Executando verificação de segurança...
28

Como publicar aplicativo na Google Play Store

Modelos de imagens

A Play Store pede algumas imagens obrigatórias, como ícone, banner e capturas de tela do aplicativo. Para facilitar e atender aos tamanhos solicitados, você pode fazer uma cópia dos modelos do canva e alterar adicionando suas imagens (Arquivo > Fazer uma cópia):

Tela inicial

Mostra todos os aplicativos aos quais você tem acesso:
Google Play Console

Imagem1-1

Ao selecionar o aplicativo, é apresentado a tela de configuração do app que contém a lista de passos para a publicação na Play Store. Não é necessário preencher na ordem que é apresentado, caso não seja possível realizar uma etapa nesse momento, é possível pular para outra que não dependa da etapa atual.

Imagem2

Etapas obrigatórias

  • Começar a testar agora
  • Configurar o app
  • Criar e Publicar uma versão

Começar a testar agora

A primeira fase é "Selecionar testadores", pois o aplicativo pode ter uma versão de "Teste interno", onde apenas e-mails que você selecionou podem baixar seu aplicativo antes que ele seja aprovado pela Play Store. Essa fase não é obrigatória.

Imagem3

Criar uma nova versão

A segunda fase consiste em criar uma nova versão do aplicativo (versão de teste interno para a Play Store avaliar e aprovar a publicação).

A Play Store aceita apenas arquivo de build com extensão .aab (Android App Bundles) e assinados, NÃO aceita .apk. Veja como criar aab assinado

Nessa etapa, é necessário definir:

Nome da versão (visível apenas internamente, para fins de controle).

Adicionar as notas da versão (uma descrição do que essa versão do seu aplicativo faz e que serão exibidas publicamente na Play Store)

Anexar o arquivo .aab.

Ao criar a versão de produção é possível reutilizar os dados dessa versão, então preencha corretamente como será exibido na Play Store para facilitar.

Imagem37 Imagem38-1 Imagem4-1

Caso queira que alguém possa baixar o aplicativo antes da aprovação da Play Store, crie uma lista com o memso NOME do seu aplicativo e adicione todos os e-emails de quem quer permitir que baixe antecipadamente, caso não queira essa opção, selecione a lista "Fatec" para cumprir essa etapa. Após adicionar a lista de e-mails dos testadores, compartilhe o link para que eles possam baixar o aplicativo antes dele ser lançado

Imagem39-1

Visualizar e confirmar a versão

Por fim, basta avançar para visualizar um resumo geral e possíveis alertas de erro, caso existam. Para facilitar a visualização, expanda as mensagens e corrija os pontos indicados, se necessário.

Imagem5

Depois, na tela de visualização da versão, clique em promover versão e adicione tanto para "Produção", para utilizar as mesmas informações e mesmo arquivo de build e não ser necessário informar tudo novamente e basta clicar em "Próximo" e depois em "Salvar" para promover a versão para produção

image image

Configurar o app

Nesta etapa, você deverá fornecer todas as informações necessárias sobre o aplicativo. Elas não impedem a publicação do app, exceto se estiverem incorretas ou inconsistentes.

Imagem6

Política de Privacidade

Na primeira opção, em 'Política de Privacidade', insira um link para a política de privacidade do seu app, que é um texto descrevendo como você utiliza as informações do usuário (nome, email, senha etc). A Play Store verifica se o link é acessível e, após algum tempo, também valida se o conteúdo corresponde de fato a uma política de privacidade. Por isso, é importante fornecer um link real e funcional. (Caso não tenha um site, crie um simples e suba em uma hospedagem, como o GitHub Pages)

Exemplo de Política de Privacidade

Imagem7

Acesso de apps

Nessa opção você informa se seu aplicativo é livre ou tem alguma funcionalidade restrita por meio de login e senha. Caso não tenha login, basta marcar a primeira opção e salvar.

Imagem8

Se seu aplicativo possuir sistema de login, é necessário informar um usuário e senha de teste e informações para a Play Store acessar e realizar testes. O login precisa funcionar, pois eles acessam a conta e reprovam se o login/senha estiverem errados.

Imagem9-1

Ao clicar em “Adicionar instrução”, você deverá informar o nome da instrução, login e senha, e, se necessário, detalhes adicionais sobre como realizar o login.

Imagem10-1 Imagem31-1

Por fim, basta salvar.

Imagem11

Anúncios

Na opção de anúncios, basta responder se seu aplicativo possui anúncios

Imagem12-1

Classificações de conteúdo

A fase de “Classificações de conteúdo” é um formulário sobre o conteúdo do seu aplicativo e com base nas respostas a Play Store define a classificação de idade.

Imagem13-1

Adicione um email, informe a categoria do seu app e aceite os termos

Imagem14-1

Basta responder às perguntas conforme o conteúdo do seu aplicativo e visualizar um resumo com as informações para confirmação.

