Executando verificação de segurança...
5

Gmail em modo basic HTML

Recentemente notei que o GMail não disponibiliza mais a opção para acesso da ferramenta em modo basic HTML. A funcionalidade era útil para evitar a telemetria constante que a plataforma standard possui, indesejada quando em algumas situações de banda de dados limitada.

No entanto, buscando por uma resposta para saber se ainda havia uma forma de forçar esse tipo de interface mais simples, encontrei o link

Interface basic HTML
https://mail.google.com/mail/u/0/h/1pq68r75kzvdr/

Interface Standard
https://mail.google.com/mail/u/0/?nocheckbrowser

Ainda não sei se é uma experiência do Google remover o link que permanecia logo abaixo da listagem de emails ou se já é uma atitude definitiva do desenvolvedor de manter somente a interface clássica, descontinuando em breve a interface antiga.

Update 20240401T1309Z - A opção de acesso no modo basic HTML por meio de link na barra de enderenço não está mais disponível há algumas semanas.


PS: Realizando uma medida na carga da página principal, visualizando 10 mensagens por vez.
Standard: (512 requests) 6 620 658 Bytes + telemetry
Basic HTML: (12 requests) 22 267 Bytes
for Mobile: (13 requests) 16 916 Bytes

[Keywords: basic-HTML, gmail, html-mode, telemetry] // for [index|filter]ing purposes

Carregando publicação patrocinada...
1
1

Acredito que o Google não ira matar a versão simples, só vai deixar ela escondida, provavelmente o heatmap mostra que poucas pessoas clicam ali, e o gmail é uma fonte muito grande de dados para anúncios, ter a opção sem telemetria já é um tiro no pé kkkk, mas acho que vão manter pra quando o site detectar uma velocidade baixa de conexão o site carrega a versão simples.

Conteúdo excluído
1

Olá @alberto255!

Muito obrigado pela sugestão do InboxPager! Eu não o conhecia e usava o openssl via linha de comando!

Sua ideia de empregar um cliente de email traz vantagens como, por exemplo, a requisição sob demanda e a autenticação diferenciada (que pode ser revogada, já que ferramentas de terceiros usam um token em vez de password da conta GMail.)

A preocupação que às vezes preciso ter é saber qual aplicação está consumindo dados da rede e o motivo enquanto não estamos usando determinado website aberto em uma aba. Como você lembrou, em sistemas com muito pouco recurso computacional e/ou banda de dados limitada, as interfaces mínimas são uma boa opção.

No que se refere ao consumo de dados do GMail Standard em background é muito pouco se comparado a vários outros websites que exploram recursos sem que o usuário perceba. Contudo, esta prospecção deve estar clara nos termos de uso do site que aos poucos os usuários têm dado importância para sua leitura : ).

Seria muito útil empregar uma ferramenta que apresente um mapa com a posição aproximada de todas as conexões que partem do sistema, indicando o volume de dados trocado (in/out). Caso eu encontre e me lembre, postarei aqui para enriquecer seu comentário :). Mais uma vez, muito obrigado!