Executando verificação de segurança...
4

Um cliente (em potencial) me disse que é contra a pagar setup

Você já foi surpreendido com essa frase: "Eu gostei do seu trabalho, da sua solução, acho que até a melhor que já testei, mas o que está me pegando é o setup. Eu sou contra pagar setup"?

Pois bem, eu fui. E é isso que quero compartilhar com você nas próximas linhas.

Nós temos uma solução de IA para delivery, e este "cliente" me disse que já havia testado diversas soluções, dentre elas plataformas (você faz o setup), como uma solução igual a nossa, onde o setup é feito por nós.

Dentre todas as soluções que ele gostou, disse ter gostado mais da nossa, achou mais completa etc, CON-TU-DO (rs), não gostaria de pagar o setup, em outras palavras ele quer que eu trabalhe pra ele de graça (rs).

Eu lhe perguntei o motivo (e acredito que você também esteja curioso em saber) e ele me justificou dizendo: "Como é algo que eu sei fazer, eu não gostaria de pagar". Se você está lendo e ficou com cara de interrogação, não se preocupe, "tamo junto", porque eu também fiquei, rs.

Continuando... Ele disse que não estava desmerecendo o meu trabalho e de nenhum outro colega de profissão, mas que era algo particular etc. Lhe perguntei, por que ele não fazia então, e ele me respondeu que "sabia", em outras palavras: É um curioso, que acha que para desenvolver assistente virtual com IA é "só fazer um prompt", então tá. rs.

O grande ponto que eu quero compartilhar com você que está lendo este post, é o meu contra-argumento, o qual sempre uso, devido a esta mania que nós temos de diminuir o trabalho alheio.

Antes disso um parêntese:

Sabe quando você chama um chaveiro para abrir a porta da sua casa e em menos de 2 min ele abre a porta e te cobra 100 reais (dado hipotético) por isso? Pois bem, você se sente "lesado", porque atribuiu o tempo ao conhecimento e experiência daquele profissional, que foi o que realmente fez com que ele abrisse a porta tão rapidamente.

Eu não sei de onde nós brasileiros tiramos essa ideia de que tempo gasto, suor derramado tem que sinônimo de bons salários etc.

No caso do chaveiro, o que você não está levando em consideração é que para que ele pudesse abrir a sua porta em tão pouco tempo ele gastou alguns pares de horas e dinheiro investindo no conhecimento necessário.

Agora voltando ao meu potencial cliente...

O contra-argumento usado foi: "Você sabe que não existe almoço grátis, certo? O serviço de autoatendimento, neste caso uma plataforma que te dá as ferramentas para que você mesmo monte o seu chatBot, nada mais é uma terceirização de serviço, porque se não está pronto. Você deverá investir o seu tempo e conhecimento para desenvolver."

Ah! Deixo claro que não sou contra a este tipo de serviço, até porque eu até tenho...

"Este investimento de tempo não é cobrado pela plataforma e sim pelo seu negócio que está perdendo você para um trabalho operacional, enquanto você poderia, eu disse "deveria" estar focado no crescimento do seu negócio.

E vou te dizer mais, mesmo que você goste de fazer, se divirta com isso etc, ainda está investindo tempo e o cronômetro está ligado, pois você assinou algo que "não está usando".

Completei dizendo que o tempo gasto poderia ser investido no negócio dele ou até mesmo fazendo algo mais "rentável", estando com a família, praticando um esporte, hobby etc.

Quer saber qual foi a resposta dele? "Puxa! Eu não tinha pensado nisso, mas sei lá, é que é de mim". Eu lhe respondi: "Entendo, mas saiba, você não precisa contratar o meu serviço, a dica que te dou de empreendedor para empreendedor é: "Saia do operacional, nenhum negócio cresce com o dono fazendo tudo". E vou te dizer mais: Falamos em tempo investido etc, nem falei do financeiro (quanto vale o seu tempo)".

A conclusão disso é que o deixei pensando, e quero deixar claro: Não sou contra ou a favor de pagar o setup, contudo, precisamos fazer conta e entender se a conta fecha. Seja conta financeira: "vou pagar alguém para estudar e fazer para mim"; eu mesmo vou fazer ou pagarei um especialista (uma empresa terceira)".

Se você está confortável com a sua decisão, a qual na minha opinião deve levar os parâmetros acima em consideração, então faça, agora dizer que não gosta de pagar setup com a justificativa de que sabe fazer. Fique em casa e faça então, oras, porque, para usar o meu tempo você terá que pagar.

Caro amigo, fico por aqui e espero que eu tenha contribuído um pouco com você. Guarde este case e leve estes argumentos para o próximo "curioso".

Abs,

Carregando publicação patrocinada...
1
1
Conteúdo excluído
1

Opa, Pedro! Obrigado pela sua pergunta e relato.

Respondendo: O que o cliente paga é pelo treinamento da IA, hospedagem, configuração da ferramenta, implantação e qualquer personalização que ele queira. Exatamente o que ele pagaria se tivesse uma plataforma (porém esse pagamento está no tempo investido). Quanto a mensalidade, sim, ele tem uma mensalidade pela manutenção do serviço que, na visão dele é super aceitável e que até aceitaria pagar mais, só para não saber que tinha que irá pagar o setup. rs. Ou seja, o cara quer que eu crie um portfolio só para pessoas que pensam igual a ele. rs.

O seu exemplo do restaurante é muito válido também. rs. E sim, você pode saber cozinhar, ser um chefe de cozinha etc, MAS no estabelecimento alheio você paga, simples.

Imagina um médico chegar no consultório de um colega de profissão dizendo que não acha justo pagar pela consulta, porque ele julga saber fazer a tal cirurgia. rs.