[NOVATO| O Inicio da Jornada | EP.1 ]
Fala, comunidade!
Meu nome é Klevyson e gostaria de compartilhar o início da minha jornada nesse mundo da programação.
O começo
Para começar, gostaria de dizer que nunca fui um aluno aplicado, na verdade, nunca gostei muito de estudar. Por isso, sempre fui aquele aluno medíocre, mas de certa forma eu era visto como inteligente para algumas pessoas. Isso porque eu sempre tive uma carta na manga! Eu era bom com o computador. Na verdade, eu apenas sabia mais do que eles, mas nunca fui bom de verdade. Conseguia fuçar a internet e achar alguns joguinhos de Android hackeados, conseguia descobrir as senhas do Wi-Fi da escola, formatar computador e até fazer edição de vídeo para trabalhos da escola (verdadeiro "hackerman" kkk). No ensino médio, uma professora pediu pra gente escolher uma profissão e fazer uma apresentação para a turma sobre o que fazia, salários, quantos anos de faculdade etc. E óbvio, eu escolhi uma que tivesse o salário mais alto, sem me importar se aquilo tinha realmente a ver comigo. Lembro que todo mundo da sala ficou chocado por eu não ter escolhido algo na área de tecnologia, já que eu era tão bom!
Vida adulta bate à porta
Na real, eu era só desinteressado com tudo mesmo. Apesar de ter uma certa facilidade com a tecnologia (acima da média da galera da minha sala), eu não sabia o que eu realmente queria fazer da minha vida. Na verdade, eu achava que tecnologia não dava dinheiro, porque até então o único contato que tive com isso era o famoso curso de montagem e configuração de micro. Então, além de fuçar "hackers" na internet, eu sabia montar e configurar um computador e achava que a única forma de monetizar era dessa forma. Então, o tempo foi passando e precisava decidir o que fazer da minha vida, e foi aí que me distanciei totalmente da tecnologia. Fiz uma faculdade de administração de empresas (faculdade de quem não sabe o que fazer) e comecei a tentar passar em concurso. Porém, o tempo foi passando e eu precisava trabalhar, queria ter as minhas coisas. Comecei a procurar emprego, atirei para todos os lados mesmo, até que, por ironia do destino, um velho amigo meu me indicou para uma vaga na empresa que ele trabalha, uma empresa de Tecnologia.
O mundo dá voltas
Passei na entrevista e comecei a trabalhar. Um mundo novo, cheio de coisas para aprender. Você sabia que existe área de Telecomunicações? Eu não sabia, nem imaginava o mundo que é por trás de como a internet funciona: fibras, switches, roteadores, protocolos de roteamento, camada OSI... Meu Deus, uma infinidade de coisas. Comecei a pensar que talvez eu não era tão bom com tecnologia como meus colegas diziam que eu era. E, de fato, eu não era kkkk, só que em um ambiente de NOC, tudo é muito rápido e não tem como você aprender com calma, é tudo muito na raça. Com o passar do tempo, fui pegando o jeito e fui desenvolvendo meu troubleshooting, fui estudando por fora e aprendendo mais sobre a área, tirei algumas certificações como a ITIL, CCNA, algumas NS's da FORTIGATE. Mas confesso que me frustrei no ramo de redes, não é bem com o que eu quero trabalhar. Estou há 6 anos na mesma empresa, mas não estou tão satisfeito com o meu serviço atual. E agora estou novamente me desafiando, saindo da zona de conforto para começar do zero.
Início da Jornada
De cara, decidi me inscrever em uma faculdade de ADS na modalidade EAD mesmo. Eu vi muita gente na internet falando para não fazer faculdade, para fazer apenas cursos, mas eu quero me aprofundar mais nessa área, eu quero fazer o oposto do que fiz durante toda a minha vida, quero de verdade estudar a fundo, mesmo que no caminho eu estude coisas que eu não vá usar muito em um serviço, mas eu não tenho pressa, afinal, já fiquei acomodado 6 anos com um salário ridículo. Quero ter uma base bem sólida de conteúdo teórico e bastante prática. Por isso que resolvi escrever esse TabNews, quero ir relatando a minha evolução aqui, construindo artigos que me ajudaram a estudar e podem contribuir com a comunidade também, pessoas que talvez estejam na mesma fase que eu. Não sei quanto tempo vai levar para eu conseguir um estágio na área, ou que eu vou conseguir minha primeira vaga de Júnior, Pleno, Sênior ou até mesmo trampar para a gringa, mas uma coisa é certa, eu irei me dedicar ao máximo, não por um trabalho, mas para conseguir ter uma base sólida.
Começa aqui a minha jornada.
Um abraço,
Klevyson Alves