Sua Landing Page é uma Droga (e como mudar isso)
Introdução
Eu passei os últimos anos lançando coisas (falhando em algumas, acertando em outras), se tem uma coisa que eu percebi é que eu não tinha ideia de como criar uma boa landing page. Vou compilar aqui um pouco das informações que achei e verifiquei na prática, no final ainda tem um template open source pra caso você queira lançar rapidamente sem se preocupar muito.
Contexto
Eu sei que não é por falta de esforço, eu já criei sites que pareciam lindos pra mim, colocava gigante aquela marca que eu paguei (hoje em dia pelo menos gasta-se algumas horas no ChatGPT) e enchi o saco de algum designer pra ficar do jeito que eu queria (eu tinha orgulho, era o meu bebê), colocava uma frase que eu achava super inteligente e... zero resultado.
Bem, depois de uma boa pesquisa (e produtos falhos), compilei os que me pareceram os 7 motivos principais pra uma landing page fracassar - eu cometi muitas vezes, você provavelmente cometeu também. Essas foram as coisas que eu mudei que mais deram resultado (e algumas coisas opcionais, mas boas também).
TL;DR
- Foque em uma mensagem clara na sua página inteira
- Use headlines específicas e claras que resolvam problemas reais
- Tire distrações desnecessárias
- Mostre seu produto em ação em vez de descrições abstratas
- Inclua provas sociais genuínas de pessoas reais
- Crie Call To Actions orientados a ações e com benefícios claros
- Minimize a presença da sua marca (ninguém se importa... ainda)
- Lance rapidamente com o Landstro pra aplicar tudo isso
Erros
Erro Número 1: Falta de uma Mensagem Clara e Unificada
Muitas landing pages tentam comunicar muitas ideias (features, benefícios, resultados) de uma vez só, isso dilui o impacto de cada solução. Isso confunde o seu potencial cliente, muitas vezes ele nem entende o que você faz direito.
Como Arrumar:
- Identifique UMA grande ideia ou mensagem pro seu produto (foque no principal benefício que você traz ao usuário)
- Repita essa UMA mensagem pela página inteira (não digo repetir exatamente igual, mas tem que reforçar a mesma coisa)
- Garanta que todos os elementos reforcem essa ideia, exemplo:
- O headline é "te ajudo a lançar landing pages que convertem em 2 horas em vez de dias"
- A demonstração do produto mostra exatamente isso sendo feito
- Os testemunhos mostram pessoas falando como conseguiram lançar a página super rápido e fazer vendas
- Faça sua headline ser simples e memorável
Erro Número 2: Uma Headline Fraca e Vaga
Um outro erro muito comum que eu já cometi muitas vezes é justamente isso. Você leva um bom tempo pensando na headline perfeita, chega numa frase inteligente e pensa "quem entender vai amar". O problema é: ninguém vai querer permanecer tempo suficiente no site pra entender sua headline, muito menos comprar o que quer que você tem pra vender.
A headline é a parte mais importante de uma landing page, ela faz quase todo o trabalho inicial, os outros elementos servem só pra reforçar a ideia. Pense no que você quer que a pessoa fique pensando (o benefício que você pode trazer pra ela).
Headline Ruim: O futuro do web design está aqui (não tenho ideia do que esteja oferecendo)
Headline Melhor: Faça landing pages rapidamente (eu sei o que é, mas o benefício não está explícito)
Headline Boa: Construa uma landing page que converte em menos de 2 horas (muito mais específico, consigo ver exatamente o benefício que vou ter)
Como Arrumar:
- Faça headlines grandes e fáceis de ver
- Foque especificamente no benefício que você vai trazer, o problema que você vai resolver pro usuário. A tecnologia legal que você tá usando importa muito pouco
- Seja específico, evite palavras que claramente são muito de marketing (inovador etc). Se conseguir colocar em números pra ficar tangível, melhor ainda
Erro Número 3: Muitas Opções e Distrações
Aí o usuário finalmente chega na sua landing page, com todo o seu sangue, suor e posts no reddit, só pra no fim ele ver uma página poluída com várias opções e desistir do seu produto.
Estamos na era da informação rápida, você tá disputando a atenção da pessoa com várias outras coisas que podem parecer mais interessantes, se além disso sua headline ainda tem que disputar com elementos na própria página pra convencer o cliente, vai ser difícil cumprir esse papel.
Pense no essencial para passar a mensagem que você quer e conseguir do usuário a ação que você quer (seja clicar em um link, coletar o email ou comprar algo). Isso é o que você deve focar, cada link, menu ou opção nova cria uma fadiga mental maior no usuário. Torne pra ele o mais fácil possível de chegar na conclusão que você quer que ele chegue.
Erro Número 4: Descrições Abstratas em Vez de Demonstrações do Produto
A primeira pergunta subconsciente na mente de todo mundo que entra no seu site é "isso vale o meu tempo?", linguagem vaga não responde essa pergunta - as pessoas precisam ver o que elas vão ganhar.
