Se você está migrando de área e já está na casa dos 40 anos NÃO PERCA TEMPO.
Para Backend
É comum ver gente boa se perdendo na hora de migrar para a programação, especialmente na escolha da primeira linguagem. Não cometa esse erro! Não perca tempo! Se você tem 40 anos ou mais, saiba que terá no máximo uns 20 a 25 anos de trabalho ativo pela frente. Por isso, não dá para se aventurar em modismos como o último framework JavaScript ou em opções mais recentes como Rust ou Elixir.
Sua escolha deve ser por linguagens que já provaram seu valor e que continuarão relevantes e bem remuneradas. Pense em gigantes como Java, C++ e C#. "Ah, mas eu não gosto de trabalhar com código legado!" Deixe de frescura! Você quer um emprego estável ou não? Focar nessas tecnologias garante muitas oportunidades.
Para Frontend
Esqueça essa ideia. Isso é para pessoas jovens que ainda moram com os pais. Além do que o frontend é uma área dinâmica e em constante evolução, o que por si só já exige uma atualização e aprendizado contínuos. Se a sua prioridade é estabilidade e longevidade com menos "modismos", o backend pode ser um caminho mais direto para você.