Executando verificação de segurança...
4

Olá, tudo bem?

Eu vou me apresentar aqui pois vendo um produto exatamente igual ao seu, mas no mercado Russo.
Eu moro no Cáucaso (Geórgia) e vou à Moscou regularmente para estudar as tendências, foi quando decidimos algumas semanas atrás iniciar nesse nicho também. Minha sócia é Russa, ela toca o comercial e eu a parte técnica.

Não vou colocar o link do produto para não parecer que estou promovendo, mas se você autorizar eu publico depois, você pode traduzir e fazer o onboarding para estudo.


UX/UI - Primeiro problema

Seu onboarding não tem "vida", é necessário repaginar o dashboard com um estilo mais moderno, e já que você precisa validar logo, utilize o replit no modo design.

Outra questão é aquele formulário gigante e pouco intuitivo, eu fui criar a minha página e bateu uma "preguiça" quando vi o número de campos. Lembre-se, você precisa entregar o resultado com o menor esforço possível, mesmo que ainda esteja incompleto.

Sugestão:

Substitua todo o formulário por um único TextField onde o usuário vai explicar em poucas linhas seu produto/serviço, e.g: "Sou uma instrutora de Yoga em Curitiba e procuro clientes". A IA deve ser capaz de abstrair isso, criar a copy e dividir em blocos estruturados, é assim que fazemos no nosso produto.

O usuário, principalmente leigo, não sabe qual tema escolher, que tipo de informação de destaque usar, ele só quer ver o site pronto. Então a IA precisa tomar essas decisões em uma pipeline com base no que ele vende.

Dessa forma você entrega para o usuário um site muito bonito, persuasivo e profissional em menos de 1 minuto.
Com esse choque ele vai ter energia para editar depois, ou usar a própria IA para fazer novas edições (lembre-se de manter a boa UX em todas essas etapas).

Marketing e posicionamento - Segundo problema

Fuja de "crie seu site", porque isso é muito aberto e vai atrair desde um freelancer até uma criança querendo criar uma LP para o Roblox.
Outro ponto é que somos pequenos, e não queremos bater de frente com quem tem "verba infinita" como Wix e Tilda.
Em outras palavras, você precisa ter na ponta da língua que público atingir e voltar toda a sua comunicação para ele.

No nosso caso, atendemos profissionais de marketing e as features caem como uma luva: Clonar landing pages rapidamente mudando apenas o tom; foco em copy persuasiva e conversão; etc.
Não vendemos um criador de sites, e sim um "aumente seu ROAS otimizando copy e testando 10x mais LPs".

Esse é um exemplo de nicho pagante, mas você pode testar outras hipóteses. Uma que pode funcionar é atender professores de inglês que querem algo um pouco além do linktree, mas não querem lidar com um construtor completo como Wix/Tilda.

O ponto chave é se posicionar e adaptar sua comunicação para esse público.

Sobre ADS

Bom, nós usamos o VK Ads que é similar ao Meta na Rússia, Yandex que é análogo ao Google, e AdsGram para anúncios no Telegram pois 99% dos Russos usam TG.

Como o funcionamento é parecido, eu posso te sugerir algumas melhorias antes de pensar em escala.

Foque na Meta por enquanto, porque ao fazer criativos para diferentes públicos você vai conseguir validar, lembra do exemplo anterior? Poderia ser algo assim:

  • Grupo 1 - Profissionais de marketing
  • Grupo 2 - Professores de inglês

Você pode alocar 50% da verba em cada um, criar uma LP separada para cada e ver quem reage melhor. Seu objetivo aqui é o menor CAC. Quanto mais testes, melhor, mas vai depender da sua verba.

No Google Search mantenha só uma campanha de branding mesmo, para quando alguém pesquisar por sua marca consiga te encontrar. Isso acontece muito, a pessoa acessa o anúncio na Meta e vai para o Google pesquisar sobre a empresa, e por isso é importante estar na primeira posição, mesmo que pagando.

Carregando publicação patrocinada...
3

Mande seu link pf... vai ser ótimo

Gostei das sugestões e vou ler mais umas 3 vezes para absorver melhor.
Algumas coisas já até tentei. Por exemplo, ter um formulário com apens um textarea para o usuário informar o que ele quer. (voltei recentemente para o formulário burocrático, pois estava tentando eu mesmo criar os sites e oferecer já pronto para alguns leads).

