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[ Duvida ] Como divulgar projetos?

Pensando pensamentos, venho refletido bastante sobre o que eu poderia melhorar e como fazer isso. Em meio a esses pensamentos, percebi uma deficiência nas minhas skills. Posso ter muitos outros problemas, mas o ponto principal é que eu sei fazer as coisas, sei pegar algo para fazer, quase sei vender a ideia... mas nunca paro realmente para pensar nisso. O ponto crucial que me atrapalha é a divulgação.

Eu não tenho alcance e não tenho contatos. Algo que venho observando especialmente na faculdade é que muitas pessoas conseguem trabalhos por meio de contatos. Elas têm conexões com clientes, sejam de pequenos ou grandes negócios. Então, como chegar até essas pessoas? Como divulgar meu produto? Além das coisas óbvias como posts no LinkedIn, por exemplo.

Um dos caso que me levou a pensar sobre isso foi do lançamento recente do meu jogo na Steam, Se quiser ajudar colocando na lista de desejo..., acho que pequei muito por não ter feito um devlog ou um trailer realmente chamativo. Na minha cabeça, isso se justificava porque eu ainda não tinha uma página pronta na Steam. Então, para onde eu mandaria esse público? Esse foi um erro que pretendo corrigir da próxima vez: criar primeiro uma estratégia de divulgação. Mas… qual estratégia? Entrar em grupos de nicho? Como encontrar esses grupos? Divulgar em comunidades?

Enfim, eu não sei como divulgar meus projetos, nem como criar contatos que eventualmente possam me levar a ser contratado ou ao menos ter uma visibilidade mínima. Deveria investir no YouTube? Criar devlogs dos projetos em que estou trabalhando? O que eu deveria mostrar ao trabalhar em um projeto? O código? O projeto finalizado? Rascunhos? Documentação?

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Eu passo muito por isso, cara.

Eu queria apenas programar.
Terceirizar divulgação, contabilidade e recursos humanos.

Mas na pratica, no dia a dia eu jogo nas 11: sou atacante zagueiro goleiro...

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Vou falar por mim mesmo.
MariaBot - 60k users 100% organico
MeHumilhe (esse eu vendi) - 500k de impressoes em linkedin/reddit/site 100% organico

O que ajudou a conseguir entender mais sobre divulgação/marketing foi ter brincado com dropshipping a uns 4 anos atras. No final não tive mt lucro, mas a experiência que obtive aprendendo a criar produto, criar criativos, trafego pago etc me ajudam mt até hj.
Não estou te recomendando fazer dropshipping, longe disso, hoje em dia tem muito tutorial no yt ensinando marketing voltados para o tech.

No geral o que quero passar é pra aprender de fato você vai ter que dar a cara a tapa, vai ter que tentar, vai investir (e perder) dinheiro se tentar trafego pago ou vai investir tempo se focar no organico, mas no final das contas eu te garanto que a experiência de vendas e viralização que vai aprender vão ser um diferencial na sua vida.

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Ate agora o que eu estou com ideia, é de como estou divulgando um jogo, entrar em grupos de gamedev para publicar o jogo se permitirem, e meu outro plano é procurar no reddit ou youtuber que pareçam ter o perfil do meu jogo para divulgar

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eu tbm to fazendo um jogo.
A minha estratégia vai ser parcerias com algum youtuber, reddits, discord de gamedev, e divulgar para os usuários dos meus outros projetos

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Também tó buscando uma solução pra isso. A conclusão até o momento é que, se for escolher ao menos uma plataforma social, seria o YouTube. Em seguida, manter um micro-blogging do empreendimento no xwitter - as alternativas (threads, bluesky, mastodon...) não possuem o mesmo engajamento para SaaS ou games.

Mas não desista, segue o barco. This is the way...

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cara eu passo pelo exato mesmo problema, acho que a maioria dos devs passam por isso pq a gente tem como referencia outros devs que ja criaram uma audiência. Eu não gosto de ficar postando no linkedin, nem tenho muito carisma pra youtube. Eu tenho tentado entrar em comunidades de nicho no discord pra interagir mais e também a usar mais ativamente o X que da pra conseguir um alcance legal.