Executando verificação de segurança...
17

Este é o melhor momento para você procurar oportunidade como Jr!

O termo Jr anda muito deturpado na internet, o que acaba causando uma onda frustrações (quase uma histeria coletiva) de estudantes e curiosos ainda em fase de fundamentação.

Mas o que mais observo nas comunidades, principalmente aqui no tabnews, o camarada aprende o básico da tropa HTML/CSS/Javascript e malemá uma lib de criação de interface e já se considera apto a se candidatar a vagas e resolver problemas de nível Jr, isso pode até ter dado certo anos atrás...

Mas hoje, o que você entende de fundamentos e como comprovou para você mesmo que está pronto? Hoje existe inúmeras plataformas para medir suas habilidades técnicas como: leetcode, codewars, hacker rank etc, e se eu fosse um entrevistador e te desafiasse a resolver um simples problema algoritmico nessas plataformas, você acha que conseguiria?

Você não precisa responder com sim ou não, simplesmente vá desbravar e desenvolver as suas habilidades e provar para você mesmo.

O mercado está cheio de Jr's que não sabem o básico de algoritmos e estruturas de dados, e uma coisa que precisam entender é que ninguém vai te contratar (ao menos não deveria) por saber algumas bibliotecas frontend ou backend, mas sim para resolver problemas, essas tecnologias são apenas facilitadores.

Pare de ficar apenas copiando e colando código e vá programar, vá se desafiar e se desenvolver de verdade, tente resolver problemas de programação. Você naturalmente passará a conquistar confiança, e quando provar para sí mesmo do que é capaz, este será o melhor momento para você procurar oportunidade Jr!

1

Concordo com o número de Programadores mal preparados no mercado. Mas não creio que esse seja "o melhor momento". Infelizmente está quase impossível conseguir vagas mesmo com as qualificações corretas para esse nível. O número de vagas é diminuto e o processo seletivo se tornou ineficiente e francamente: estúpido. Claro, isso não é culpa dos recrutadores, a oferta gigantesca de candidatos distorceu o processo. No fim das contas, o título do seu post só passa a ser verdade em um caso: Quando você tem alguém pra te indicar. A demais, não importa o quão bom você seja, se não há ninguém para atestar.

1

Não sei como está a sua situação, mas para ser honesto, mesmo com a bolha "inflada" posso dizer que nunca precisei de indicação alguma. Talvez eu não tenha me expressado da forma correta mas, quando digo "o melhor momento" não é no sentido de ter muitas vagas abertas para juniors, o que de fato não tem para a "quantidade que vem surgindo". Disse que existe o tempo certo para o camarada se expor as vagas, pois o que está acontecendo é muita gente incapacitada se candidatando na esperança de contar com a sorte, e isso sim acaba atrapalhando os processos seletivos de quem realmente está preparado, que domina os fundamentos e já é capaz de entregar soluções mesmo que sejam menos complexas.

1

Claro. Entendi o seu ponto. Discordei um pouco do título. Mas sua colocação foi perfeita: as pessoas despreparadas estão atrapalhando completamente o processo de todos. A situação está deprimente. Se me permite perguntar. Como foi seu processo seletivo? Adoraria ouvir sua experiência. Estou um pouco pessimista e seria interessante ouvir como foi para alguém que já conseguiu.

1
0
1

É algo que eu vi sendo dito em outros contextos, mas creio que se encaixa aqui também. Essa geração está muito acomodada com as facilidades e praticidades que vieram surgindo, tornando-as preguiçosa e incapazes de buscar as coisas por conta própria. Então em meio a tantas pessoas despreparadas, aquele que fizer o essencial já estará se destacando dos demais.

"Homens fortes criam tempos fáceis e tempos fáceis geram homens fracos, mas homens fracos criam tempos difíceis e tempos difíceis geram homens fortes" - provérbio oriental.