Executando verificação de segurança...
88

Facilitei o trabalho da minha mãe com tecnologia, e por consequência, de toda a Secretaria de Educação do meu municipio

Tudo começou com a dor no ombro da minha mãe, que tinha que encarar a rotina pesada de relatórios como professora e supervisora. Cada relatório era um cansaço e tempo desnecessário de dor. Transformei o que era sofrimento em um sistema simples que reduziu semanas de trabalho a poucas horas. Hoje, além de aliviar a vida dela, a ferramenta já facilita o dia a dia de outros professores, tornando uma tarefa antes demorada e trabalhosa em algo rápido e eficiente.

História completa aqui para quem tiver tempo:
Minha mãe no final do ano passado desenvolveu um problema na movimentação do ombro pelos esforços repetitivos como professora, seja no quadro, ou seja, no computador, e acabava que precisava passar às vezes o dia deitada porque a dor era insuportável, e nessa mesma época, o terror era fazer os relatórios, como professora e supervisora do ensino de matemática na secretaria do meu município, esses relatórios eram de várias escolas, varias turmas, e ela acabava precisando passar umas boas horas na frente do computador para conseguir transformar tudo nos dados uteis que ela precisava, como transformar os números absolutos em porcentagem.
Como eu não tava cego e sabia que poderia fazer algo, conversei com ela para saber o que precisava tanto para os relatórios, no caso ela me contava que cada turma de cada escola, o professor de matemática teria que levantar os dados da turma em relação às provas e toda vez, enviar para ela a quantidade de alunos, quais habilidades de ensino foram ensinadas por questão, e o desempenho da turma sobre a questão envolvia um relatório calculo e parâmetros para indicar se a turma está “ruim” ou “excelente” numa escala.
Começamos a pensar, coloquei o que sempre era repetitivo, vi como gerar arquivos com um mínimo de beleza, aprendi a calcular tudo no tempo correto e acabou que saiu um sistema bem completo, no início o sistema contava só com as “áreas e conhecimentos” de matemática, a primeira tela era logo onde ela inseria os dados para gerar e a forma de listar os relatórios era simples, onde só permitia baixar ou excluir o relatório feito.
Quando a mãe percebeu que o sistema poderia não só economizar o tempo dela, pois já logo notou que o que fazia em 2 semanas, terminava em 4 horas no máximo, ela foi logo divulgando entre os colegas, e com isso foram começando os pedidos de funções novas e melhorias em algumas áreas
Resultado: Hoje, além de gerar relatórios, os mesmos podem ser usados para criar gráficos, editados, cada professor tem um login, e da última vez que ouvi a mãe falando de record de conclusão de relatório, foi uma professora que concluiu todo o serviço em 2 horas, o que me anima saber que para eles, agora fazer o relatório não ocupa tempo desnecessário ou é uma tarefa dolorosa, como estava sendo para minha mãe.
Isso já tem 9 meses que está rodando, e para quem se preocupou até aqui, minha mãe está melhorando, além disso, obrigado por ler :)

Carregando publicação patrocinada...
9

Cara, que história fantástica!

Isso é a programação na sua forma mais pura: identificar uma dor real, aplicar a tecnologia de forma direta e gerar um impacto imenso na vida das pessoas.

O fato de ter escalado de uma solução para sua mãe para toda a Secretaria de Educação é a prova de que você resolveu um problema de verdade.

Parabéns pela iniciativa, pela execução e, claro, melhoras para a sua mãe!

6

Parabéns mano, isso é um excelente exemplo de como a tecnologia pode ser usada para o bem das pessoas.

Já pensou em tornar o projeto open source? Assim talvez possa impactar a vida de outras mães professoras pelo país.

Caso prefira não tornar gratuito, mesmo que cobre algum valor pelo sistema, fica claro que ainda assim vai ajudar muita gente.

4

Obrigado pelo carinho.

