Executando verificação de segurança...
1

Isso ai! Cometa o mesmo erro de 99% dos devs. Seja como um pato, que voa, nada, anda e corre, mas não faz nada direito. O verdadeiro generalista, mas não é especialista em nada.

A verdade dói, me julgam por isso, mas o mercado real é implacável. Sempre vão te pagar pelo nível de profeciência que você tem.

Vou dar uma dica, porque conselho bom é pago. Seja especialista em Java! Eu também trabalho fom Java, mas a diferença é que por eu ser ESPECIALISTA, eu ganho o dobro de um dev mediano generalista. Eu trabalho pra gringa há 6 anos, mas tenho 20 anos de carreira só em Java. Atualmente ganho 11 mil dólares por mês, morando na Europa, que aqui dá em torno 9.400 euros, que é uma fortuna aqui (pra ter ideia, a renda média daqui é de 2.500 euros por mês).

Carregando publicação patrocinada...
1

Ser "especialista" se refere a uma linguagem em específica (como Go ou Java) ou a uma área (como backend)?

Eu pergunto isso por alguns motivos:

  • A primeira linguagem que aprendi "de verdade" foi Go com meu professor de Lógica de Programação;
  • Eu venho "estudando" (mal estudei por muito tempo, comecei a estudar "de verdade" agora) a linguagem desde então – fiz (e estou fazendo) isso pelo mesmo motivo que você disse, de se tornar "especialista" em uma tecnologia;
  • E meu objetivo é trabalhar remotamente (ou não) pra gringa, onde parece que o mercado de Go é bem aquecido.

Me parece que eu preciso ser "especialista" em Go para conseguir uma vaga remota pra gringa – mesmo sabendo que preciso de experiência aqui no Brasil antes (um pouco difícil com essa linguagem) e afiar meu inglês. Então, complementando minha pergunta inicial, o "quanto" eu preciso ser "especialista" para atingir meu objetivo? Eu preciso ser "especialista" também em arquitetura, design patterns, banco de dados (SQL e/ou NoSQL), messageria... e mais?

Edit: vi nos seus comentários que você estava trabalhando na área financeira, pode falar mais sobre isso? Se você trabalha com os dois (TI e financeiro), como foi a mudança, qual área do mercado financeiro te permitiu isso...