Executando verificação de segurança...
4

Usando IA para resolver problemas do dia a dia (Minhas Compras)

Desde que descobri o mundo da inteligência artificial, fiquei fascinado com o que ela pode fazer, especialmente com o quanto pode ajudar nós, programadores.
Não acredito que a IA vá nos substituir, mas sim que, quando usada de forma consciente, ela se torna uma grande aliada. E é sobre isso que quero falar aqui: como a IA tem me ajudado a resolver dores antigas e tirar do papel projetos que antes só existiam na minha cabeça.

E foi assim que nasceu o “Minhas Compras”.

Ainda não vou divulgar o link, por enquanto estou testando, mas o objetivo principal não foi criar mais um SaaS para ganhar dinheiro. Quis resolver um problema real do meu dia a dia, que pode parecer pequeno para muita gente, mas para mim sempre foi bem chato.

Senta que lá vem história:

Tudo começou há cerca de quatro anos, quando me casei. Passamos a morar eu e minha esposa, e com isso vieram as responsabilidades, entre elas, uma das mais recorrentes: fazer compras.

Sempre procurei um app fácil e intuitivo para que nós dois pudéssemos cadastrar os produtos e ir marcando o que já compramos. Assim saberíamos o que ainda faltava. Até aí, nada novo: qualquer lista faz isso.
Mas nós nos acostumamos a usar o Google Keep, porque ele é simples, compartilhável e fácil de marcar os itens. O problema é que ele não foi feito para isso.

Logo surgiram os incômodos, principalmente para mim 😅.
A lista não era organizada por setores, então precisávamos ler tudo várias vezes para ver o que ainda faltava de cada seção. Além disso, como nossa lista era gigante, na hora de planejar a compra do mês, tínhamos que percorrer tudo novamente para não esquecer nada.

Procurei vários aplicativos, mas nenhum me agradou na usabilidade. Eu queria algo tão simples quanto o Google Keep, mas com as funcionalidades que realmente preciso. Cheguei a fazer alguns protótipos, mas acabavam ficando pelo caminho, tempo sempre foi o inimigo.

Até que surgiu o hype dos agentes de IA: Cursor, Windsurf, Copilot etc.
E no mês passado, pensei: por que não construir do zero um app usando totalmente IA, só para ver até onde consigo ir?

Escolhi o Cursor como meu parceiro nessa empreitada e comecei a prototipar. Já tinha alguma experiência programando com agentes, então fui refinando o código várias e várias vezes.

O que aprendi no processo:

  • Comece devagar e vá incrementando. Não tente fazer tudo de uma vez, senão vira bagunça e o código fica difícil de manter — tanto para você quanto para a IA.

  • Divida o código cedo. Se perceber que um arquivo está concentrando muita lógica, peça para a IA ajudar a refatorar enquanto o projeto ainda é pequeno.

  • Adicione features aos poucos. Assim fica mais fácil entender, testar e debugar.

  • Teste bem. Só siga adiante quando o que já está pronto funcionar como esperado.

  • Versione o projeto. O Cursor tem rollback, mas nada substitui salvar tudo no Git e fazer commits frequentes quando uma funcionalidade está pronta ao seu ponto de vista.

Com essa mentalidade, depois de quatro anos de ideia engavetada, consegui colocar uma versão funcional no ar em uma tarde. Foi lindo! 😄
Ver algo que estava só na cabeça virar realidade é uma sensação incrível (de verdade!!).

O que o app faz hoje:

  • Login com Google Auth
  • Lista de compras com usabilidade semelhante ao Google Keep
  • Agrupamento automático por IA (Gemini) ao cadastrar novos produtos, o app oferece um botão para ordenar a lista em categorias definidas por mim (Frutas, Verduras, Laticínios etc.)
  • Geração automática de lista preditiva, com base no histórico de compras.
    Usei um algoritmo chamado Baseline IPI, que calcula o intervalo entre compras e gera automaticamente uma nova lista, evitando começar do zero a cada mês.
  • Compartilhamento em tempo real, para que eu e minha esposa possamos editar a mesma lista com logins diferentes.

Tecnologias usadas:

  • Firebase Realtime Database
  • Next.js
  • Google Gemini para categorização
  • Vercel para hospedagem
  • Configuração PWA para parecer um app nativo no celular

Algumas capturas de tela

Alt text Alt text Alt text Alt text

Resumindo: é um aplicativo simples, nada revolucionário, mas que resolveu um problema real da minha rotina.

Se esse post te inspirar a tirar alguma ideia da gaveta, já valeu a pena.
Abraço! 👋

Carregando publicação patrocinada...
1

Cara muito bom!

Quando tiver o link compartilha.

Eu tenho um pensamento que muitos amigos devs criticam que é o seguinte. Crie suas próprias soluções, o aprendizado é mto grande. Eles sempre falam "Pra que eu vou fazer isso, ja tem tal coisa pronta".

Mas as vezes reinventar a roda é legal e benéfico. Fiz algo semelhante com o que você fez a um tempo atrás porém para organizar minha rotina.

Sucesso no seu app!