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Devlog #1 – Voltando a mexer no meu jogo após 2 anos

Há dois anos, comecei a criar um jogo baseado nos conhecimentos que adquiri na faculdade. Quando finalizei a primeira versão, fiquei satisfeito o suficiente para lançá-lo e deixá-lo de lado.

Recentemente, minha namorada jogou e gostou da ideia — a ponto de querer refazer algumas pixel arts. Aproveitei a empolgação e pensei: “por que não adicionar algumas coisas novas também?”

Voltei ao projeto e, para minha surpresa, a arquitetura ainda estava tão bem estruturada que em dois dias já entendi novamente como tudo funcionava. Reimplementei funcionalidades sem “explodir” nada e com facilidade. Resultado? Temos um beta renovado pronto para testes!

O que eu fizemos
1 - Trocamos vários sprites — inimigos, tileset e até alguns bosses.

2 - Adicionei um sistema de buffs: quando algo acontece, um efeito é disparado.

3 - Comecei a implementar compatibilidade com controle.

4 - Adicionei novas fases.

5 - Um novo boss foi criado (ainda não implementado no jogo).

Criar um jogo do zero é difícil — mas retomar um projeto de dois anos atrás pode ser ainda mais desafiador. Por competência (e não sorte), o jogo estava tão bem estruturado que pude incluir novas mecânicas com facilidade.

Outro aprendizado valioso foi sobre o uso do GitHub, que me ajudou muito tanto no versionamento quanto no armazenamento do projeto. E claro, um detalhe divertido: também usei IA para me ajudar em algumas partes — o que foi uma experiência bem curiosa e produtiva.

O que vamos fazer
Implementar o novo boss criado
E colocar um novo mine boss
Organizar as fases de forma mais dinâmica
Finalizar a compatibilidade com controle
Adicionar luzes e sombras para dar mais vida ao cenário

Quer testar o jogo?
Essa nova versão está em fase beta, mas já dá para jogar!
clique aqui

Fique à vontade para enviar feedbacks — bugs, sugestões ou só me contar se curtiu

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Legal, gosto de ver qndo as pessoas estão focadas em criar jogos. Tbm estou criando uma por hobby, talvez consiga transformar ele em um produto de verdade, mas deixo isso pro meu eu futuro, pois ele é bem complexo e só faço isso qndo dá.

Só uma coisa q senti falta no seu post é se vc deixou ele em código aberto ao público no github e as tecnologias utilizadas (não sei se vc quer deixar privado ou não, mas isso é escolha sua e não precisa deixar aberto só pq eu perguntei, oks?). Como eu não tenho Windows pra testar, então não posso opinar mto sobre o jogo além de dar o parabéns pelo progresso.

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Obg, eu tambem comecei muito como um hobby, e apesar de tudo vejo muito jogo por enquanto como hobby tambem, mas acabou que como apareceu mais gente pra querer terminar o jogo, ca estamos kkkk

Sobre o github, e o codigo aberto, cara eu realmente queria deixar ele em codigo aberto para caso as pessoas quisserem modificalo posteriomente, como adicionar mod e etc, ou ate mesmo melhorar o codigo atual, mas ai entra a questão de seria injusto com quem compase o jogo então ainda to nesse empasse, não sei se crio dois rep, se crio uma branch(e tento deixar privada) ou vejo se tem como bloquear o git clone, sla, isso tenho que ver o que fazer depois