Tem um ponto que queria chamar a atenção:
Ela se baseia no algoritmo RSA
Hmm, não. A comunicação da Internet se baseia no TCP/IP, que é o protocolo de comunicação (resumindo de forma bem grosseira, é ele que define como os bytes trafegam pra lá e pra cá).
Depois temos outros protocolos que rodam por cima, como o HTTP, FTP, SMTP, entre outros. Mas esses são protocolos na camada de aplicação, já não tem a ver com a comunicação propriamente dita.
E por cima do HTTP temos o HTTPS, que é basicamente o "HTTP com TLS". Sendo que o TLS é a camada de segurança (Transport Layer Security), e é nela que são usados algoritmos de criptografia como o RSA.
Ou seja, o RSA é um dos algoritmos usados na camada de segurança, mas nem de longe dá pra afirmar que a comunicação da internet se baseia nele. São coisas relacionadas, mas uma não é a base da outra.
Até porque o RSA não é o único algoritmo, existem outros sendo usados amplamente hoje em dia, como as curvas elípticas, cuja adoção vem crescendo. O certificado do tabnews.com.br, por exemplo, usa curvas elípticas:
Enfim, não dá pra afirmar que os votos negativos foram por causa disso, de qualquer forma achei que valia a pena esclarecer esse ponto.
Para haver dois receptores são necessárias duas mensagens.
Não necessariamente.
Só pra citar um exemplo: em um MQ (message queue), é possível ter um esquema de "publish/subscribe", no qual uma mensagem é enviada a um "tópico", e todos que se inscreverem neste tópico recebem uma cópia dela. Ou seja, manda uma vez, vários recebem.
O mesmo ocorre em grupos de WhatsApp, Telegram e similares: vc manda uma mensagem para o grupo, todos os outros recebem uma cópia. Um envio, vários recebimentos (da mesma mensagem).
Lembrando que muitos sistemas MQ (e também o WhatsApp e o Telegram) usam o TCP como protocolo de comunicação.