Acho que vou por um comentario meu com informações mais diretas sobre o sistema em si mesmo, o uso dele é aplicavel em varias areas escolares que precisam de uma "analise" sobre o desempenho, é que agora não lembro totalmente, mas também tem a parte do envolvimento pedagogico com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o que é otima aplicação para varias escolas do Brasil

Sobre ser open source, não tenho vontade pois foi algo que fiz com carinho e tenho ciumes kkkk, e sobre vender o sistema, eu sou desanimado com isso por não ter nenhum conhecimento sobre venda de sistemas e não sei vender meu peixe (pelas experiencias negativas). Eu sou formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas (finalizei a meses atrás), e já faz quase 8 anos que programo, antes até pensava em ser um programador para sistemas de gestão, SIGs, nessa questão de "ajudar o trabalhador a melhorar a eficiência de seu trabalho", mas depois de tantas entrevistas de emprego (mesmo estudando coisas para aplicar na entrevista que estavam fora do meu interesse) e propostas de sistemas recusadas (mesmo colocando valores absurdamente baixos do que o mercado propõe), ai meio que vem a falta de interesse... Q desabafo q dei ein kkkk

3

Legal, vc mostrou pra q estamos aqui como profissionais, resolver problemas utilizando tecnologia.

Nem vou aprofundar mto nos outros assuntos, mas tem uma q gostaria de comentar. Eu acho q é mais difícil, pois não sei o processo de como funciona na parte pública, mas veja se tem como fazer alguma parceria ou msm vc vender seu software diretamente para prefeitura. Infelizmente se quiser ir pra isso vc terá q pesquisar, mas vc pode usar sua própria mãe para ter esses contatos. É difícil, é chato ser empreendedor, mas sério, vc já tem algo pronto e útil, se vc tiver vontade, meu vai atrás.

Tem uma empresa q trabalhei, eles fazem software para o sistema judicial do governo, então imagino q seja possível fazer alguma coisa em proporções menores com prefeituras.
Hj o sistema de prefeituras pecam na qualidade, e não sei qnto a educação, mas tbm imagino q a maioria sofrem para gerenciar os dados.
Claro q imagino q vc terá q melhorar mais ainda para q seja algo q eles aceitem, então aproveite sua mãe para obter esse conhecimento necessário.

5

Acompanho esse gatoto aí desde o ensino médio, ele é fera demais. Mas infelizmente ainda não conseguiu sua primeira oportunidade de trabalho. Mas acredito que seja só questão de tempo, porque ele próprio está criando as suas oportunidades.

3
1

Crítica Construtiva: De fato, pondere se vale a pena o ciúme... Algo que tem o potencial de ajudar tanta gente, sendo limitado apenas a ajudar algumas pessoas.
Óbvio, você como dono, tem total liberdade para fazer isso. Mas abrindo para OS, poderá fazer o sistema crescer imensamente trazendo mais benéficios para o restante das pessoas. Além de te trazer um case de sucesso, já que tu seria o "criador" de um sistema OS que nasceu de uma causa tão nobre.
Se, definitivamente, não pensa em monetizar de nenhuma forma, ao menos nos (comunidade) deixe contribuir com o projeto.
No mais, parabéns pelo projeto, nos dias de hoje ficamos nessa correria de emprego/empresa, Saas, dinheiro... Que acabamos nos esquecendo que antes disso tudo, a tech veio de uma única causa: resolver problemas.

1

Olá, iniciativa muito honrosa da sua parte, principalmente em relação a sua própria mãe. Esse é o poder da tecnologia! Por isso tambem sou um dos que acredito que você possa evoluir pra algo open source e ajudar ainda mais gente, principalmente por conta de um pseudo desabafo seu em um dos comentários.

Sua frustração em relação ao setor privado pode ser um impulsionador pra mostrar do que voce é capaz.

Seu ciúmes do sistema é ótimo pro open source, pois você vai querer tudo padronizado, e não vai aceitar qualquer pull request.

P.S.: A maioria dos programadores tem dificuldade em vender projetos, somos muito técnicos, quem compra precisa enxergar a própria dor, e sempre relacionamentos vem antes de negócios, você trazer pro open source pode te abrir caminhos e te ajudar a melhorar em vendas e trazer novas energias em relação ao setor privado conhecido como o cara que transformou duas semanas de trabalho e 2 horas. Se permita!

1

Acho que uma das maiores e melhores recompensas que um programador pode receber é saber que a sua solução, por mais simples que seja, está resolvendo problemas reais.

Recentemente precisei redimensionar um lote de fotos para a minha namorada e, por pura preguiça de ter que editar uma a uma, criei um script pra isso — e o tanto de tempo que consegui economizar é absurdo. Nunca estive tão feliz.

