Executando verificação de segurança...
5

Mestre da Moeda, Carteira de ações & Respondendo suas dúvidas

Opa fala pessoal! Essa semana postei um artigo sobre a Carteira de Investimentos Fundamentalista Baseada Apenas em Números que criei no meu site/blog. Cara, isso percorreu até o X (agradecimentos ao Filipe Deschamps) onde o próprio Raul Sena entrou no site e tentou comprar uma assinatura, e... pasmem, bem quando tinha subido um bug na validação do Stripe. Inclusive, o próprio me aconselhou a usar o AbacatePay. Não conhecia a solução, está no roadmap para validação. Link para a thread https://x.com/oraulsena/status/1955353851521012069.

Hoje vou trazer algumas reflexões sobre o desenvolvimento do produto, responder algumas perguntas e falar um pouco sobre as tecnologias que usei, como usei, e o que pretendo usar. Talvez ajude quem esteja planejando algum produto.

Não é Saas

Sim eu sei, parece um Saas, mas não vejo como um. Talvez você analise e diga que se trata de um Saas, mas pra mim o Mestre da Moeda é um Blog. Meus objetivos criando esse site sempre foram:

  • Ter um blog para monetizar via Adsense
  • Falar de finanças para leigos
  • Criar um produto usando IA, tanto como vibe coding quanto para criação de conteúdo automatizada (sim, eu uso bastante IA)

Na minha cabeça, sempre fez muito sentido coisas como as que o Fiasco diz nos vídeos, como esse onde ele fala do produto LoveYuu. Não penso em ficar rico desenvolvendo um sitezinho, nada disso. Mas se tiver um retorno ali na casa dos 200$/mês pra mim já é uma grande vitória. Posso desenvolver vários desses "sites" que resolvem problemas e geram alguma monetização, não preciso ficar me preocupando com nada, e deixo tudo no automático. Isso é o sonho.

Pra quem não me conhece, acho que ninguém hehe, sou muito low-profile. Evito ficar me expondo de fato. Sou TL em uma empresa do ramo farmacêutico, atuando como BackEnd Java/Spring e GoLang a +- uns 5~6 anos.

Estrutura interna

Desde o começo busquei desenvolver esse blog sem gastar nada, ou pelo menos muito pouco. O meu maior e único gasto foi somente o domínio .com.br, que custou R$30. Hospedagem fiz no Netlify, que me permite 300 minutos de deploys, 100 forms submits, 125 mil execuções de functions, e mais algumas coisas, todos os meses.
Para banco de dados, o Supabase tem o melhor free tier de setup rápido que já vi. Fiquei entre DynamoDB e Supabase por algum tempo, porém DynamoDB tem uma estrutura mais robusta, talvez seja possível usa-lo no futuro, como um possível upgrade.
Estou estudando agora implementar os serviços do free-tier da Oracle. Serão extremamente necessários para as melhorias que estou validando.

Quando possuo alguma dor ou necessidade, sempre busco ferramentas com um free tier generoso, baseado em maximizar o tempo grátis. Por exemplo, prefiro usar o Supabase como base de dados, pois ele me permite armazenar até 500MB de dados pra sempre, e também 50k usuários ativos por mês, do que um free tier de uma base SQL que dura apenas 3 meses. Pasmem, quando eu tiver 50k usuários ativos por mês precisarei provavelmente de um belo upgrade, mas estarei bem coberto ($$) até lá.

Estado atual e proximos passos

Hoje o Mestre da Moeda é um site com um blog, o qual posto com frequência semanal por falta de tempo, possuo também várias calculadoras gratuitas, desde calculadoras 20/30/50 até calculadora de sonhos. Tenho um analisador de ações gratuíto, que é uma abstração da API do Yahoo Finance. No site implementei meus próprios ADS, com indicações de livros de finanças na Amazon, e adsense do google. E por fim, a carteira premium.

A carteira premium é um script que semanalmente busca dados de ações de setores perenes como bancos, empresas de energia, etc, e consolida dados de APIs como a do Yahoo (para mostrar preço), BrAPI, AlphaVantage, FMP entre outras, para montar 13 indicadores que eu ranqueio e pego as top 15 com as melhores médias. Essas top 15 compõem a carteira semanal.

