Facilitei o trabalho da minha mãe com tecnologia, e por consequência, de toda a Secretaria de Educação do meu municipio
Tudo começou com a dor no ombro da minha mãe, que tinha que encarar a rotina pesada de relatórios como professora e supervisora. Cada relatório era um cansaço e tempo desnecessário de dor. Transformei o que era sofrimento em um sistema simples que reduziu semanas de trabalho a poucas horas. Hoje, além de aliviar a vida dela, a ferramenta já facilita o dia a dia de outros professores, tornando uma tarefa antes demorada e trabalhosa em algo rápido e eficiente.
História completa aqui para quem tiver tempo:
Minha mãe no final do ano passado desenvolveu um problema na movimentação do ombro pelos esforços repetitivos como professora, seja no quadro, ou seja, no computador, e acabava que precisava passar às vezes o dia deitada porque a dor era insuportável, e nessa mesma época, o terror era fazer os relatórios, como professora e supervisora do ensino de matemática na secretaria do meu município, esses relatórios eram de várias escolas, varias turmas, e ela acabava precisando passar umas boas horas na frente do computador para conseguir transformar tudo nos dados uteis que ela precisava, como transformar os números absolutos em porcentagem.
Como eu não tava cego e sabia que poderia fazer algo, conversei com ela para saber o que precisava tanto para os relatórios, no caso ela me contava que cada turma de cada escola, o professor de matemática teria que levantar os dados da turma em relação às provas e toda vez, enviar para ela a quantidade de alunos, quais habilidades de ensino foram ensinadas por questão, e o desempenho da turma sobre a questão envolvia um relatório calculo e parâmetros para indicar se a turma está “ruim” ou “excelente” numa escala.
Começamos a pensar, coloquei o que sempre era repetitivo, vi como gerar arquivos com um mínimo de beleza, aprendi a calcular tudo no tempo correto e acabou que saiu um sistema bem completo, no início o sistema contava só com as “áreas e conhecimentos” de matemática, a primeira tela era logo onde ela inseria os dados para gerar e a forma de listar os relatórios era simples, onde só permitia baixar ou excluir o relatório feito.
Quando a mãe percebeu que o sistema poderia não só economizar o tempo dela, pois já logo notou que o que fazia em 2 semanas, terminava em 4 horas no máximo, ela foi logo divulgando entre os colegas, e com isso foram começando os pedidos de funções novas e melhorias em algumas áreas
Resultado: Hoje, além de gerar relatórios, os mesmos podem ser usados para criar gráficos, editados, cada professor tem um login, e da última vez que ouvi a mãe falando de record de conclusão de relatório, foi uma professora que concluiu todo o serviço em 2 horas, o que me anima saber que para eles, agora fazer o relatório não ocupa tempo desnecessário ou é uma tarefa dolorosa, como estava sendo para minha mãe.
Isso já tem 9 meses que está rodando, e para quem se preocupou até aqui, minha mãe está melhorando, além disso, obrigado por ler :)