Olha isso é bem amplo hehe, mas ta ai um assunto que eu gosto!
Já tive a oportunidade de trabalhar em diversos lugares, tenho cerca de 16 anos de CLT (motivo de chacota da Gen Z rsrs), trabalho desde os 12 anos, carteira assinada desde os 14 como aprendiz. Hoje tenho 30. Trabalhei tanto na área de tech quanto em sub-empregos.
Tem 31276 dicas sobre como ir bem em um novo trampo, mas pra mim tem algo que vai além de tudo... algo que ninguém nunca fala. Qualquer guru daqui do tabnews, do youtube, do linkedin, ninguém fala isso. Isso é o mais básico, mas foi aquilo que me levou do salário mínimo pros 6 digitos:
Faça mais do que você é pago para fazer
Aprendi esse valor com um sábio senhor chamado Napoleon Hill. Esse senhor estudava o que levava homens comuns a ter sucesso, e essa era a constante sempre presente no cálculo: homens de sucesso sempre entregam mais valor do que o seu salário.
Pense bem: aposto que você conhece algum amigo que reclama da vida, do trabalho, faz o tal do quiet quitting. Essa pessoa, você diria ser um exemplo de profissional? Ou aquele amigo que reclama de tudo, questiona tudo, faz só o mínimo e não mexe um dedo fora do que foi combinado no contrato.
Não seja esse tipo de pessoa.
Faça o melhor que puder para a empresa que te deu a chance.
Aposto que você irá colher frutos como ninguém.
Sem esquecer do senhor sábio, ele escreveu um livro sobre o que aprendeu, se quiser enriquecer sua vida com experiências, ta rolando uma promoção braba na Amazon