O proximo passo será integrar uma API de notícias a uma pipeline de automação para geração de drops, que são pequenos resumos de notícias de finanças que exibirei no site e possívelmente iniciarei a newsletter.
Após isso, usarei o mesmo mecanismo para gerar a análise de sentimento do mercado, para encontrar oportunidades de compra (pois todo mundo sabe que o bom investidor nunca vende). Vou anexar essa análise a carteira semanal.
Quanto a Backtests, estou mantendo a base de dados de todas as carteiras. Irei juntar tudo em algum momento para fazer simulações e comparar com alguns índices, e ver como desempenho com relação a eles.
Nesse meio tempo, pretendo integrar outras carteiras e análises, como de ETFs, FIIs, Comodities, Criptos, e por ai vai.

Respondendo perguntas

@eliassoares

O que impede seu algoritmo de selecionar 15 ações do mesmo setor e expor uma carteira inteira aos mesmos riscos?
Entendo que a escolha técnica é fundamental, mas um senso crítico é importante. Aquele toque final que requer conhecimento basico de noticias de mercado e politicas.

  • A ideia é realmente não colocar minha opinião em cheque. Eu gosto de BBAS3, é o tipo de ação que compro todo mês, indo bem ou mal. Pra mim sempre estaria na lista, mas não é assim que funciona. Agora, as top de um mesmo setor, posso pensar em algo sim

Ja rodou backtests com suas próprias recomendações? Coloque seu sistema para escolher essas 15 ações em variados momentos do mercado (mercados bear/bull, crises, volatilidades) para de fato ver como ele se comporta.
Varie a duração da carteira nesses backtests, pode ser que sua escolha esteja certa, mas não para curtos ou longos periodos.
Enfim, as dicas que eu que vivo do mercado já ha um bom tempo daria são essas

  • Muito obrigado pelas dicas! Para rodar backtests só falta massa mesmo, está na lista de prioridades

@KitsuneSemCalda

não ironicamente, estou trabalhando nessa mesma ideia, só que para cunho local e pessoal.
Principalmente, em ruby on rails e python.
Para servir de Dashboard e AI (não o hype atual, mas modelos preditivos para tomada de decisão com ID3 ou C4.5)

  • Poxa topzera! É outro tipo de ferramenta financeira que faz falta demais na minha opinião. Desejo sucesso na empreitada, e depois se quiser podemos trocar figurinhas

@williangois

Muito interessante, Kaique! Parabéns pelo produto.
Pensa em algum momento envolver fatores subjetivos como notícias (utilizando IA) no cálculo? Pois por exemplo, ao analisar o ticker BBAS3 a tua solução indica como uma excelente oportunidade, porém sabemos que o momento é conturbado e incerto pro Banco do Brasil, estando barato, mas podendo ficar ainda mais.

  • Estão no backlog meu caro! A questão do BBAS3 é uma junção de vários fatores. Na minha leitura está barato, estou comprando loucamente, mas isso é um pouco de opinião rsrs.

@WandersonAlves

Olha, sendo um iniciante no mercado de investimentos e gostando muito do tema, eu tendo naturalmente a aplaudir qualquer medida que melhore a qualidade do mercado ou que incentive novas investidores a adentrarem nesse mundo. Então, primeiramente, parabéns pela iniciativa.

  • Muito obrigado!

Agora fiquei bastante curioso em um ponto sobre periodicidade de rebalanço da sua carteira e como você pensou no processo de resiliência em possíveis pontos de instabilidade de mercado. Ainda mais considerando que estamos em uma época insana por conta da instabilidade insalubre da política local e internacional.

  • Boa, aqui tenho alguns pontos. Essa ferramenta é baseada em análise fundamentalista, e esse tipo de análise é para quem investe no famoso Buy'n'hold. O rebalanceamento desse tipo de carteira é baseado na compra do que mais cai. Empresas de setores perenes são as mais "seguras" digamos, então períodos de instabilidade se refletem em oportunidade. Toda essa maluquice que estamos passando se reflete em ações com possibilidade de 200% de alta, que é uma das realidades das indicações da carteira.