Imagem15-1

Segurança dos dados

Na fase “Segurança dos dados”, você deverá informar quais dados obrigatórios o seu aplicativo coleta dos usuários (como nome e e-mail) e dizer se o aplicativo tem um sistema de criação de conta.

Imagem16-1 IMagem17-1

Se houver dados obrigatórios, é preciso informar se os dados são criptografados.

Imagem18-1

Você deve informar também se o seu aplicativo aplicativo possui a funcionalidade de criação de conta. Se houver, é necessário adicionar um link onde o usuário possa fazer uma solicitação para a exclusão dos dados, ou para ele mesmo excluir a conta. Essa parte não é validada, portanto é possível adicionar um link para a página de perfil do usuário ou um link para uma página dizendo que essa funcionalidade ainda não existe. (Caso não tenha um site, crie um simples e suba em uma hospedagem, como o GitHub Pages)

Imagem19-1 Imagem36

Se o seu aplicativo permite que o usuário exclua apenas determinados dados, você pode fornecer um link com essa funcionalidade. No entanto, essa etapa não é obrigatória. Depois de concluído, a opção “próximo” será liberada.

Imagem20-1

Apps governamentais

Basta informar se seu aplicativo foi desenvolvido em nome de um órgão governamental.

Imagem21-1

Recursos financeiros

Informe se o seu aplicativo possui algum recurso financeiro, como serviços bancários e empréstimos. É possível marcar mais de um. Se não houver, marque a última opção: “Meu app não oferece recursos financeiros”

Imagem22-1

Apps de saúde

Informe se o seu aplicativo possui algum recurso de saúde. É possível marcar mais de um. Se não houver, marque a última opção: “Meu app não tem recursos de saúde”

Imagem23-1

Selecionar uma categoria do app e fornecer detalhes de contato

Aqui você pode adicionar a categoria do aplicativo, algumas tags, informações de contato públicas da Play Store e se o aplicativo pode ser anunciado fora da Play Store

IMagem24-1 Imagem25-1

Configurar a página "Detalhes do app"

Detalhes do app é onde você define as informações públicas na Play Store, como ícone, nome, descrição e banner.

Imagem26

Crie uma breve descrição e uma descrição longa para seu aplicativo. Adicione o nome do curso e o nome completo dos desenvolvedores em ordem alfabética no início da descrição, exemplo:

Desenvolvedores:

João Santos

Enrique Alves

Curso:

Análise e Desenvolvimento de Sistemas - AMS

Imagem27

Adicione um ícone e banner para aplicativo. Há um link de um modelo no Canva com o tamanho. É possível adicionar um link do YouTube

Ícone (PNG ou JPEG de até 1 MB e 512 × 512px) Modelo no Canva

Recurso Gráfico - Banner (PNG ou JPEG de até 15 MB e 1024px × 500px) Modelo no Canva

Imagem28

É necessário adicionar de 2 a 8 capturas de tela de smartphone. No mínimo 1 de tela do tablet de 7 pol e 1 de tela de tablet de 10".
Modelo no Canva que atende a todos os tamanhos: Link

Imagem29

É possível adicionar de Chromebook e Android XR, mas não são obrigatórios

Imagem30-1 Imagem32

Criar e publicar uma versão

Após todas as etapas estarem concluídas, a publicação será liberada. Vá até a opção "Teste Interno" dentro do menu lateral "Teste". Você encontrará uma lista de versões que você criou. É possível promover essa versão para produção clicando em "Promover versão" > "Produção"

Imagem40

Será apresentado uma tela como essa, uma cópia da sua versão de teste, mas agora para produlção. Antes de publicar, é necessário informar todos os paises que você pretende que seu aplicativo esteja disponivel, portanto é necessário que você clique no menu lateral esquerdo na opção de "Produção" e selecione a opção "Países / regiões"

Imagem41

Clique em "Adicionar países / regiões"

Imagem42-1

Selecione os países e regiões que deseja (é possível selecionar todos) e clique em Salvar.

Imagem43-1

Após salvar, será possível ir para a tela de "Visão geral da publicação", onde é mostrado as mudanças feitas no seu aplicativo e a opção de enviar para a Play Store revisar, depois da revisão, o seu aplicativo estará disponível na Play Store.

Imagem44-1

Sempre que você alterar qualquer informação no seu aplicativo, será necessário abrir a tela "Visão geral da publicação" e enviar as mudanças para a revisão.

