Executando verificação de segurança...
10

Meu primeiro projeto no ar depois de tomar 2 prejuízos.

Em um certo momento da minha vida eu decide que iria ser programador, o ano era 2016 eu estava trabalhando em um shopping na escala 6x1 até que em um certo dia eu conheci um técnico de Tecnologia.

O cara foi na loja em que eu trabalhava naquele shopping concertar o PDV (ponto de venda), ele abriu o computador é depois de 15 minutos a maquina ligou é ele foi embora, eu que trabalhava lá como estoquista das 7 da manhã é em um dia mais tranquilo até as 19 horas eu decidir, quero ser da área de tecnologia.

No dia seguinte eu já procurei o Senai para fazer um curso de informática, depois de 6 messes eu já estava com certificado, mas ainda precisava fazer a faculdade, então procurei um curso é depois de muita pesquisa eu resolvi fazer Analise é desenvolvimento de sistemas, durante este curso eu descobrir que eu queria programar, na época eu estava com 28 anos então não tinha muito tempo a perder.

Em uma manhã de folga eu descobrir o curso em vídeo, é comecei o curso de Python, mas eu não gostei do Python, então pesquisando mais um pouco eu descobrir do Csharp, mano eu amei essa linguagem, todo tempo que eu tinha eu estudava essa linguagem.

Depois de alguns problemas no trabalho devido eu querer entrar é sair no meu horário para estudar, a gerente me demitiu, como eu só sabia programar no promet é fazer comandos eu não estava pronto para entrar na área de tecnologia, 6 messes depois eu consegui um emprego como auxiliar de serviços gerais em uma fabrica de curativos, nesta empresa eu trabalhava de segunda a sexta, a minha qualidade de vide já tinha melhorado 89%, mas eu ainda queria trabalhar na área de tecnologia.

Eu tentei entrar na área de tecnologia varias vezes enviando currículos fazendo projetos é fazendo posts todos os dias no LinkedIn, depois de 2 anos eu não consegui nada, então eu decidir que eu iria empreender na área.

Comprei um computador melhor e pedi conta da empresa em que eu trabalhava, logo em seguida eu procurei grupos de tecnologia no facebook e fazia postagens sobre meu projetos, até que eu consegui meu primeiro cliente.

Ele queria criar um site para estudantes de concursos públicos, eu que já tinha estudado muito Csharp é JavaScript pensei que eu iria conseguir fazer aquele site, combinei o pagamento é ele deu entrada de 20%, eu prometi que entregaria tudo em 6 messes, bem como todos já sabem eu não consegui, tive que devolver o dinheiro com juros devido ao contrato que foi assinado.

Devido a isso eu quebrei e fiquei sem grana, é tive que volta para a clt, eu consegui um emprego como técnico de informática, fiquei muito feliz pois pelo menos eu entrei na área de tecnologia, durante este trabalho apareceu mais uma pessoa querendo um site, desta vez era para criar um site de automação comercial, combinamos o pagamento falamos sobre o projeto é eu prometi entregar em 9 messes, bem se passou um ano, é eu não consegui entregar.

Depois disso eu coloquei na cabeça que programação não é para mim, até porquê desta vez o prejuízo foi bem maior para devolver o dinheiro fiquei 1 ano é 2 messes devolvendo aquela grana que foi parcelado, agora eu tenho 30 anos não da para ficar sonhando.

Mas então uma certa noite mexendo no figma eu criei um projeto, era um site de organização pessoal, quando eu terminei de desenha todas as telas eu pensei, porquê não programar isso, levei 3 messes para fazer este site, sempre que eu ficava preso em um problema eu pesquisava sobre como resolver.