Ler uma história como essa faz os nossos corações se aquecerem <3

0

Parabéns pela habilidade técnica por ajudar a sua mãe, mas opinião impopular aqui: o trabalho que sua mãe fazia em 2 semanas e agora faz em 2-4 horas doi intencionalmente desenhando para demorar 2 semanas, a gestão pública (falo isso com alguém que trabalhou pro setor público) tem total capacidade de melhorar o trabalho, sempre puderam fazer isso, só não queriam mesmo, eles não melhoram intencionalmente, todo gestor público de nível secretariado pra cima tem por objetivo deixar o trabalho mais lento, moroso e ineficiente possível, você e sua mãe correm um sério risco de punição, no primeiro evento problemático eles vão ter um alvo bem definido pra punir. Sinceramente? Eu recomendo fortemente (se ainda não fez isso) por segurança tanto pessoal quanto jurídico se não tiver um contrato bem definido de licitação (ainda que gratuito) que você e sua mãe parem de divulgar a solução, recomendem que ninguém divulgue e apliquem técnicas de quiet quitting (fazer o serviço em tempo acelerado mas só dar o resultado no tempo certo), se isso não for possível, eu realmente desejo do fundo do meu coração que nada de ruim aconteça no próximo fechamento fiscal (fevereiro ou março dependendo da gestão) eu recomendo preparar pro impacto

2

Olha, no caso o trabalho que eles fazem com essas analises é um trabalho da propria secretaria municipal, um trabalho que os Professores Supervisores não precisam fazer, nao é obrigação, mas como os próprios professor supervisores em conjunto DESENVOLVERAM esse método de quantificar e classificar. É um trabalho que não era obrigatório, tao tal que no inicio, nem todos faziam, só Português, Matemática e Ciências da Natureza, ai depois as outras disciplinas gostaram e aplicaram. Não é de ordem estadual, ou federal, são análises feitas para medir, verificar e corrigir problemas do ensino no município e elogiar e aplicar metodologias que as melhores turmas estão recebendo. Pelo que entendi, tem base educacional forte no quesito de estudos, todas Supervisoras tem uma carreira extensa na educação. E sobre ser propositalmente demorado, é que só era mais a questão dos cálculos, juntar todos os dados e tentar organiza-los sem perderem algo, não é "burocrático", é só um pouco complexo para transformar tantos dados só na calculadora kkkkk
Tomei um leve susto com o comentário, até lembrar de toda a história por trás desse sistema delas kkkk
Edit* Acho que é bom eu pontuar, desde que me conheço por gente eu amo a tecnologia e a educação, e eu sempre era curioso com o trabalho da minha mãe (educadora em matemática), e eu tinha conhecimento do que ela queria transmitir com esses relatórios, alem que outra, a cidade tem menos de 10.000 habitantes, esses relatórios melhoraram a qualidade de propagação de metodos de ensino entre os professores. Eu moro no interior do Piauí, em um município que não tinha até 12 anos atrás, estudos e aplicação de metodologia de ensino efetivas. Só eram repassados livros de disciplinas, com regras de como deveriam e quando deveriam ser lidos, que eram lidos por pessoas com licenciatura. Não estou desmerecendo quem veio antes, mas falar que o ensino da minha cidade era "bom", até hj essa meta nao foi nem batida, imagina antes? Hoje a secretária tem uma emergência, aplicar ensino de qualidade numa época complicada, todas épocas foram complicadas, mas hoje, temos mais noção do que pode ser feito e o que pode ser evitado, e eu tenho ciúmes desse sistema pq, eu penso assim, elas pensam em todas aplicações metodológicas e tals, e a unica parte que pesava para elas era os dados, apareceu essa lampada acendendo no topo da minha cabeça

1

juniojacks sou do litoral do Piauí, sei que tem bastante incentivo para tecnologias que afetam positivamente as pessoas, como por exemplo o Carnauba Valley que promove reuniões, eventos e premiações, ou também o Sebrae que tem incentivado cada vez mais as startups e soluções no Piauí.

Não sei de que região tu é mas da uma olhada na comunidade do WhatsApp daqui de Parnaíba e região, sempre estão divulgando eventos, trocando ideias e fazendo networking. Mesmo que tu n seja dessa região o networking pode ser valioso pra ti.
Segue o link da comunidade: https://chat.whatsapp.com/FLNeXAMah9yBvgMYtfSioN

1