Imagem45-1

Após enviar, a Play Store irá fazer uma validação rapida de alguns minutos, verificando se falta alguma informação

Imagem46

Por fim, basta aguardar a aprovação da Play Store, que demora em média um dia. Se a publicação gerenciada estrriver desativada, o aplicativo será publicado assim que for aprovado. Se tiver ativo, você precisará subir manualmente após a aprovação

Imagem47

Lançar atualizações

Para lançar novas atualizações do seu aplicativo basta seguir o passo anterior Criar e publicar uma versão

Como criar Android App Bundles (.aab)

Para publicar um aplicativo na Google Play Store, é necessário gerar um arquivo de build no formato .aab (Android App Bundle).
Esse formato permite que a Play Store crie automaticamente versões otimizadas do app para cada tipo de dispositivo Android.

React Native com Expo

Se o seu projeto usa Expo, o processo é bem simples:
Execute o comando abaixo no terminal do projeto:

eas build -p android

O Expo irá gerar automaticamente um arquivo .aab assinado.
Depois, basta enviar esse arquivo diretamente para a Play Store.

Outras formas (React Native CLI, Kotlin, Flutter, etc.)

Se o seu projeto for feito com React Native CLI, Kotlin, Java ou Flutter, a maneira mais fácil de gerar um .aab assinado é usando o Android Studio.

Abra o seu projeto no Android Studio. (se não for Kotlin, basta abrir a pasta android/ dentro do seu projeto pelo Android Studio)

No menu superior, clique em Build > Generate Signed App Bundle or APK. Na segunda janela, deixe a primeira opção selecionada: Android App Bundle , depois clique em Next

image
image

Agora, selecione o arquivo que será usado para assinar o app.
Caso ainda não tenha um, clique em Create new..., preencha as informações como no exemplo abaixo e clique em OK.

O Android Studio criará um arquivo .jks, usado para assinar seu aplicativo.

⚠️ Atenção: Guarde esse arquivo e as senhas com segurança!

A Play Store exige que todas as atualizações do app sejam assinadas com o mesmo arquivo .jks.

Se você perder o arquivo, será possível solicitar uma nova assinatura, mas o processo de aprovação leva cerca de 3 dias. Portanto guarde o arquivo e anote o key store password, key alias e key password.

image

Por fim, selecione o arquivo .jks gerado, insira as senhas salvas e conclua o processo.
Sempre que quiser criar um novo build assinado, repita o caminho:

Build > Generate Signed App Bundle or APK > preencha as mesmas informações > Next > Create.

Será gerado o .aab em: android\app\build\outputs\bundle\release\app-release.aab. O Android Studio apresenta a opção para visualizar o arquivo clicando no link locale na caixa de sucesso de build.

image

image

Carregando publicação patrocinada...
4

Cara, achei muito massa! Subi meu primeiro app usando o Expo depois de descobrir em uma postagem como essa. 😄
Aproveitando o assunto… galera, experimentem criar e fazer o build dos seus apps com o Expo Go, vale muito a pena

3

Não sei exatamente porque estou comentando, mas sinto que devo relatar que já foi muito muito mais simples gerar o arquivo e também já foi muito muito mais simples enviar o arquivo.

Gerar o arquivo (antes era apk) era só um comandinho (ainda roda, mas mudou demais).

O form de envio era muito muito muito mais direto e objetivo.

3
1

Ótima dica, tem aquele precesso de conseguir 20 testers por 10 dias se tua conta é de desenvoledor que é um pé no saco.

Se vc tem uma conta Empresarial consegue um DUNS e pode publicar sem isso

Alguém se encarna em fazer um chat / grupo / discord?

1

Acho uma boa sim.
Essa parte dos testes é muito chato mesmo, 12 testers por pelo menos 14 dias. Inclusive estou há alguns dias para publicar meu app free e não passou nos critérios deles, ou seja, novamente 12 tester por mais 14 dias para solicitar a produção.

Caso criarem o grupo topo participar sim. Boa ideia.

1

Nossa, eu meio que desanimei com essa questão dos testadores. Por outro lado, eu gosto de postar e deixar um link para as pessoas verem no LinkedIn, mas como faria isso ? No máximo o projeto no github. Fora isso, tem info preciosas aqui! Obrigado!

1

Se vc tem um CNPJ consegue aplicar para um numero duns e criar uma conta como empresa

Já tem Serviços que cobram por isso e fazem os testes

Na epoca que fiz eu pensei em montar um crown testing brazuca mas desisti.

Se alguém precisar de ajuda eu consigo tester com 3 android dispositivos aqui, dava de criar um grupo pra quem é interessado

1

Muito bom este post, passei recentemente por essa jornada de publicação na Play Store com meu primeiro app .

Realmente é um processo longo e muito burocrático, isso sem falar o pré-requisito de testers por 14 dias que é bem chato. Este guia vai ajudar bastante o pessoal que está iniciando. Boaa.

1

Tem alguns apps de grupos de testers muito bons na própria play store, consegui meus testers bem rápido por esses apps, e é bem simples você se cadastra testa uns 2 ou 3 apps dos outros depois vc pode publicar o seu app para os outros, ai recebe .