Após muito tempo de dedicação e superação de obstáculos, finalmente realizei meu sonho de construir um site completo do zero. A jornada foi desafiadora, marcada por aprendizados valiosos e momentos de frustração. No entanto, cada obstáculo superado me impulsionou a buscar conhecimento e aprimorar minhas habilidades. Através deste projeto, tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos em JavaScript, ASP.NET e MySQL, além de aprender a configurar um servidor e registrar um domínio. Apesar dos percalços, a sensação de ver meu projeto tomando forma e estar disponível online é indescritível.

Eu consegui fazer um projeto completo, é mesmo sem ser remunerado por isso foi maravilhoso a aprendizagem, logo abaixo esta o link do meu projeto no ngrok e o link do domino do site que eu coloquei no ar.

gagedev.com.br
https://9d06-189-56-20-98.ngrok-free.app/Account/Login?ReturnUrl=%2F

Carregando publicação patrocinada...
2

Você é totalmente capaz, só tem que ter mais pé no chão. Muitos projetos desses tipos têm uma EQUIPE e não 'euquipe' no modo mais puro do indie hacker. Já me pediram para desenvolver uma plataforma de vídeo aulas para uma faculdade privada e obviamente ouviram de um lindo e sonoro não.

As pessoas não têm a noção da complexidade que é desenvolver um sistema, utilizar diversas linguagens, tecnologias diferentes, código clean, baseado em dry, kiss, solid bugs que surgem do nada e você tem que resolver para não ficar travado naquela funcionalidade, prazos para cumprir etc.

Por isso que agências especializadas em desenvolvimente contam com diversos profissionais na área front, designer, backend, devops, uma equipe para dividir o serviço e conseguir não demorar muito para entregar o resultado.

Tô desenvolvendo um sistema simples de vendas só para a minha mãe e quando você vai fazer a modelagem do banco de dados, já dá pra perceber o tamanho da estrutura do projeto, que basicamente é só entrada de compras, gerenciamento de clientes, produtos, estoque e vendas.

Vai alguns anos para chegar onde um QConcursos ou um ERP bling chegou, não é assim em pouco tempo. A questão é que você tem que pegar coisas pequenas, talvez um site aqui ou ali com Wordpress, Elementor, depois um Laravel talvez, ou Next se for o seu gosto. Se quer seguir área desktop, aprender Java é uma boa, bem parecido com C# e tem, na minha opinião, mais mercado. Não precisa ser expert em tudo, nem fazer uma salada de frutas. Só vai estudando um pouquinho de cada coisa no seu tempo livre para ter mais ferramentas na sua caixinha.

2

Cara, você se encontrou! Claro, poder atuar é muito importante, mas tem pessoas que atuam de forma arrastada e não tem mais o "brilho nos olhos". Parece ser romântico, mas isso faz muita diferença sobre a pessoa que vc quer ser! Continue sua jornada, troque idéias, continue na busca!

1

ASP.NET é caro para seu cliente. É adequado apenas para projetos grandes e a maioria são legados, dificilmente alguem acorda um dia e fala que vai fazer projeto novo em .NET ou linguagem dependende do Windows. Sugiro correr atrás de alguma linguagem mais atualizada para complementar seu conhecimento. Next, Node ou até um PHP são tecnologias super baratas e atuais no mercado.

5
2

.NET é open source a vários anos já e o ASP.NET funciona perfeitamente no Linux. Na verdade funciona até melhor que no windows. E sobre "buscar uma linguagem mais atualizada". C# é uma linguagem moderna e o Asp.Net core é provavelmente o melhor framework web da atualidade. Tanto pela performance inacreditável quanto pela versatilidade absurda que ele ganhou durante os anos. Recomendo rever o que conhece sobre essa plataforma. Vai se surpreender com o que vai achar.

1

Realmente as facilidades do ASP .NET são su reais de tão boas, eu até tentei usar outros frameworks mas admito que eu estou na minha zona de conforno no ASP .NET.
Recentemente eu comecei a desenvolver com .Net Maui, como ele permite programar para Windows é Android ao mesmo tempo essa será outra tecnologia na qual eu vou me especializar.