Executando verificação de segurança...
10

Hype x Realidade - N8n em PROD?

Meu 50 centavos pra comunidade

Neste post você pode concordar ou discordar em pontos, se tiver uma experiência/opinião diferente coloca nos comentários

obs: como diria o Gaveta, neste post expresso -> minha opinião <--, certamente embasada em implementações, testes e workflows Dev a Prod, mas são situações e situações

Não tem como não dizer que o N8n não está apto para produção, diversos micro-saas e saas nasceram do hype e conseguem se sustentar, mesmo com suas limitações.

Obviamente há idéias sobre serviços que podem se tornar mais simples, independente de saber codificar ou não. Dito isso a ferramenta se torna ainda mais poderosa na mão de Devs e/ou entusiastas que têm familiaridade com código, devido suas pecualiaridades, semelhanças com abstrações de código.

Se prova inovador, por ser simples. Temos diversos plugins nativos que funcionam corretamente com interfaces diretas. A comunidade contribui ativamente para o projeto.

Falando em plugins, a versatilidade permite fazer operações em diversos workflows conectados ou não. Você pode ter um "backend" com "micro-serviços", conexões com bancos, I.A's sofisticadas, vetores, API's, webhooks, schedulers, entre outros serviços que tornam tarefas mais simples.

A comunidade:
Aqui temos que exaltar a comunidade open source, que se envolve com o projeto desde issues e PR's até criação de templates simples aos mais complexos. É incrível como a ferramenta vem inovando. Temos releases com frequência (ok, nem sempre é positivo, mas tem rollback, então nice!), workflows completos da comunidade. No GitHub temos 420 issues e 320 PR's em aberto (se bem conversado, todo mundo sai feliz).

O modo de iniciar é simples, com Node instalado, um npx n8n...

Pontos de atenção:
Erros de execução: há maneiras de monitorar erros, mas se pensa em escalar, monitore execuções.

Sugestão: inclua um error handler nas propriedades (Error Workflow) e centralize os erros em outro workflow com error trigger, edit fields e tratativa.

Separe Workflows: dá pra fazer muitas operações, mas a estrutura interna pode pesar com tudo em apenas um workflowapenas. Como no código, organização e boas práticas são a chave.

Memória RAM: relacionado ao ponto anterior, pode usar memória elevada proporcional ao número de nós e workflows.

Eu acabei me estendendo aqui, ainda teria mais pra escrever, mas posso fazer outros posts depois falando sobre como criar um N8n com React Flows, mostrar mais da estrutura de cada nó, como integrar ou subir uma VPS com N8n, papo mais técnico talvez.

Dito isso, sim, é possível colocar N8n em produção. Na minha visão, para projetos simples ou rotinas conhecidas, ou mesmo MVPs, você economiza tempo, reduz custos e entrega algo consumível. Com o tempo e escala é importante ter atenção e organização, pois pode dar trabalho debugar execuções (principalmente com diversas API's). Mas não é um bicho de 7 cabeças e como recurso é altamente "debugável"

Carregando publicação patrocinada...