2

Manter as Coisas Simples Pode Ser Muito Legal

O Ocorrido

Eu estava fazendo uma CLI (interface de linha de comando) em Golang para centralizar/guardar notas de ideias para artes, Art Vault ou av. No processo eu estive pensando sobre a acessibilidade dessa ferramenta (pra mim mesmo, eu não pensei que um artista ou não-desenvolvedor fosse querer usar uma CLI, relaxa...) e imaginei que um website fosse muito mais fácil e amigável e bonito e zas e zas.

Eu já fiz sites com dois web frameworks: Next.js e Astro. Esses são:

Como já tinha noção desses frameworks eu já estava pensando nas instalações, configurações e, por fim, o maldito deploy. Bateu até um desânimo... Foi então que eu entrei no Twitter/X e em um post sobre READMEs do Github achei o perfil da Levxyca (muito bonito por sinal) e enquanto lia descobri que ela é co-fundadora/coordenadora da @feministech, deem uma olhada. Ter visto esse belo website foi muito animador, queria tentar faze-lo, especialmente o header fixo.

Desfecho

Fui instigado a tentar mas ainda não queria fazer todo um setup "só para aquilo". Então cheguei a seguinte conclusão: vou tentar com o bom e velho, HTML/CSS. Decidido a colocar em prática instalei o pacote Serve, que serve (hahaha) como um servidor para sites estáticos, com o NPM (gerenciador de pacotes do Node.js), coloquei pra rodar e daí pra frente foi só sucesso. Fui escrevendo o HTML e o CSS e a cada linha que escrevia batia aquela nostalgia e sensação de que algo estava surgindo das minhas próprias mãos e com tão poucas coisas (apenas um arquivo index.html, um style.css e um servidor servindo minha página estática). Sério, foi demais! 🤩

A Reflexão

A reflexão é a seguinte: não deixe de fazer algo que quer porque tem algum passo anterior que parece desgastante. Se tem, simplifique-o! Se não tem, faça!! Quando algo é feito pelas nossas mãos, o processo, as sensações, as experiências passadas, o conhecimento, tudo se junta e se torna fantástico. Dê uma chance para as coisas!

Me Apresentando

Olá, eu sou Kauê, um desenvolvedor Backend, e essa é a minha primeira vez escrevendo algo aqui no Tabnews! Me perdoe se o título e o conteúdo não tenham batido tanto, eu juro que tentei 😅

Terminei de escrever e, mais uma vez, "mas não se irrite". Faz uns 20-30 minutos que olhei para essa poc (Proof of Concept) do Art Vault, fiz o deploy no Github Pages com apenas alguns cliques e fiquei boquiaberto. Pode parecer bobo mas eu realmente fiquei impressionado com a capacidade que as coisas simples têm de funcionar e serem tão boas quanto as coisas "complexas".

Se quiser dar uma olhada no deploy, kauefraga.github.io/poc-av.

Obrigado por ter lido! ❤

Carregando publicação patrocinada...
2

Trabalho em uma empresa e no banco de dados não é permitido usar PL/SQL, somente SQL e SPOOL, assim gerando arquivos do tipo texto com os dados, coisa simples.
O PL/SQL apesar de poderoso dificulta a manutenção.