Executando verificação de segurança...
4

Tenho usado IA para criar um jogo. Deu certo?

Acho que é a segunda ou terceira vez que dou uma chance para aprender desenvolvimento de jogos, especificamente a Godot Engine, que vem crescido bastante nos últimos tempos. E bom, todo esse processo é bem legal, a comunidade é empenhada e existe tutorial para tudo, ou pelo menos era o que eu achava até tentar criar um jogo "diferente".

Minha ideia era misturar uma mecânica de jogos incrementais e de tower defense, e foi aí que eu empaquei. Algumas mecânicas só não funcionavam, não fazia sentido na minha cabeça ou eu me sentia inseguro para realizar aquilo. Foi quando tentei dar uma chance para o Copilot, para tentar completar meu código, e eu fiquei de cara pela precisão nos scripts e até mesmo na criação de interfaces. O código não apresentava erro >algum<, algo raro até então. Ele até gera a documentação para facilitar a compreensão do código e manter ele organizado.

Eu tô realmente surpreso com tudo isso, e tô bem feliz com o resultado, mas eu não quero ser dependente da IA, então tô pensando em formas de utilizar apenas como assistente, principalmente para facilitar a reutilização de códigos em projetos futuros.

Carregando publicação patrocinada...
4

Ficar ansioso para fazer algo grande e novo é normal. Todos passamos por isso.
Tem 2 caminhos que vejo para não sentir ansiedade:
1 - Caminho difícil: Aprender aquilo através de documentação, youtube, cursos (poisé) ou IA para entender código. Pois com esse conhecimento você pode escrever um código melhor.
2 - Caminho fácil: Pedir para uma ia, copiar colar e no final dar certo.

Daqui a 2 anos podemos ter uma ideia de quem vai programar melhor.

Vejo como aquela história das duas pessoas q tinham q cortar uma arvore, a primeira decidiu cortar com um machado cego e levou 2 anos. A segunda pessoa passou 3 meses amolando o machado e cortou a arvore em 1 mês.

E não, não sou negacionista de AI, eu mesmo uso em vários projetos (incluindo gdscript da godot), mas recomendo você usar como uma ferramenta para partes chatas, e não como único cerebro do seu jogo.

1

Eu sou programador de jogos também, tenho alguns projetos pra android postados já:
https://play.google.com/store/apps/dev?id=5754914039305358507&hl=pt_BR

Usei IA pra jogos em casos muito mas muito específicos, pra melhorar ou otimizar alguns pequenos trechos de código, mas nada muito grandioso, essa é uma área que eu raramente gosto de recorrer a IA porque gosto de como o nosso próprio código pode dar personalidade aos jogos

Mas você tem algum vídeo mostrando como ficou o resultado do antes e depois da IA? tem dado resultado legal na parte de programação de jogos? XD

1

Eu cheguei a gravar um pouco, mas não postei nem nada, tô usando mais como um assistente de ideias (sou bem fraco nisso). Dá pra otimizar bastante coisa quando bem detalhado, mas as vezes cria umas coisas bizarras.

No geral, uso só pra aprimorar meu conhecimento de forma mais prática