Executando verificação de segurança...
5

[PERGUNTA] Qual seria a forma ideal de lidar com branches concluídas?

Quando concluímos o objetivo de uma branch, qual seria a "boa prática" a ser feita? Deletar? Ou deixar guardado caso uma alteração futura venha por surgir? O que equipes profissionais e consolidadas fazem? To na busca do "know how".

Carregando publicação patrocinada...
9

Excluir. Mas é minha opinião, e trabalho assim.

Tirando branches principais (main, develop), sempre exclua após o merge. Mantenha o mínimo possível no repositório.

Fez merge? Delete a branch. Se precisar do código, ele já está na main pelo merge. Para rollback, use tags ou commits específicos, não branches antigas.

Não acumule branches. O Git já guarda todo o histórico no merge. 100% das vezes você vai preferir trabalhar a partir da main atualizada do que ficar com branches velhas poluindo o repo.

Branches devem ser efêmeras - criou, desenvolveu, mergeou, deletou.

Git é um universo a parte, usamos 20% das funcionalidades pra fazer 80% das coisas do dia a dia. Tem um livro bacana sobre Git que li (tentei na verdade) a uns anos, e está de grátis na Amazon (via Kindle) Pro Git leitura massante, mas completa. O "know how" de fato está ai, independente do que profissionais falam (incluindo eu).

2
1
3
1
1
1

Tinha uma época que eu não gostava de excluir branchs, achava que por algum motivo iríamos precisar dele, mas isso não era verdade pois se você fez merge com o main, o código já está lá em produção e estava já no histórico. Eu até tinha um habito ruim de renomear branchs já mergeadas e deixá-las quietinhas dentro do GIT para 'um dia qualquer...', mas este dia nunca virá. Então nos ultimos anos eu tenho excluído todas as branches depois de um tempo curto, serve também como um controle do que eu já dei merge ou não na main.