3

https://bystropage.ru/sozdanie-lendinga/
bystropage é a transliteração de Быстро Пэйдж, que na tradução literal seria algo como “Página rápida”

Aliás, por falar em domínio, um detalhe importante: Coloque algum agente para ficar monitorando as páginas geradas, porque às vezes pode dar problema. Eu perdi um domínio por conta disso, com usuários criando sites de pirâmides financeiras e outras maracutaias 🥲

1

Isso chegou a acontecer comigo também. Criaram um site falso para dar golpes e miha VPN foi derrubada (nao meu dominio).

Duvidas, caso não queira responder alguma, tudo bem :)

  • Foi um negócio lucrativo?
  • Como fez a parte de analytics que vc mostra no dashboard para seu usuário?
  • Escolheu a Rússia por conta da sua sócia ou teve algum outro motivo?
  • Se fosse lançar no Brasil, qual preço seria equivalente ao que vc pratica na Russia?
1

Foi um negócio lucrativo?

Estamos com ROI de 1.3. Isso também porque o LTV ainda não está claro, e o que vale ouro pra gente são os leads. O público de marketing tem demanda por muitas ferramentas que podem ser construídas no futuro, aumentando assim o ticket médio. Enxergamos o construtor como uma porta de entrada para upsell.

Como fez a parte de analytics que vc mostra no dashboard para seu usuário?

Eu uso alguns parâmetros como scroll depth, pausas ativas e tempo de sessão para determinar aquele score. Os dados são enviados por fetch em intervalos regulares passando a LP como parâmetro. O envio é salvo em cache e persistido no banco de dados através de uma rotina no cron, garantindo poucos hits no DB principal.

Escolheu a Rússia por conta da sua sócia ou teve algum outro motivo?

Olha, para responder isso eu teria que fazer um post inteiro, mas vou tentar resumir em uma lista:

  • A Rússia é um mar azul de oportunidades, baixa concorrência porque as empresas ocidentais foram embora mas a demanda ficou. Empresas Chinesas e Indianas estão tentando preencher esse vácuo, mas existe um gap cultural significativo, e por incrível que pareça, Russos e Brasileiros têm uma mentalidade muito próxima, então uma vez que você quebra a barreira do idioma é fácil entender as necessidades.
  • O Russo tem um poder de compra 2.1x maior do que o do Brasileiro, então são menos sensíveis a preço.
  • Custo de anúncios bem menor, principalmente ao comparar o Yandex com o Google.
  • Telegram como canal viável já que é extremamente popular na Rússia, o que te abre uma imensidão de oportunidades, pois quem tentou construir algo para o WhatsApp sabe a burocracia que é, no Telegram você tem tudo built in e com possibilidade de viral (mini app dentro do TG por exemplo).
  • Barreira de entrada alta para concorrentes gringos. Para quem não tem contatos dentro da Rússia é um desafio abrir conta em banco, fazer as pontes, pagar os impostos e estar dentro das normas da Roskomnadzor. Parece algo ruim, mas é justamente isso que tem criado esse oceano azul, que é basicamente uma nova cortina de ferro. É a parte mais difícil, mas que vale a pena.
  • Mercado grande que se torna gigantesco se você expandir para os países da CEI, e sem a necessidade de alterar o idioma, já que quase todos falam Russo como segunda língua.

Se fosse lançar no Brasil, qual preço seria equivalente ao que vc pratica na Russia?

Infelizmente não consigo te responder essa, pois a precificação depende de muitos testes e do modelo de negócio. O que eu te aconselho é fazer entrevistas com seus usuários para ver se o preço atual realmente é o que está pesando na decisão de compra ou não.
Se sua margem ficar apertada, talvez a solução seja trabalhar com upsell.

1

Heigler, só tenho a agradecer pela sua disponibilidade em passar toda essa experiência que você já teve.
Se quiser manter contato meu whatsapp e email estão lá no site do linkfl. Mandando algo por lá te passo contato pessoal.

Grande abraço e desejo muito sucesso para você!