mais sucesso na gringa no nicho de SaaS é o @levelsio no X, e de acordo com esse post ele já criou VÁRIAS soluções que falharam.

Mas e se na primeira ou na segunda, ele tivesse insistido, não tivesse desistido? ele provavelmente não teria sucesso, pois era uma ideia ruim. Como saber se devo ir pra próxima?

Carregando publicação patrocinada...
4

Meus 2 cents:

Vou usar a palavra "SaaS", mas entenda como: SaaS, projeto, cliente ou atividade remunerada.

Primeiro ponto: SaaS nao eh filho, nao se apegue - se nao atender as expectativas, manda para a vala.

Segundo ponto: Orcamento/Budget - estabeleca um teto que voce pode gastar com o SaaS

Terceiro ponto: Minta para todos, mas nao minta para voce mesmo: as vezes voce precisa dizer a todos ao seu redor que o SaaS esta indo super bem (nao eh o ideal, mas faz parte). Mas em hipotese nenhum minta para si mesmo ou se iluda.

Quarto ponto: Nao gaste vela boa com defunto ruim: um SaaS pode virar um poco sem fundo, entao cuidado para nao colocar dinheiro sem fim de uma fonte lucrativa (p.ex. salario) so para manter o SaaS vivo. Respeite o teto (segundo ponto).

Quinto ponto: Contratos nao sao feitos para quando tudo da certo e tem dinheiro a rodo, sao feitos para quando tudo da errado e os socios apontam o dedo na cara um do outro: tenha um contrato bem feito definindo as responsabilidades de cada socio e o que acontece em caso de dissolucao da sociedade - voce monta a sociedade com a branca de neve mas quando vai separar, eh a bruxa mah que aparece para negociar.

Sexto ponto: Contabilidade separada: cada item gasto no SaaS tem de ser contabilizado (nao precisa ser para fins fiscais, mas para voce saber a quantas anda a realidade). Tuas horas entram nesta conta tambem.

Setimo ponto: Nao existe vento bom para navio sem rumo: estabeleca algumas metricas (p.ex. numero de clientes, faturamento, etc) para acompanhar se o negocio esta indo para frente ou nao. Nao eh para ser algo rigido - mas voce precisa ter uma ideia de para onde esta indo e onde quer chegar.

A analise se qualquer projeto (seja um SaaS, um cliente ou alguma atividade) deve continuar ativo eh: custo de manutencao.

Nao significa que ele esteja dando lucro ou nao, ou quanto de lucro - mas sim o custo final de mante-lo no ar.

As vezes manter custo de manter o projeto funcionando eh residual (p.ex. renovacao de dominio ou renovacao de hospedagem), entao eh mais facil.

Agora, tem projetos que o custo residual em si eh baixo, mas o custo de 'horas/homem' de atencao necessaria eh alto, entao cuidado aqui.

Tempo ? Isso varia muito, mas se com o SaaS no ar ele nao comecar a dar retorno em 3 meses, acende uma luz amarela. Uso o bom senso, mas a demora em retorno nunca eh um sinal positivo.

Deu errado ? Tudo bem, encerre a atividade, junte os cacos e parta para a proxima. Por isso o quarto ponto: para evitar que um SaaS que deu merda arruine tua vida.

Existem excecoes ? claro que sim - tem projetos que levam anos para dar retorno. Mas isso tem de estar previsto no planejamento inicial.

Ultima dica: EMPRETEC do SEBRAE - fala sobre tudo isso e mais um pouco. Eh um curso muito bom (e pratico) sobre empreendedorismo. Vale a pena.

3

Não existe uma fórmula para isso, envol ve muitas coisas contextuais e até pessoais. Sempre é possível ser cedo demais ou ter demorado mais que devia. Ninguém tem como responder, absolutamente ninguém, pode ver alguns dos empreendedores mais conhecidos que tiveram muito sucesso com algo, raramente consegue reproduzir, não acertam em quais negócios vão pra frente ou não, investem em um monte de cosia errada e afundam vários negócios por diversas razões, desde falta de mercado até falta de pessoas comprometidas e capacitadas com o negócio.

Há uma chance ligeiramente melhor de saber se a pessoa deve parar de empreender, porque algumas pessoas seguem um padrão e não conseguem mudar, então a chance de acertar mais quem vai naufragar é maior, mas o oposto não é tão certo assim.

Isso não é muito diferente do que eu falo sobre as pessoas quewrerem uma solução mágica, uma resposta definitiva, qual é a melhor decisão: https://www.tabnews.com.br/maniero/faq-do-programador-perdidao.

S2


Farei algo que muitos pedem para aprender a programar corretamente, gratuitamente (não vendo nada, é retribuição na minha aposentadoria) (links aqui no perfil também).