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Gerei o famoso Snake com GPT-4o no ChatGPT de graça

Sabe o famoso Snake? Na boa, eu o conheço como o jogo da cobrinha, rs. Gerei ele em questão de minutos usando o ChatGPT.

Não sei se você sabe, mas a OpenAI anunciou nesta segunda, 13/05, o novo modelo de IA chamado de GPT-4o, esse carinha a grosso modo é a "junção" do GPT-4 Turbo + GPT Vision + Whisper, pois ele pode, ver, ouvir e falar tudo em um único modelo.

A grande vantagem de ter um modelo com todas essas funções integradas é que o processamento se torna mais barato, por este motivo ele é 50% mais barato que o GPT-4 Turbo, e não só isso, o GPT-4o é mais inteligente também.

Além disso, eles disponibilizaram para assinantes e não assinantes da GPT Plus o uso deste modelo através do ChatGPT e para brincar um pouco, foi o que fiz. Criei um Snake. Vou te falar como fiz que por sinal é muito simples.

Se você é um pouco mais avançado pode estar pensando: "Que bobagem gerar o jogo da cobrinha. É só passar o prompt e pronto". Certo? Daí eu te respondo, sim e não...

O fato do GPT-4o ter visão, não é necessário escrevermos um longo prompt pedindo para ele gerar este jogo, basta você fazer o upload da imagem do jogo e zas.

Então foi isso que fiz. Peguei uma imagem do Snake no google, fiz o upload no ChatGPT e escrevi: "crie um jogo da cobrinha igual a este da imagem. Gere um código python"

Em questão de segundos ele gerou o código e finished.

Ah! Detalhe! Eu não manjo nada de python. Peguei o código, executei e tava lá, bonitão!

Te encorajo a fazer o mesmo. Use! É simplesmente demais esse cara.

Nota: Há um limite de uso deste modelo no plano gratuito, assim como para quem assina o GPT Plus, porém este último o limite é 5x maior, segundo a OpenAI, mas dá para brincar.

Já quem usa a API (meu caso tirando essa brincadeirinha de hoje), aí você paga pelo uso como já faz.

Abraço e até+

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Opa! Zero alucinação. Este modelo é muito inteligente!

Na minha opinião, o modelo antigo com visão, o GPT-4 Vision já fazia (faz na vdd) um trabalho incrível, como por ex: identificar com clareza objetos em um imagem, sem inventar nada. E agora o GPT-4o, possui o poder do Vision com a inteligência aprimorada do GPT-4 Turbo, o que resulta em uma maior exatidão. Segue codigo...

pip install pygame

import pygame
import random

# Inicializa o pygame
pygame.init()

# Define as cores
BLACK = (0, 0, 0)
WHITE = (255, 255, 255)
GREEN = (0, 255, 0)
RED = (255, 0, 0)

# Define as dimensões da tela
WIDTH, HEIGHT = 600, 400
screen = pygame.display.set_mode((WIDTH, HEIGHT))
pygame.display.set_caption('Snake Game')

# Define a velocidade
clock = pygame.time.Clock()
snake_speed = 15

# Define o tamanho dos blocos
block_size = 20

# Define a fonte
font = pygame.font.SysFont(None, 35)

def message(msg, color):
    mesg = font.render(msg, True, color)
    screen.blit(mesg, [WIDTH / 6, HEIGHT / 3])

def game_loop():
    game_over = False
    game_close = False

    x1 = WIDTH / 2
    y1 = HEIGHT / 2

    x1_change = 0
    y1_change = 0

    snake_List = []
    Length_of_snake = 1

    foodx = round(random.randrange(0, WIDTH - block_size) / block_size) * block_size
    foody = round(random.randrange(0, HEIGHT - block_size) / block_size) * block_size

    while not game_over:

        while game_close == True:
            screen.fill(BLACK)
            message("You Lost! Press Q-Quit or C-Play Again", RED)
            pygame.display.update()

            for event in pygame.event.get():
                if event.type == pygame.KEYDOWN:
                    if event.key == pygame.K_q:
                        game_over = True
                        game_close = False
                    if event.key == pygame.K_c:
                        game_loop()

        for event in pygame.event.get():
            if event.type == pygame.QUIT:
                game_over = True
            if event.type == pygame.KEYDOWN:
                if event.key == pygame.K_LEFT:
                    x1_change = -block_size
                    y1_change = 0
                elif event.key == pygame.K_RIGHT:
                    x1_change = block_size
                    y1_change = 0
                elif event.key == pygame.K_UP:
                    y1_change = -block_size
                    x1_change = 0
                elif event.key == pygame.K_DOWN:
                    y1_change = block_size
                    x1_change = 0

        if x1 >= WIDTH or x1 < 0 or y1 >= HEIGHT or y1 < 0:
            game_close = True
        x1 += x1_change
        y1 += y1_change
        screen.fill(BLACK)
        pygame.draw.rect(screen, RED, [foodx, foody, block_size, block_size])
        snake_Head = []
        snake_Head.append(x1)
        snake_Head.append(y1)
        snake_List.append(snake_Head)
        if len(snake_List) > Length_of_snake:
            del snake_List[0]

        for x in snake_List[:-1]:
            if x == snake_Head:
                game_close = True

        for x in snake_List:
            pygame.draw.rect(screen, GREEN, [x[0], x[1], block_size, block_size])

        pygame.display.update()

        if x1 == foodx and y1 == foody:
            foodx = round(random.randrange(0, WIDTH - block_size) / block_size) * block_size
            foody = round(random.randrange(0, HEIGHT - block_size) / block_size) * block_size
            Length_of_snake += 1

        clock.tick(snake_speed)

    pygame.quit()
    quit()

game_loop()

Explicação:
Inicialização: O jogo é inicializado e as cores, dimensões da tela e velocidade são definidas.
Loop do Jogo: O loop principal do jogo continua até que game_over seja True.
Eventos: Eventos de teclado são tratados para mover a cobra.
Movimento e Crescimento: A cobra se move e cresce ao comer a comida.
Desenho: A tela é atualizada com a nova posição da cobra e da comida.
Colisões: O jogo verifica se a cobra colidiu com as bordas ou consigo mesma.
Reinício ou Encerramento: O jogador pode escolher reiniciar o jogo ou sair quando perder.
Esse código cria um jogo simples de Snake, onde você pode usar as setas do teclado para mover a cobra e tentar comer a comida (quadrado vermelho) para crescer e aumentar a pontuação.