Executando verificação de segurança...
3

Minha Ideia de um "Open Finance" para IA

Já existe um “open finance” das memórias de uma IA?

Vou explicar: basicamente, o open finance permite compartilhar dados financeiros entre instituições financeiras. Então você consegue gerenciar saldos, históricos e transações do Nubank mas dentro do app da PicPay.

Na área da inteligência artificial, surgirão cada vez mais empresas e chats novos. E pra cada sistema novo, você teria que re-explicar pra IA suas informações básicas, preferência de respostas, necessidades, para então começar a trabalhar com ela.

Minha ideia (meio utópica, talvez) chamada “Open Memory”: interoperabilidade segura das memórias geradas de uma IA para outra. Um ecossistema colaborativo e centrado no usuário.
O usuário se torna o dono da sua memória digital e passa a usar diferentes IAs para diferentes trabalhos. Empresas de IA competiriam, não pela exclusividade dos dados, mas na melhor forma de usá-los para oferecer a melhor experiência.

Você acha que o futuro da IA caminha pro Open Memory? Ou a tendência das empresas é manter as memórias do usuário em seus próprios cofres?

Carregando publicação patrocinada...
4

Empresas de IA competiriam, não pela exclusividade dos dados

Mas é exatamente isso que as empresas NÃO QUEREM

Quanto mais barreiras você tiver para sair de uma empresa melhor para elas

1

Sim, concordo com você; as empresas não querem. As fintechs e bancos também não queriam abrir seus dados e sair do "lock-in". Mas foram obrigados a aderir ao Open Finance porque os governos e reguladores (ex: BCB, União Europeia) perceberam que travar os dados causava pouca inovação, serviços ruins e não estimulava a concorrência das fintechs com os bancões. Então criaram normas para abrirem seus dados com o consentimento do cliente.

Por isso eu cheguei à analogia do OpenMemory. No futuro, os regularoes (ex: LGPD, GDPR, etc.) podem obrigar as empresas de IA a oferecerem a portabilidade de memória. Isso beneficiaria todo o ecossistema.

1
0