Executando verificação de segurança...
5

Criei um blog com Jekyll, publicado no GitHub Pages e com comentários integrados com Giscus (GitHub) e Disqus.

Há algum tempo venho sentindo falta de blogs. Não pela busca de likes ou qualquer métrica do tipo, mas pelo simples ato de compartilhar pensamentos e conhecimento de forma direta e despretensiosa.

Pensando nisso, de maneira bem preguiçosa, criei um blog usando Jekyll, publicado no GitHub Pages, com comentários via Giscus (GitHub) e Disqus. Sem firulas. Sem backend. Sem frontend cheio de JavaScript. Nada disso.

Basicamente, eu escrevo um novo post em Markdown no meu repositório local, faço um commit e pronto. Usando meu velho e bom vim.

Não tenho muito o que dizer por aqui além da motivação que, talvez, a gente tenha deixado pelo caminho: criar por criar, escrever porque faz bem. No fim das contas, essa é a magia da programação ou de qualquer coisa que a gente se dispõe a aprender.

Se quiserem dar uma conferida no meu blog, escrevi um post falando sobre DTO aplicado ao Rails.

Abraços.

https://kleytonmr.github.io/Blogs-Like/

Carregando publicação patrocinada...
2

Não entendo nada de DTO aplicado ao Rails. Mas parabenizo demais a iniciativa. As redes sociais, no começo, eram algo interessante. Uma forma rápida e curta de escrever postagens curtas. Tanto que se for pesquisar microblog vai aparecer como sinônimo de rede social. O problema é que, avançando no tempo, elas passarama a só dar conta do efêmero, do que aparece hoje e some. As postagens não aparecem na barra de pesquisa, não servem como uma espécie de repositório digital de informações e dados. Diferentemente do blog propriamente dito. Que fica disponível para pesquisas e para aprofundamento de conteúdo, tão importante nessa era de literatura rasa. O reddit era uma ótima ferramente de fórum aberto, que fazia bem esse papel, mas tem passados por mudanças indesejadas ultimamente.
Valorizo muito os blogs, são ótimas iniciativas de ampliação da liberdade de expressão e, por consequência, progresso literário e científico. Parabéns!

0