Executando verificação de segurança...
15

Mais um indie hacker aqui, só que com um produto adulto

Fala galera, mais um indie hacker por aqui.

Comecei meu projeto como um jogo para aprender inglês com IA.
Passei 6 meses brisando em tecnologia, resolvendo problemas de escala antes mesmo do projeto nascer (não vou negar, foi importante para depois).
Mas, como um bom técnico... fui um péssimo vendedor, e bom..., educação no Brasil infelizmente não é fácil de vender.

Conversando com minha mulher, tive um estalo que mudou tudo:
"P*ria sempre vendeu... e se, ao invés do NPC ensinar inglês, ele falasse umas coisas mais... adultas?"**

Pivotei o projeto em uma semana e no primeiro dia de lançamento, já acertei o público e fiz minhas primeiras vendas, foi a primeira vez que senti o produto realmente acontecendo.

Sabendo das dificuldades desse mercado, como compliance, segurança, pagamentos, moderação e distribuição, fui atrás de quem realmente entende do negócio.

Foi aí que encontrei uma venture builder dona da maior rede social adulta da América Latina, com mais de 23 milhões de usuários.
É louco pensar que esse mercado movimenta bilhões por ano, e uma das maiores empresas do segmento está aqui no Brasil.

Conversei com eles, mostrei o projeto, participei de um M&A, e agora, com mais estrutura e recursos, estou levando o jogo para novas plataformas e resolvi sair do low profile depois de mais de um ano.

Se quiser conhecer o projeto, se chama RoleplayPassion, e o mano Deyvin até reagiu ao jogo em live:
🔗 https://www.youtube.com/live/ddM1fbIfKCk?t=1461s


Posso tirar algumas lições daqui, não estou aqui pra vender nada, então vou jogar 💩 no ventilador:

  • Não se apegue ao produto, esteja preparado para mudar tudo se for preciso.
  • Use a tecnologia que você mais domina, VOCÊ VAI ERRAR, E ISSO É UM FATO, mudar rápido sem precisar aprender algo é uma enorme vantagem quando se está olhando para grana.
  • Não faça projetos com intenção de portfólio, pense em monetizar desde o dia 0. Mesmo que falhe, isso já te coloca na frente da maioria.
  • Vejo empreendedores resolvendo problemas corporativos e chatos com IA, mas entretenimento ainda é pouco explorado, e é um baita mercado.
  • "Vibe coding" não funciona.
    Escrevi muito código até aqui. Um empreendedor pode até construir um produto com pouco ou nenhum código e vender, ele consegue fazer isso porque tem visão de mercado, sabe resolver dores reais (o que muitas vezes falta em nós devs) e o mais importante, ele sabe vender, você não.
    Mas isso é sustentável? Para MVPs, pode até funcionar, mas a longo prazo, não, se você seguir esse caminho sem ou com pouca base técnica, vai perder a sanidade para crescer e manter e será insustentável até precisar refazer tudo, sou um dev que está empreendendo, e não um empreendedor brincando de "escrever código".
  • Build in public funciona, mas low profile também é uma opção Vejo muito influenciador incentivando a criar canal no YouTube, conteúdo no X, TikTok etc., e está tudo certo, mas muitos são mais marketeiros que devs, e se esse não for seu caso, tudo bem também, apenas construa na sua e isso também funciona e te mantém focado, se você jogar seu produto na rua cedo, os próprios usuários vão te dar incentivo para continuar.
Carregando publicação patrocinada...
3

Build in public funciona, mas low profile também é uma opção.

Isso é muito verdade. Não me vejo gravando vídeos pro YouTube ou ficar postando toda hora nessas redes "públicas" - ainda mais agora que parecem banheiro de rodoviária.

Então criei um server no Discord. A ideia é divulgar o projeto ali, pra comunidade local. Achei melhor escrever artigos e newsletter. E então, quem se interessar entraria no Discord.

Sucesso aí na P*ria.

1
0

Ainda to criando, to arrumando ainda, ta bem no início. Mas a ideia de gravar vídeos no YouTube me dá uma baita preguiça; então vou, por enquanto, ficar escrevendo artigos (to escrevendo um inaugural) e depois focar no Discord. Assim que tiver pronto te aviso aí...

0
0
2
2