Como Arrumar:
- Adicione uma demo no seu produto tão cedo quanto possível (depois ou até do lado do headline tá ótimo)
- Use imagens, vídeos ou - melhor ainda - demos interativas
- Foque na funcionalidade central, na parte que resolve a dor do usuário (não precisa mostrar cada página do app, todo mundo sabe que você tem um login)
- Tire etapas que podem confundir visitantes novos
Erro Número 5: Falta de Provas Sociais
A gente vive em um mundo de golpes e falsas promessas. A internet treinou as pessoas ao ceticismo com produtos - pedir um email (ainda mais um cartão de crédito) requer estabelecer confiança antes.
Como Arrumar:
- Não use termos genéricos como "usuários", especifique quem seus clientes são (desenvolvedores, designers etc)
- Nunca use avaliações e testemunhos falsos (dá pra ver de longe isso)
- Consiga testemunhos antes de lançar pro grande público se possível (procure conhecidos pra testar, pessoas no X, no reddit ou aqui no tabnews mesmo)
- Mostre (com autorização) fotos de clientes ou logos de empresas que usaram seu produto, publicações que fizeram sobre ele
Sem algum tipo de prova social, suas conversões vão ser ruins não importa quão bom seu produto seja. Um produto bom não é suficiente.
Erro Número 6: Call to Actions Genéricos e Esquecíveis
Depois de ter todo o trabalho de conseguir a atenção e construir confiança, muitas landing pages perdem conversões com CTAs esquecíveis tipo "Sign Up". É pouco, mas pensa que pra muitas pessoas esse pode ser o último empurrão psicológico que faltava pra comprar seu produto.
Como Arrumar:
- Tenha um botão de CTA proeminente em uma cor contrastante. O cérebro da pessoa tem que guiar ela pra esse botão
- Use a fórmula "Verbo + Benefício": "Comece a Converter", "Economize meu Tempo",
- As pessoas vão ter objeções, mas você já pode adereçar algumas logo de cara, em baixo da CTA:
- A pessoa tem medo de colocar um cartão? Comece sem Cartão de Crédito
- A pessoa não quer pagar sem saber se é bom? 14 dias de teste
- A pessoa tem medo de ficar presa? Cancele a Qualquer Hora
- Reforce esse CTA entre 2 e 3 vezes na página em outras seções
Erro Número 7: Obsessão com a Marca
Muitas vezes a gente quer colocar a marca na frente e no centro e bem grande (temos orgulho dela), mas a verdade é que ninguém se importa com a sua marca numa landing page, você não é conhecido. Isso não vai trazer confiança.
Como Arrumar:
- Deixe a marca e nome pequenos
- Deixe isso no canto superior esquerdo, que é onde eles devem estar
- Foque em nomes simples e funcionais, preferencialmente curtos
Lance Uma Landing Page que Converte em Menos de 2 horas
É aqui que entra o Landstro
. Depois de passar por esses problemas, criei o Landstro
, um starter open source pronto pra ir pra produção que implementa esses princípios de cara em AstroJS
. Crie sua landing page em menos de duas horas (Github).
1. Use o Template (5 minutos)
- Vá no Repositório do Landstro no Github
- Clique no botão verde
Use este template
no canto superior direito da página - Crie um novo repositório usando o
Landstro
como o seu template - Clone o seu repositório localmente:
git clone https://github.com/yourusername/yourrepo.git
cd yourrepo
2. Instale as Dependências (5 minutos)
Uma vez no repositório, instale com:
npm install
3. Adicione Sua Logo (10 minutos)
Enquanto instala, prepare sua logo em pelo menos 512x512 pixels, depois:
- Crie um
logo.png
com sua logo (ChatGPT até que não tá tão ruim) - Coloque em
public/images/icon/logo.png
- O processo de build do
Landstro
vai gerar automaticamente os favicons e otimizar a sua logo
4. Configure Seu Ambiente (10 minutos)
Copie o exemplo de variável de ambiente:
cp .env.example .env
Depois edite o .env
com as suas informações:
(Se ainda não tem um domínio, eu uso e gosto do Namecheap, pra emails uso o Postmark.)