Outro ponto que fiquei curioso, é se você integrou a sua lógica de aplicação algum módulo para observar oportunidades em perspectiva do escopo fundamentalista da carteira. Aqui estou considerando que sua carteira tem o objetivo de ser uma fortaleza e sobreviver no longo prazo rentabilizando bem.

  • A carteira é uma "visão semanal" de ações de setores perenes. Ela cria um Tier-List das ações, mostrando as melhores oportunidades dessa semana, dado que não existe a indicação de "venda", só "comprar" e "manter". A oportunidade é a leitura dessas informações e a extração desses indicadores. Temos um campo por exemplo que mostra a possibilidade de alta/baixa, esse leva em conta vários fatores. Acho que a "fortaleza" que você diz é ter uma carteira fixa para o resto da vida, mas não sei se cheguei nesse nível rsrs.... devemos diversificar, hoje BBAS3 está muito barata, amanhã pode ser EGIE3, ITSA4... essa carteira diz qual a melhor oportunidade da semana.

No mais, achei um projeto muito interessante. Já pensei em fazer algo similar no futuro, quando estiver com mais bagagem em programação, porque já havia previsto que um sistema dessa natureza seria muito complexo e vendo a quantidade de possibilidades que você trouxe aqui, agora tenho absoluta certeza de que é um trabalho bem mais para um desenvolvedor com mais bagagem.

  • Meu caro, eu pensava muito assim antes. Esse projeto não me custou quase nada, e fiz com muito apoio da IA. Na minha visão, meu único diferencial aqui foi saber aplicar a IA ao desenvolvimento. Foi a lá Vibe Coding, mas tem alguns truques a mais para gerar consistência. De resto tem um pouco de experiência financeira e de desenvolvimento, mas é coisa que dá para adquirir em alguns dias de estudo.

@Deizo

Achei bem interessante a sua ideia e realmente, falta este produto no mercado. Já pensei nisso várias vezes, mas sempre caía no: "você acha que os grandes players não tem?".
Fale um pouco do seu ganho usando esta ferramenta. Usa mensalmente ou semanalmente?

  • Boa! Eu já aplicava um script parecido para escolher no que focar no balanceamento que faço mensalmente. Assim, ganhos mesmo eu não vou saber te metrificar, eu raramente fico visitando meus investimentos, só aplico e esqueço. Invisto desde 2018, já teve épocas de tirar um bom lucro de valorização, e já tive épocas de perder muito... O que posso te dizer, minha carteira pessoal já supera a Selic e a IBOV.

@hbm

Olha, até gostaria de sugerir melhorias ao seu projeto em termos de desenvolvimento, mas acho que mais pareceu um anúncio do seu produto do que detalhes mais técnicos que poderiam ser sugeridos. Por exemplo, esse ponto aqui abaixo deixou-me deveras curioso: quais fontes utiliza no seu scrap? E como faz essa redução de anomalias neles?
Solução: Sistema híbrido que:
Consome múltiplas fontes de dados
Valida consistência entre elas
Detecta e corrige anomalias automaticamente
Mantém histórico limpo e atualizado

  • Boa, na real foi um anúncio sim rsrs. Não vou dizer com exatidão como faço a análise, mas já te digo que não é scrap. Uso muitas ferramentas gratuítas e com free tier generosos, consolido esses dados em realizo diversos cálculos para gerar 13 indicadores, que disponho dos top 15 com as melhores médias. A redução de anomalias é implícita! Semanalmente faço esse cálculo e gero uma carteira mais atualizada, e você como investidor pode rebalancear sua carteira com base no tier list e indicadores, dependendo do seu objetivo.

@joandsonisraelr

A elegância do seu projeto é notável, refletindo uma abordagem muito bem elaborada. Sua visão de que 'Se você é desenvolvedor e investe, você deveria estar usando ferramentas baseadas em dados, não em opinião' é não apenas correta, mas também o ponto central de uma estratégia inteligente.
A qualidade do seu trabalho é evidente e digna de reconhecimento.

  • Agradeço demais! Esse é o espírito! Não posso deixar de agradecer também Claude Sonnet 4, foi de grande auxílio ao projeto.

Agradeço demais o apoio pessoal!

Carregando publicação patrocinada...