Executando verificação de segurança...
1
jpeg
1 min de leitura ·

Quando/como você aprendeu a jogar o game corporativo?

Eu trabalho hoje como dev em uma empresa de tecnologia, e essa é a minha primeira experiencia como desenvolvedor.

Tive o privilégio de começar minha carreira profissional cercado de pessoas profissionais e super empáticas, que me apoiaram a evoluir desde o meu inicio.

Hoje, depois de alguns anos, por mais que eu já me sinta mais seguro em participar mais ativamente de discussões tecnicas, eu sinto que ainda não sei jogar o que eu vou apelidar aqui de "game corporativo".

Lidando com equipe de desenvolvimento, equipe de negócio, equipe de tchananan, as vezes eu tenho a impressão que eu ainda não entendi como isso funciona, como essas equipes se conversam, nem tenho a certeza se no mercado de trabalho as empresas possuem essas mesmas equipes interagindo da mesma maneira.

Abro o espaço aqui pra perguntar pra vocês: vocês já se sentiram dessa forma? O que vocês fizeram pra se sentirem mais confortáveis com o game?

Desde já agradeço a atenção de todos! <3

Carregando publicação patrocinada...
1

Tenho formação em ciência da computação, mas atuo na área de planejamento comercial. Isso fez com eu que vivesse muito tempo na parte comercial. Ao passar pro outro lado, você descobre que na verdade a grande barreira é a comunicação. Para exemplificar, tente explicar como funciona um algoritmo para um programador, um jovem aprendiz e uma criança... Você verá como é difícil. Para mim o "jogo" envolve essa comunicação bem desenvolvida além de política, já que nem sempre é sobre solução de problemas, mas sim sobre egos, sobre vender ideias, salvar peles com prazos apertados e sobre companheirismo e amizades. Jogar o jogo é você saber vender a sua imagem para os outros, sendo ela real ou apenas um personagem. Caso a comprem, seu sucesso estará garantido. No meu caso particular, jogo com a sinceridade extrema com alguns pequenos filros para não causar indisposições, então quando querem uma opinião sincera, sempre recorrem a mim, sendo ela boa ou mal. Então há pessoas que gostam e pessoas que evitam. Para ser bem sucedido, fique cercado por pessoas que tenham valores parecidos com os seus, ajude a todos numa primeira vez e mantenha relação minima com os folgados e ambiciosos inescrupulosos. Faça seu network crescer, assim você será reconhecido e perceberá que, no final, não é sobre ser o melhor desenvolvedor, analista, cientista e afins, é sobre pessoas, relacionamento e confiança.