Bom, eu absolutamente não ligo sobre como faz, mas sim se faz o que eu quero, independentemente. Mas tem coisas ai que eu não concordo, e como todo cidadão tem o direito de se expressar, ainda mais em um comentário público, aqui vou eu.
quem monta fluxo em n8n, conecta API, trata exceção, lida com banco e faz deploy tá programando sim — só que com menos masoquismo.
Não acho que é "masoquismo" escrever a mão. No code não é bala de prata. Não existe bala de prata, e por isso é necessário, na grande maior parte das vezes, mexer diretamente no código. Não há masoquismo aqui. Qualquer programador consegue fazer isso tranquilamente, inclusive também, e não vai doer, só não vai arrastar e jogar nada.
Quando digo qualquer programador, me refiro, em especial, aos que já estão no mercado. Não há nada de errado, você, estudante, não saber ainda. Um dia, você dominará isso!
O No Code não elimina a lógica. Só elimina a arrogância de quem acha que só é “dev de verdade” quem sofre com o TypeScript reclamando da própria existência. 🙃
No code não elimina lógica mesmo, e também não elimina arrogância. Se um dev é arrogante, ele vai continuar sendo independentemente de ter ou não No Code. Não que seja algo bom. Outro ponto é que o comentário implica(novamente), que No Code resolve tudo ou quase tudo, o que não é verdade. Por isso desenvolvedores Front-ends não foram eliminados ainda (e duvido que sejam). O que No Code faz é acelerar o trabalho pesado(que há muito).
só é “dev de verdade” quem sofre com o TypeScript reclamando da própria existência. 🙃
Typescript, assim como qualquer outra linguagem tipada, só reclama quando o problema está entre a tela e a cadeira. Afinal, o intuito é deixar o código mais robusto a erros. Então o fato do TypeScript reclamar é um ponto positivo. Se há frustações por parte de quem está usando, ai o problema é o usuário.
Mas se a sua trava é que alguém montou um sistema inteiro sem escrever uma linha de código, talvez o problema não seja o No Code. Talvez seja o seu ego.
Não sei se você sabe, mas NoCode é apenas um termo, no final vira tudo código. E novamente, as vezes você precisa entender o código que é gerado para da manutenção. No fim NoCode não elimina código algum, assim como IA, NoCode facilita o desenvolvimento do trabalho pesado. Se você quer criar algo diferente, inovador, e com alta flexibilidade, terá de codar(E não machuca, na verdade é uma ótima habilidade). Achei engraçado você falar de ego...
No fim NoCode é uma ferramenta que acelerar, e não substitui. Mesmo os devs que codificar no dia a dia usa NoCode quando necessário, afinal, cada ferramenta tem o seu momento. Então uma coisa complementa a outra. Essa tal guerra que existe é uma das maiores ironias. A área de TI supostamente deveria ter pessoas racionais, mas uma parcela perde tempo com brigas triviais.