# Configurações da Aplicação (Obrigatório)
APP_NAME=O nome do seu app
APP_DOMAIN=seu-domínio.com
SITE_URL=https://seu-domínio.com
[email protected]
# Configurações do Form de Contato (Opcional)
CONTACT_FORM_ENABLED=true # Coloque como `false` pra desativar
[email protected]
# Configurações da Lista de Espera (Opcional)
WAITLIST_ENABLED=true # Coloque como `false` pra desativar
[email protected]
# Notificações de email via Postmark (Opcional, mas Recomendado)
# O Landstro integra com o Postmark pra notificações de emails
POSTMARK_API_KEY=sua_api_key_do_postmark
POSTMARK_FROM=no-reply@seu-domínio.com
POSTMARK_TO=support@seu-domínio.com
# Analytics (Opcional)
GOOGLE_ANALYTICS_ID=G-XXXXXXXXXX # Deixe vazio pra desativar o Analytics
ANALYTICS_DOMAINS=https://www.googletagmanager.com https://www.google-analytics.com
# Links de Social Media (Opcional, mas ajuda muito no SEO)
# Omita pra esconder o ícone correspondente
GITHUB_URL=https://github.com/sua-empresa
LINKEDIN_URL=https://linkedin.com/company/sua-empresa
TWITTER_URL=https://twitter.com/sua-empresa
FACEBOOK_URL=https://facebook.com/sua-empresa
INSTAGRAM_URL=https://instagram.com/sua-empresa
# Navbar (Opcional)
ENABLE_NAVBAR=true # Coloque como `false` pra desativar a navbar
# Preço (em USD, Opcional)
# Coloque como "FREE" pra mostrar um free tier
# Deixando vazio mostra um "Contact Us" em vez de um preço
PRICE_BASIC=9
PRICE_PRO=29
PRICE_ENTERPRISE=99
# Nomes dos Tiers de Preço (Opcional)
BASIC_TIER_NAME=Basic
PRO_TIER_NAME=Pro
ENTERPRISE_TIER_NAME=Enterprise
Se você não passar as configurações do Postmark, o Landstro
vai salvar os preenchimentos de contato
e lista de espera
no banco de dados, mas não vai notificar.
5. Customizar o Conteúdo (60 minutos)
Agora a gente aplica os princípios discutidos:
1. Abra src/components/Hero.astro
e mude o conteúdo com:
- sua headline grande que comunica os benefícios
- A subheadline que expande e fortalece esse benefício
- Um
Call to Action
forte usando a fórmula "Verbo + Benefício"
2. Mude src/components/Benefits.astro
pra focar nos resultados que você entrega, não featuresL
- Em vez de "Analytics Feito por IA" -> "Veja exatamente quais canais geram resultado"
- Em vez de "Armazenamento na nuvem" -> "Nunca mais perca um arquivo importante"
3. Coloque demonstrações do produto na Hero Section
- Um mockup simples é melhor que nada, mas se isso for o que te impede de lançar e começar a coletar emails, lance sem e adicione depois
4. Adicione suas provas sociais em src/components/SocialProof.astro
- Adicione testemunhos reais
- Inclua logos de clientes pra substituir os que estão lá se tiver (ou até logo de lugares que você postou o lançamento, só deixe isso claro)
5. Mude o preço em src/components/Pricing.astro
com seus CTAs orientado a ações
6. Veja Seu Trabalho (10 minutos)
Cheque como a landing page está ficando, rode:
npm run dev
E vá para http://localhost:4321/
no browser. Assim você acessa o servidor de desenvolvimento, podendo ver as mudanças no código refletindo no site em tempo real.
7. Build e Deploy (20 minutos)
Quando estiver satisfeito (não precisa estar perfeito), rode:
npm run build
Isso vai rodar todas as automações do Landstro (otimização de imagens, geração de ícones, sitemaps, setup de banco de dados etc)
Pra deployment com docker:
# Gera automaticamente as coisas necessárias pra produção
npm run prepare-prod
# Deploy com Docker
cd production-build
docker-compose -f ../docker-compose.yml up -d
Ou só use o script que faz isso tudo:
# Isso faz o script ser executável (só precisa rodar a primeira vez)
chmod +x deploy.sh
# Rodar o deployment
./deploy.sh
Esse script carrega as variáveis do seu .env
, faz a preparação para produção, setup dos containers no Docker, verifica configuração de SSL e diz se deu tudo certo.
O processo inteiro leva umas 2 horas do começo ao fim, e você vai ter uma landing page profissional e focada em conversão que de fato funciona.
Lance Agora, Aperfeiçoe Depois
Eu aprendi que uma landing page medíocre exposta a pessoas reais vale infinitamente maisq ue uma perfeita que nunca é lançada. Com o Landstro
você consegue uma fundação sólida pra ir melhorando e adaptando ao seu uso.
Pronto pra construir sua própria landing page? Checa o Github do Landstro
aqui.
Uma outra nota é que eu sou especializado em Back-End, não em Front-End, então se você, desenvolvedor Front-End, tem interesse em contribuir com esse template Open Source, é mais que bem vindo!
Referências
Eu juntei coisas que eu percebi lançando e aprendendo com outras pessoas na internet, esse post é basicamente um apanhado do que alguns caras falam que eu percebi que eram verdade na prática, mais uma pitada de experiências pessoais. Leia os outros também pra saber mais: Neil Patel, Marc Lou, Luis Bacala.